Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Malheiros (2019, p. 51) é apresentado no tópico sobre as Questões fundamentais da Didática: motivações e autoridade que diz: "Haydt (2006) defende que o professor tem duas funções primordiais na sala de aula: a função incentivadora e a função orientadora".
Em outras palavras, podemos considerar que a função Incentivadora:
A.A função incentivadora é um método experimental que surgiu para atender a demanda da realidade contemporânea educacional e estar vinculada a desconstrução do conhecimento do aluno
B.A função incentivadora diz respeito ao esclarecimento acerca da necessidade da aprendizagem de determinados conteúdos.
C.A função incentivadora é uma necessidade fisiológica e necessária para a formação humana com intuito de diminuir a monotonia em sala de aula.
D.A função incentivadora é apenas para tornar a aula descontraída, motivando-o a frequentar a escola.
E.A função incentivadora é um novo princípio aplicado pela educação contemporânea para contrapor o alcance da aprendizagem e motivar a disciplina.
User badge image
Didaticamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar qual delas melhor descreve a função incentivadora do professor, conforme mencionado por Haydt e referenciado por Malheiros. A) A função incentivadora é um método experimental que surgiu para atender a demanda da realidade contemporânea educacional e estar vinculada a desconstrução do conhecimento do aluno. - Essa opção parece confusa e não aborda diretamente a função incentivadora. B) A função incentivadora diz respeito ao esclarecimento acerca da necessidade da aprendizagem de determinados conteúdos. - Esta opção se alinha com a ideia de que o professor deve motivar os alunos a entenderem a importância do que estão aprendendo. C) A função incentivadora é uma necessidade fisiológica e necessária para a formação humana com intuito de diminuir a monotonia em sala de aula. - Embora a motivação possa ajudar a combater a monotonia, essa definição é muito restrita e não abrange o papel mais amplo da função incentivadora. D) A função incentivadora é apenas para tornar a aula descontraída, motivando-o a frequentar a escola. - Essa opção é muito limitada, pois a função incentivadora vai além de apenas tornar a aula descontraída. E) A função incentivadora é um novo princípio aplicado pela educação contemporânea para contrapor o alcance da aprendizagem e motivar a disciplina. - Essa opção sugere que a função incentivadora é um princípio importante na educação contemporânea, mas a parte sobre "contrapor o alcance da aprendizagem" não está clara. Após analisar as alternativas, a que melhor se encaixa na descrição da função incentivadora, que é motivar os alunos e esclarecer a importância da aprendizagem, é a B: "A função incentivadora diz respeito ao esclarecimento acerca da necessidade da aprendizagem de determinados conteúdos."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No artigo escrito pela Profa. Dra. Maria Amélia do R. S. Franco (2016) cujo título é "Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito", com o intuito de esclarecer os conceitos sobre as práticas e o que as fundamentam como práxis.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a perspectiva para a prática docente do ponto de vista entre Educação e Pedagogia no âmbito dos estudos da Didática:
A.Pedagogia como prática individual, que oferece/impõe/propõe/indica várias direções de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, realçando seu caráter eminentemente partidário político. No entanto, essa direção de sentido está cada vez mais simples e adequada na sociedade atual.
B.Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo, difuso e imprevisível.
C.São conceitos desarticulados, distintos e aproximação epistemológica de sentido.
D.Essa associação da Pedagogia às tarefas apenas instrucionais tem sinalizado o melhor caminho aos estudos acerca da prática pedagógica. Como teoria do ensino, a Pedagogia contenta-se com a organização da reprodução de informações, e, dessa forma, a prática pedagógica - pressuposta a essa perspectiva teórica - será voltada a repasse de conteúdos instrucionais.
E.A Pedagogia submete aos significados da multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. A Pedagogia propõe influências sociais que, na individualidade de cada sujeito, suas práticas, atuam sobre uma geração. É o mecanismo utilizado pela ação pedagógica, é, na realidade, um processo de perpetuação e, como tal, um processo de prática educativa.

Mais conteúdos dessa disciplina