Logo Passei Direto
Buscar
Qual é o papel do professor nas práticas de leitura? Assinale a alternativa correta.
a ) O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de construção de sentidos que ocorrem na interação autor-texto-leitor.
b ) O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de interpretação e dedução dos sentidos, levando em consideração apenas o sentido que o autor quis atribuir ao texto.
c ) O papel do professor é fazer a leitura em voz alta e fornecer a sua versão ou interpretação dos textos, pois assim os alunos passam a formular as próprias interpretações.
d ) O papel do professor é fornecer o maior número de textos possíveis, para que os alunos aprendam a decodificá-los e depreendam os sentidos transmitidos por eles, independentemente do sentido que os autores pretendiam dar.
e ) O papel do professor é deixar os alunos livres para formularem suas próprias interpretações sobre o texto, sem considerar o sentido que o autor quis dar, tampouco o que se depreende pela decodificação do texto.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o papel do professor nas práticas de leitura: a) O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de construção de sentidos que ocorrem na interação autor-texto-leitor. - Esta alternativa enfatiza a interação e a construção de sentidos, o que é fundamental nas práticas de leitura. b) O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de interpretação e dedução dos sentidos, levando em consideração apenas o sentido que o autor quis atribuir ao texto. - Esta opção limita a interpretação ao sentido do autor, o que não é ideal, pois a leitura deve permitir múltiplas interpretações. c) O papel do professor é fazer a leitura em voz alta e fornecer a sua versão ou interpretação dos textos, pois assim os alunos passam a formular as próprias interpretações. - Embora a leitura em voz alta seja importante, essa alternativa sugere que a interpretação do professor deve ser a base para os alunos, o que não é o ideal. d) O papel do professor é fornecer o maior número de textos possíveis, para que os alunos aprendam a decodificá-los e depreendam os sentidos transmitidos por eles, independentemente do sentido que os autores pretendiam dar. - Essa alternativa ignora a intenção do autor e a construção de sentidos, o que não é uma abordagem adequada. e) O papel do professor é deixar os alunos livres para formularem suas próprias interpretações sobre o texto, sem considerar o sentido que o autor quis dar, tampouco o que se depreende pela decodificação do texto. - Essa opção também ignora a importância da intenção do autor e da decodificação. A alternativa que melhor representa o papel do professor nas práticas de leitura, promovendo a interação e a construção de sentidos, é a) O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de construção de sentidos que ocorrem na interação autor-texto-leitor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta os quatro pilares da educação de acordo com Jacques Delors et al. (2002).
a ) Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a respeitar e aprender a conviver.
b ) Aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver.
c ) Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a compartilhar.
d ) Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver.
e ) Aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a respeitar e aprender a compartilhar.

De acordo com Soares (2017), o que é alfabetizar letrando? Assinale a alternativa correta.
a ) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando primeiramente as aulas de alfabetização e, em seguida, as aulas de letramento, pois primeiro o aprendiz deve adquirir as competências de leitura e escrita para depois aprender seus usos reais.
b ) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua escrita deve ocorrer em contextos simples e artificiais, pois o ambiente escolar dificilmente conseguirá reproduzir a natureza real dos atos de ler e escrever, os quais pressupõem o exercício simultâneo de múltiplas competências.
c ) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando primeiramente as aulas de letramento e, em seguida, as aulas de alfabetização, pois primeiro o aprendiz deve aprender os usos reais de leitura e escrita para depois adquirir essas competências.
d ) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando separadamente as aulas de alfabetização e letramento, pois os atos de ler e escrever e seus usos reais pressupõem o exercício de competências diferentes e inconciliáveis.
e ) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua escrita deve ser desenvolvida em sua inteireza, pois essa é a natureza real dos atos de ler e escrever, os quais pressupõem o exercício simultâneo de múltiplas competências.

Indique a alternativa que apresenta aplicações práticas da avaliação diagnóstica em sala de aula.
A ) O professor pode questionar os alunos oralmente ao longo do processo, convidando-os a participar da aula com comentários, ou propor pequenos trabalhos e atividades individuais e em grupo, facilitando a identificação de eventuais deficiências no processo, a fim de desenvolver estratégias para saná-las a tempo de não prejudicar o aprendizado.
B ) Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação dos conhecimentos que os alunos já trazem de anos e/ou etapas anteriores. Porém, sempre vale a pena iniciar o processo a partir do planejamento já feito para o trabalho com aquela turma, pois alterá-lo implicaria em improvisações, o que é extremamente indesejado nesse processo.
C ) Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação de casos particulares que precisam de uma atenção especial por parte do professor, sejam eles relacionados a habilidades acadêmicas ou associados a fatores sociais, psicológicos ou à saúde física dos alunos e que afetam diretamente o seu rendimento escolar.
D ) O professor pode recorrer à tradicional prática de aplicação contínua de provas classificatórias (ao final de cada bimestre, por exemplo), aliando a isso a utilização de um recurso mais efetivo de identificação e conhecimento do resultado do processo de ensino e aprendizagem, que é a realização de pequenas avaliações ao longo do bimestre.
E ) O professor pode aplicar uma avaliação formal ao final do bimestre e, caso se depare com um resultado negativo do processo, descobrindo que os alunos não desenvolveram as competências esperadas para aquele período, ele poderá rever suas práticas para o próximo bimestre.

Mais conteúdos dessa disciplina