Logo Passei Direto
Buscar
O exame microscópico possibilita a detecção dos elementos celulares e acelulares presentes na urina servindo de teste confirmatório, tendo início através da obtenção do sedimento urinário por meio da centrifugação da amostra que é analisada na microscópica para observação dos elementos, a composição geral do sedimento e presença ou não de cilindros presente na amostra de urina (MCPHERSON; PINCUS, 2012; BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre os elementos celulares e acelulares que podem ser observados na microscopia, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – Dentre os elementos celulares, podem ser observados na microscopia as células epiteliais, leucócitos e eritrócitos.
II – Os cilindros são elementos acelulares que podem estar presentes na microscopia, sua formação depende da redução ou parada do fluxo urinário no néfron, associada à precipitação de proteínas presentes na luz dos túbulos com elementos celulares presentes.
III – As células epiteliais são observadas raramente na microscopia e possui grande relevância clínica porque é sugestiva de lesão renal.
IV – A presença de eritrócitos (hemácias) é uma das alterações mais frequentes nos exames de urina, sendo denominada de piúria quando acompanhada de cilindros de eritrócitos, é indicativo de sangramento de origem renal.
V – Leucócitos aumentados na urina indicam a ocorrência de inflamação ou infecção do trato urogenital e quando de cilindros de leucócitos ou cilindros mistos contendo leucócitos e células epiteliais, significa que o número aumentado de leucócitos na urina tem origem renal.
a. Apenas I, III, IV e V estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, II, III e V estão corretas.
e. Apenas I, II e V estão corretas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I – Dentre os elementos celulares, podem ser observados na microscopia as células epiteliais, leucócitos e eritrócitos. Verdadeiro, esses são elementos celulares que podem ser observados no sedimento urinário. II – Os cilindros são elementos acelulares que podem estar presentes na microscopia, sua formação depende da redução ou parada do fluxo urinário no néfron, associada à precipitação de proteínas presentes na luz dos túbulos com elementos celulares presentes. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois os cilindros se formam em condições específicas no néfron. III – As células epiteliais são observadas raramente na microscopia e possuem grande relevância clínica porque são sugestivas de lesão renal. Falso, as células epiteliais podem ser observadas com mais frequência e não são necessariamente indicativas de lesão renal em todos os casos. IV – A presença de eritrócitos (hemácias) é uma das alterações mais frequentes nos exames de urina, sendo denominada de piúria quando acompanhada de cilindros de eritrócitos, é indicativo de sangramento de origem renal. Falso, a piúria refere-se à presença de leucócitos na urina, enquanto a presença de eritrócitos é chamada de hematúria. V – Leucócitos aumentados na urina indicam a ocorrência de inflamação ou infecção do trato urogenital e quando de cilindros de leucócitos ou cilindros mistos contendo leucócitos e células epiteliais, significa que o número aumentado de leucócitos na urina tem origem renal. Verdadeiro, essa afirmação está correta. Agora, vamos resumir os resultados: - I: Verdadeiro - II: Verdadeiro - III: Falso - IV: Falso - V: Verdadeiro Com base nisso, as alternativas corretas são I, II e V. Portanto, a alternativa correta é: e) Apenas I, II e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes, é uma metodologia de química seca, que apesar da fácil utilização representam reações químicas múltiplas e complexas, cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por instrumentos automatizados (BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre a análise dos parâmetro químicos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – O pH urinário tem papel importante na detecção de possíveis distúrbios eletrolíticos de origem metabólica e respiratória. O pH urinário varia entre 4,0 – 8,0 sofrendo variações de acordo com a dieta do indivíduo, dietas ricas em proteínas são responsáveis por urinas ácidas, enquanto dieta vegetariana torna a urina alcalina, sendo um fator diretamente relacionado com a formação de cálculos renais.
II – A proteinúria é um dos principais indicadores de doença renal, sua quantificação no período de 24 horas determina se a proteinúria equivale a perda intensa, moderada e mínima de proteínas.
III – Os parâmetros de glicose e corpos cetônicos são importantes para o diagnóstico de distúrbios metabólicos como no diabetes melito.
IV – Os parâmetros para detecção de bilirrubina e urobilinogênio são importantes no diagnóstico de doenças hepáticas como, hepatites e cirrose hepática.
V – O parâmetro de nitrito indica se há ou não presença de bactérias na urina, somente bactérias gram-positivas possuem a capacidade de reduzir o nitrato, presente na urina, a nitrito.
a. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
b. Apenas I, II e V estão corretas.
c. Apenas I, II, III e V estão corretas.
d. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II, III e IV estão corretas.

Paciente D.J.S, feminina, 43 anos, comparece ao posto de saúde com queixa de dor à micção, principalmente ao final das micções sensação de urgência para urinar. Relata dor supra-púbica de intensidade moderada a alta, urina de aspecto claro e odor usual. Não sabe informar sobre a presença de sangue na urina e afebril. É realizado exame de urina da paciente que apresenta os seguintes resultados: Após análise do exame de urina da paciente, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I – O exame químico apresenta leucócitos e nitrito positivo, com confirmação no exame microscópico que apresenta leucócitos e bactérias aumentadas. Com base nesses achados, a hipótese diagnóstica seria de infecção urinária.
II – A positivação de nitrito no exame químico indica a presença de bactérias na urina, que reduzem o nitrato a nitrito que é o caso das bactérias gram-negativas fermentadoras, a presença de bactérias foi confirmada no exame microscópico.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Neoplasia significa “novo crescimento”, esse nome se refere ao fato das células neoplásicas serem transformadas porque continuam a se replicar, de forma desordenada e “desatentas” às influências regulatórias que controlam o crescimento celular normal. As neoplasias são a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares como sendo, a responsável pelo maior número de óbitos. Associada a alta incidência de mortalidade das neoplasias, encontra-se o sofrimento físico e emocional impostos pelas neoplasias (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). Sobre o diagnóstico das neoplasias hematológicas (NH), analise as seguintes assertivas:
Assinale a alternativa correta:
I – O diagnóstico das NH é difícil devido à variedade de sinais clínicos apresentados pelos pacientes portadores de NH, como anemia intensa, sangramentos e choque séptico, por isso há necessidade de realizar a associação de exames laboratoriais para garantir a confirmação do diagnóstico.
II – Dentre os exames diagnósticos utilizados, estão: hemograma, mielograma, e biópsia de medula óssea.
III – O mielograma é um método que permite a detecção de células metastáticas infiltradas na medula óssea.
IV – O hemograma é um exame diagnóstico que permite a observação inicial dos casos de NH, sendo utilizado para acompanhamento das leucemias.
V – A biópsia da medula óssea consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina