Logo Passei Direto
Buscar
Entre as funções exercidas pelos museus, a preservação das coleções é uma das que menos aparece. A preservação é fundamental para a integridade do bem cultural em suas informações intrínsecas e extrínsecas. Nesse sentido, os museus precisam estar em constante alerta sobre agentes deteriorantes, combatendo-os.
Para compreender o processo, é necessário distinguir alguns conceitos nessa área. No que se refere às ações para preservação do acervo, analise as sentenças a seguir: I- O museu é um espaço de difusão do conhecimento interdisciplinar, contando com a ação de profissionais de diversas áreas. II- A preservação refere-se à proteção da informação e dos invólucros dos materiais dos acervos. III- Restauração consiste na ação direta sobre objetos danificados pelo tempo, intempéries, agentes externos etc. respeitando a estética, história e a integridade física desse objeto. IV- No conceito de conservação preventiva, estão inseridos os cuidados no manuseio, transporte, armazenamento e exposição dos objetos. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O museu é um espaço de difusão do conhecimento interdisciplinar, contando com a ação de profissionais de diversas áreas. Verdadeiro, os museus realmente atuam como espaços de difusão do conhecimento e envolvem profissionais de várias disciplinas. II- A preservação refere-se à proteção da informação e dos invólucros dos materiais dos acervos. Verdadeiro, a preservação envolve tanto a proteção dos objetos em si quanto das informações que eles contêm. III- Restauração consiste na ação direta sobre objetos danificados pelo tempo, intempéries, agentes externos etc., respeitando a estética, história e a integridade física desse objeto. Verdadeiro, a restauração é um processo que busca reparar e conservar objetos, respeitando suas características originais. IV- No conceito de conservação preventiva, estão inseridos os cuidados no manuseio, transporte, armazenamento e exposição dos objetos. Verdadeiro, a conservação preventiva abrange todos esses cuidados para evitar danos aos acervos. Agora, vamos verificar as alternativas: A) Somente a sentença III está correta. (Incorreta, pois todas as sentenças estão corretas.) B) As sentenças II, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois a sentença I também está correta.) C) As sentenças I, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois a sentença II também está correta.) D) As sentenças I, II e III estão corretas. (Incorreta, pois a sentença IV também está correta.) Como todas as sentenças I, II, III e IV estão corretas, nenhuma das alternativas apresentadas está correta. Portanto, não há uma alternativa correta entre as opções dadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo os autores Souza e Froner (2008, p. 4), o processo de deterioração dos objetos do acervo museológico pode e deve ser evitado. Sobre o aspecto de evitar riscos, perigos e danos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São inevitáveis e irreversíveis, visto que não existe nenhum material, natural ou sintético, orgânico ou inorgânico, que não se degrade com o passar do tempo, e mesmo com os esforços interdisciplinares da equipe de conservação, o objeto estará fadado ao perecimento.
( ) Toda degeneração é irreversível, pois o objeto não voltará a sua condição original, porém com as técnicas de conservação preventiva e, em casos específicos, o processo de restauração, esses processos degenerativos podem ser estacionados e controlados.
( ) O processo de envelhecimento de um objeto depende exclusivamente do macro, médio e microambiente onde está sendo armazenado.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, instituição situada às margens do Rio Guaíba em Porto Alegre, é uma das principais instituições museológicas do Estado do Rio Grande do Sul. O MARGS, instituído pelo estado em 1954, ocupa o prédio da então Delegacia Fiscal da Fazenda, construído em 1912. Tendo como exemplo essa instituição, sobre o nível de interferência direta do ambiente nos objetos do acervo, do menor para o maior, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Trata da área interna ao objeto. Em nível de reserva técnica, embalagens e posição de contato direto com a peça compõem esse ambiente. A essa terminologia, pode-se aplicar também os espaços expositivos, como vitrines, painéis e suportes.
II- Trata-se do ambiente externo ao acervo, espaço geográfico onde a instituição está inserida. Fatores como a temperatura, incidência de chuvas, predispõe ação indireta à preservação do objeto.
III- Refere-se às dependências do museu. A esse ambiente, é importante observar as adaptações que devem preservar a história arquitetônica e urbanística, porém também contribuir com a preservação e conservação dos objetos contidos na reserva técnica ou salas de exibição.
A I - III - II.
B II - III - I.
C III - II - I.
D I - II - III.

No Brasil, os arquivos têm reconhecido a relevância das memórias e histórias dos brasileiros e suas instituições. Entretanto, as instituições arquivistas nem sempre recebem o tratamento adequado com relação a sua importância.
Sobre o problema da preservação nos arquivos e o acesso à informação, assinale a alternativa CORRETA:
a) O excesso de normas e diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos.
b) O descarte sem critério de documentos de natureza institucional.
c) O interesse histórico-cultural pelos documentos.
d) A falta de gestão documental, ou seja, o acúmulo da massa documental e sua perda.

Mais conteúdos dessa disciplina