Logo Passei Direto
Buscar
Como qualquer exercício físico, as modalidades de Esportes de Combate proporcionam adaptações fisiológicas aos praticantes. Apesar de várias vias metabólicas contribuírem para o fornecimento de energia durante uma luta, ao analisarmos, por exemplo, uma luta de Sumô, há o predomínio de uma via metabólica.
Qual via é essa? Assinale a alternativa com a resposta e a justificativa correta.
a. Via aeróbia, pois uma luta de Sumô tem períodos alternados de intermitência.
b. Via aeróbia lática, pois uma luta de Sumô costuma durar de 30 a 60 segundos.
c. Via anaeróbia, pois uma luta de Sumô costuma durar de 15 a 30 segundos.
d. Via aeróbia alática, pois uma luta de Sumô não pode ultrapassar 4 minutos sem ser interrompida.
e. Via anaeróbia lática, pois uma luta de Sumô tem períodos alternados de intermitência.
User badge image
EducaFit

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para determinar qual via metabólica predomina em uma luta de Sumô, precisamos considerar a duração e a intensidade do exercício. As lutas de Sumô geralmente duram entre 15 a 30 segundos, o que é um período relativamente curto e de alta intensidade. Vamos analisar as alternativas: a) Via aeróbia, pois uma luta de Sumô tem períodos alternados de intermitência. - A via aeróbia é mais utilizada em atividades de longa duração e menor intensidade, o que não se aplica bem ao Sumô. b) Via aeróbia lática, pois uma luta de Sumô costuma durar de 30 a 60 segundos. - A via aeróbia lática não é a mais adequada, pois a luta é de alta intensidade e curta duração. c) Via anaeróbia, pois uma luta de Sumô costuma durar de 15 a 30 segundos. - A via anaeróbia é uma boa candidata, pois é utilizada em atividades de alta intensidade e curta duração. d) Via aeróbia alática, pois uma luta de Sumô não pode ultrapassar 4 minutos sem ser interrompida. - A via aeróbia alática não é a mais adequada, pois a luta é de alta intensidade e curta duração. e) Via anaeróbia lática, pois uma luta de Sumô tem períodos alternados de intermitência. - A via anaeróbia lática é utilizada em atividades de alta intensidade que duram de 30 segundos a 2 minutos, o que se encaixa bem na dinâmica do Sumô. A alternativa correta é: c) Via anaeróbia, pois uma luta de Sumô costuma durar de 15 a 30 segundos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Karatê tradicional não existem competições, entretanto, a realização de torneios e campeonatos, acabou tornando essa prática em um Esporte de Combate.
A respeito das regras gerais do Karatê, assinale a alternativa correta que se refere a regras de treinamento e competição.
a. O treinamento do Karatê é dividido em Kata e Kumitê. Nas competições tem a modalidade kata, que são técnicas apresentadas (aqui é avaliado técnica, força, potência, equilíbrio, simetria de golpes, velocidade e postura de golpes), sem adversários e podem ser realizadas individualmente e em equipe, na qual no máximo três atletas estão apresentando o kata simultaneamente. E a modalidade kumitê, que são lutas contra adversários, divididos em categorias de acordo com o peso.
b. O treinamento do Karatê é dividido em Kihon, Kata e Kumitê. Nas competições tem a modalidade kata, que são técnicas apresentadas (aqui é avaliado técnica, força, potência, equilíbrio, simetria de golpes, velocidade e postura de golpes), sem adversários e podem ser realizadas individualmente e em equipe, na qual três atletas apresentando o kata simultaneamente. E a modalidade kumitê, que são lutas contra adversários, divididos em categorias de acordo com o peso.
c. O treinamento do Karatê é dividido em Shotokan, Kihon, Kata e Kumitê. Nas competições tem a modalidade kata, que são técnicas apresentadas (aqui é avaliado técnica, força, potência, equilíbrio, simetria de golpes, velocidade e postura de golpes), sem adversários e podem ser realizadas individualmente e em equipe, na qual três atletas apresentando o kata simultaneamente. E a modalidade kumitê, que são lutas contra adversários, divididos em categorias de acordo com o peso.
d. O treinamento do Karatê é dividido em Kihon, Kata e Kumitê. Nas competições tem a modalidade kata, que são lutas contra adversários, divididos em categorias de acordo com o peso. E a modalidade kumitê que são técnicas apresentadas (aqui é avaliado técnica, força, potência, equilíbrio, simetria de golpes, velocidade e postura de golpes), sem adversários e podem ser realizadas individualmente e em equipe, na qual três atletas apresentando o kumitê simultaneamente.
e. O treinamento do Karatê é dividido em Kihon, Kata e Kumitê. Nas competições tem a modalidade kata, que são técnicas apresentadas (aqui é avaliado técnica, força, potência, equilíbrio, simetria de golpes, velocidade e postura de golpes), sem adversários e só podem ser realizadas em equipe, na qual três atletas apresentando o kata simultaneamente. E a modalidade kumitê, que são lutas contra adversários, divididos em categorias de acordo com o peso.

Mais conteúdos dessa disciplina