Logo Passei Direto
Buscar
A linguagem dos surdos passou a ser vista apenas como um ____________da razão humana. O pensamento de que os surdos seriam ________________de desenvolver capacidades cognitivas como os ________________, porque os sinais os tornavam ______________e _______________para aprender a língua _____________, tomou proporção e ganhou força nas escolas, nas famílias, nos centros de reabilitação da fala, nas clínicas e nos espaços sociais.
a. Produto, incapazes, surdos, limitados, preguiçosos, oral
b. Produto, capazes, surdos, ilimitados, desenvolvidos, sinalizada
c. Subproduto, capazes, ouvintes, limitados, atrasados, oral
d. Produto, limitados, ouvintes, humanos, atraídos, sinalizada
e. Subproduto, incapazes, ouvintes, limitados, preguiçosos, oral
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da linguagem dos surdos e as percepções históricas sobre suas capacidades. a) Produto, incapazes, surdos, limitados, preguiçosos, oral - Essa opção sugere uma visão negativa e limitante sobre os surdos, o que pode ser coerente com a ideia de que a linguagem dos surdos era vista de forma depreciativa. b) Produto, capazes, surdos, ilimitados, desenvolvidos, sinalizada - Essa opção apresenta uma visão positiva, mas não se encaixa bem no contexto de uma visão negativa que se tinha anteriormente. c) Subproduto, capazes, ouvintes, limitados, atrasados, oral - A palavra "subproduto" pode se encaixar, mas a ideia de "capazes" e "ouvintes" não se alinha com a crítica à visão sobre os surdos. d) Produto, limitados, ouvintes, humanos, atraídos, sinalizada - Essa opção não se encaixa bem, pois fala de ouvintes e não aborda diretamente a questão dos surdos. e) Subproduto, incapazes, ouvintes, limitados, preguiçosos, oral - Essa opção também sugere uma visão negativa, mas a palavra "subproduto" pode não ser a mais adequada. A opção que melhor se encaixa no contexto da crítica à visão negativa sobre a linguagem dos surdos e suas capacidades é a) Produto, incapazes, surdos, limitados, preguiçosos, oral. Essa alternativa reflete a ideia de que a linguagem dos surdos era vista de forma depreciativa e que havia uma crença de que eles eram incapazes de desenvolver capacidades cognitivas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto às causas perinatais, assinale a afirmativa que se aplica à perda auditiva: A ) Infecções maternas e semiparidade (dar à luz ao segundo filho). B ) Infecções hospitalares podem ser controladas por antibióticos sem causar danos à saúde auditiva do bebê. C ) Se durante o parto, se acontecer o excesso de oxigênio ao bebê, este pode vir a ter perda auditiva associada ou não a outros comprometimentos mentais. D ) A surdez pode ser consequência da prematuridade associada ao uso de drogas ototóxicas (medicamentos). E ) Causas perinatais é a fase compreendida na hora do nascimento do bebê.

Entre a década de 50 e 60 a educação foi marcada pela expansão das instituições de Educação Especial, as quais eram a grande maioria de caráter filantrópicos, sem fins lucrativos e ligadas a entidades religiosas, com auxílio do estado. Com base nisso e no que foi abordado na Unidade I podemos afirmar que o papel dessas instituições era:
Escolha uma: a. Permanecer em caráter mais assistencial do que educacional, isto é, as instituições de Educação Especial presavam mais os cuidados ao invés da aprendizagem. b. Dar somente assistência educacional, deixando o lado médico para outras entidades. c. Trazer a interação entre pais e alunos, com deficiência ou não, fazendo uma Escola unificada d. Oferecer uma educação para todos, tanto os portadores de deficiência, quanto pessoas que não apresentam nenhum tipo de deficiência, trazendo o conceito de educação para todos. e. Cuidar somente dos portadores de deficiência sensorial, pois não tinham recurso para cuidar dos demais.
a. Permanecer em caráter mais assistencial do que educacional, isto é, as instituições de Educação Especial presavam mais os cuidados ao invés da aprendizagem.
b. Dar somente assistência educacional, deixando o lado médico para outras entidades.
c. Trazer a interação entre pais e alunos, com deficiência ou não, fazendo uma Escola unificada.
d. Oferecer uma educação para todos, tanto os portadores de deficiência, quanto pessoas que não apresentam nenhum tipo de deficiência, trazendo o conceito de educação para todos.
e. Cuidar somente dos portadores de deficiência sensorial, pois não tinham recurso para cuidar dos demais.

Os primeiros cursos superiores para a formação de docentes voltados para a Educação Inclusiva se iniciaram em 1970, devido a necessidade de complementar a formação de docentes que trabalhavam com alunos Portadores de Deficiência. Além da qualificação dos docentes, quais ações de Educação Inclusiva foram tomadas na época?
Escolha uma: a. A obrigatoriedade do atendimento especializado aos deficientes pela rede pública de ensino. Além da expansão das instituições privadas de caracteres filantrópicos, que ofertavam o atendimento especializado sem fins lucrativos. b. A criação de Institutos exclusivamente voltados aos alunos portadores de deficiência, pois as escolas não eram aptas a receber tais alunos c. Somente Escolas particulares aceitaram o desafio da Educação Inclusiva, pois o Estado não tinha profissionais qualificados para trabalhar com esses alunos. d. Instituições privadas ofertavam o atendimento em troca de altas mensalidades, assim, pessoas de baixa renda não tinham acesso ao serviço. e. Por mais que os docentes recebessem formação, o ensino era precário, não dando base para esse profissional atuasse com alunos portadores de deficiência. Os mesmos foram excluídos da sociedade, permanecendo em casa sem direito algum.
a. A obrigatoriedade do atendimento especializado aos deficientes pela rede pública de ensino. Além da expansão das instituições privadas de caracteres filantrópicos, que ofertavam o atendimento especializado sem fins lucrativos.
b. A criação de Institutos exclusivamente voltados aos alunos portadores de deficiência, pois as escolas não eram aptas a receber tais alunos.
c. Somente Escolas particulares aceitaram o desafio da Educação Inclusiva, pois o Estado não tinha profissionais qualificados para trabalhar com esses alunos.
d. Instituições privadas ofertavam o atendimento em troca de altas mensalidades, assim, pessoas de baixa renda não tinham acesso ao serviço.
e. Por mais que os docentes recebessem formação, o ensino era precário, não dando base para esse profissional atuasse com alunos portadores de deficiência. Os mesmos foram excluídos da sociedade, permanecendo em casa sem direito algum.

As adaptações pedagógicas curriculares, de planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo, são adaptações que visam atender as necessidades de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Dessa forma, podemos afirmar que as adaptações pedagógicas consistem em:
Escolha uma: a. As adaptações curriculares consistem em possibilitar o caminho para o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos. b. As adaptações curriculares consistem em promover um atendimento especializados para atender as pessoas com deficiência. c. As adaptações curriculares promovem estratégicas para promover a sociabilidade do sujeito com deficiência no contexto social d. As adaptações curriculares consistem na promoção de atendimento diferenciado para atender os deficientes mentais. e. As adaptações curriculares consistem na promoção de atendimento específicos para atender os deficientes físicos.
a. As adaptações curriculares consistem em possibilitar o caminho para o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos.
b. As adaptações curriculares consistem em promover um atendimento especializados para atender as pessoas com deficiência.
c. As adaptações curriculares promovem estratégicas para promover a sociabilidade do sujeito com deficiência no contexto social.
d. As adaptações curriculares consistem na promoção de atendimento diferenciado para atender os deficientes mentais.
e. As adaptações curriculares consistem na promoção de atendimento específicos para atender os deficientes físicos.

Com relação ao aspecto social, Vigotsky (1896-1934) destaca que a inter-relação entre o social e o cultural do homem consiste em uma construção histórica e social, e pode ser abordada de forma primaria e secundaria. Frente a isto, analise as alternativas e assinale a alternativa que corresponde afirmativa:
Escolha uma: a. A sociedade não tinha padrões, levando ao convívio tranquilo de pessoas com deficiência e o meio nessa época. b. Para Vigotsky o conceito de importância da relação entre o social e o cultural era inútil. Portadores de deficiência tinham suas instituições exclusivas e tinham que continuar nelas. c. Os aspectos sociais não tem importância alguma para o desenvolvimento do portador de deficiência, pois ele não se relaciona com o meio d. O portador de deficiência não se adequa ao meio mesmo que pressionado a interação com outras pessoas, pois se acostumou ao isolamento e. O aspecto biológico, a representação do “defeito” orgânico, a “falta” e as consequências psicossociais do “defeito” derivadas das relações estabelecidas com/no meio.
a. A sociedade não tinha padrões, levando ao convívio tranquilo de pessoas com deficiência e o meio nessa época.
b. Para Vigotsky o conceito de importância da relação entre o social e o cultural era inútil. Portadores de deficiência tinham suas instituições exclusivas e tinham que continuar nelas.
c. Os aspectos sociais não tem importância alguma para o desenvolvimento do portador de deficiência, pois ele não se relaciona com o meio.
d. O portador de deficiência não se adequa ao meio mesmo que pressionado a interação com outras pessoas, pois se acostumou ao isolamento.
e. O aspecto biológico, a representação do “defeito” orgânico, a “falta” e as consequências psicossociais do “defeito” derivadas das relações estabelecidas com/no meio.

O Brasil, quase que de forma absoluta, silenciava as ações voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência mental em meados de 1860, pois a concepção de deficiente mental era associada a aspectos sociais da época. Podemos concluir que nesta época a concepção da sociedade associava o deficiente mental a aspectos correlacionados a um comportamento inaceitável no contexto social. Assim, qualquer criança que apresente um comportamento fora do esperado pela sociedade, era considerado deficiente mental (MENDES, 2011).
Diante disso podemos afirmar: I - A falta de conhecimento sobre tais deficiências dificultava a identificação e classificação do deficiente mental e intelectual, de forma que ambas eram relacionadas a fatores negativos, que impossibilitavam o sujeito de agir como um ser autônomo. II - Os hospitais construídos para atender o deficiente mental e intelectual nada mais eram do que espaços psiquiátricos voltados ao estudo de doenças mentais. III – Os médicos iniciam um tratamento que visam a educabilidade dos deficientes em prol de prevenir problemas sociais em sua vida adulta. IV – Os hospitais psiquiátricos da época também eram responsáveis por isolar do convívio social todos que apresentassem algum tipo de doença mental, em prol de prevenir a sociedade de pessoas consideradas perigosas pois, na concepção da sociedade brasileira desta época, o deficiente mental e intelectual era visto como um fardo perigoso que não podia permanecer no meio social. É correto afirmar:
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. As alternativas I, II, III e IV estão incorretas
c. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina