1-Prova Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - CONCEITOS E PROCESSOS
5 pág.

1-Prova Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - CONCEITOS E PROCESSOS


DisciplinaAlfabetização e Letramento7.295 materiais57.573 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 101280 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa que apresenta os quatro pilares da educação de acordo com Jacques Delors et al. (2002).
a )
 Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a compartilhar.
b )
 Aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver.
 
c )
 Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver.
d )
 Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a respeitar e aprender a conviver.
e )
 Aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a respeitar e aprender a compartilhar.
QUESTÃO 2
Em linhas gerais, como o papel do professor alfabetizador pode ser definido? Assinale a alternativa correta.
a )
 Fornecer aos aprendizes o acesso ao mundo letrado, assumindo a posição de detentor do conhecimento, com o objetivo de permitir aos aprendizes o desenvolvimento de novas habilidades.
b )
 Fazer a mediação que permitirá aos aprendizes o acesso ao mundo letrado, assumindo a posição de detentor do conhecimento, com o objetivo de permitir aos aprendizes o desenvolvimento de novas habilidades.
c )
 Assumir uma postura consultiva, pois os alunos, ao serem os protagonistas do próprio processo de aprendizagem, poderão recorrer ao professor sempre que necessário, sem precisar haver uma postura ativa por parte do professor.
 
d )
 Fazer a mediação que possibilitará aos aprendizes o acesso ao mundo letrado, a contextos sociais e culturais relevantes e significativos, em uma troca de experiências que enriqueça o processo de ensino e aprendizagem.
e )
Assumir uma postura de observador, pois os alunos devem ser os protagonistas do próprio processo de aprendizagem e, portanto, geralmente conseguem descobrir sozinhos o funcionamento do sistema de escrita.
QUESTÃO 3
De acordo com Soares (2017), o que é alfabetizar letrando? Assinale a alternativa correta.
a )
 Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua escrita deve ocorrer em contextos simples e artificiais, pois o ambiente escolar dificilmente conseguirá reproduzir a natureza real dos atos de ler e escrever, os quais pressupõem o exercício simultâneo de múltiplas competências.
b )
 Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua escrita deve ser desenvolvida em sua inteireza, pois essa é a natureza real dos atos de ler e escrever, os quais pressupõem o exercício simultâneo de múltiplas competências.
c )
 Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando primeiramente as aulas de letramento e, em seguida, as aulas de alfabetização, pois primeiro o aprendiz deve aprender os usos reais de leitura e escrita para depois adquirir essas competências.
d )
 Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando separadamente as aulas de alfabetização e letramento, pois os atos de ler e escrever e seus usos reais pressupõem o exercício de competências diferentes e inconciliáveis.
 
e )
 Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando primeiramente as aulas de alfabetização e, em seguida, as aulas de letramento, pois primeiro o aprendiz deve adquirir as competências de leitura e escrita para depois aprender seus usos reais.
QUESTÃO 4
Considerando a teoria da psicogênese da língua escrita, assinale a alternativa que indica com base em quais saberes o aprendiz constrói suas hipóteses de escrita.
 
a )
 Com base em generalizações, em atividades de treino para desenvolver a coordenação motora fina e em sua participação em práticas sociais de leitura e escrita.
b )
 Com base em generalizações e apropriações pautadas em suas interações sociais, assim como na resolução sistemática de atividades de memorização e repetição.
c )
 Com base em seus conhecimentos prévios e em atividades de treino para desenvolver a coordenação motora fina, pois é com o aprendizado dos movimentos necessários para traçar letras que a criança se alfabetiza.
d )
 Com base em seus conhecimentos prévios, em generalizações e apropriações pautadas em suas interações sociais, assim como na resolução sistemática de atividades de memorização e repetição.
e )
 Com base em seus conhecimentos prévios, em generalizações e apropriações pautadas em suas interações sociais, assim como no uso da linguagem escrita em seu contexto cultural.
QUESTÃO 5
Segundo Magda Soares (2018), os métodos sintéticos são considerados associacionistas. Sob essa ótica, assinale a seguir a alternativa que apresenta o que isso significa:
a )
 Significa que as habilidades de aprendizagem da criança são consideradas como fator determinante da alfabetização.
b )
 Significa que o método é considerado o fator determinante do processo de aprendizagem da língua escrita.
 
c )
 Significa que o método, associado às habilidades de aprendizagem da criança, é considerado o fator determinante da alfabetização.
d )
 Significa que o método, associado às habilidades de ensino do professor, é considerado o fator determinante da alfabetização.
e )
 Significa que o método é considerado o fator secundário do processo de aprendizagem da língua escrita.
QUESTÃO 6
Assinale a seguir a alternativa que explica o que significa dizer que a alfabetização e o letramento devem fugir à lógica adultocêntrica de ensino:
a )
 Significa que ambos devem considerar que o professor não é mais o detentor do conhecimento, e que os aprendizes aprendem tudo com base em seus conhecimentos prévios e por meio de tentativas e erros.
b )
 Significa que ambos devem desconsiderar que o professor é o único detentor do conhecimento, além de desprezar que os aprendizes têm conhecimentos prévios e podem aprender por meio dos próprios erros.
c )
 Significa que ambos devem levar em consideração que o professor é o único detentor do conhecimento e desconsiderar os conhecimentos prévios, as tentativas, as dúvidas e os erros dos aprendizes.
 
d )
 Significa que ambos devem fugir à ideia de que o professor é o único detentor do conhecimento e valorizar os conhecimentos prévios, as tentativas, as dúvidas e os erros dos aprendizes.
e )
 Significa que ambos devem fugir à ideia de que o professor é o único detentor do conhecimento e desconsiderar os conhecimentos prévios, as tentativas, as dúvidas e os erros dos aprendizes.
QUESTÃO 7
Indique a alternativa que apresenta aplicações práticas da avaliação diagnóstica em sala de aula.
a )
 O professor pode questionar os alunos oralmente ao longo do processo, convidando-os a participar da aula com comentários, ou propor pequenos trabalhos e atividades individuais e em grupo, facilitando a identificação de eventuais deficiências no processo, a fim de desenvolver estratégias para saná-las a tempo de não prejudicar o aprendizado.
b )
 O professor pode aplicar uma avaliação formal ao final do bimestre e, caso se depare com um resultado negativo do processo, descobrindo que os alunos não desenvolveram as competências esperadas para aquele período, ele poderá rever suas práticas para o próximo bimestre.
 
c )
 Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação de casos particulares que precisam de uma atenção especial por parte do professor, sejam eles relacionados a habilidades acadêmicas ou associados a fatores sociais, psicológicos ou à saúde física dos alunos e que afetam diretamente o seu rendimento escolar.
d )
 O professor pode recorrer à tradicional prática de aplicação contínua de provas classificatórias (ao final de cada bimestre, por exemplo), aliando a isso a utilização de um recurso mais efetivo de identificação e conhecimento do resultado do processo de ensino e aprendizagem, que é a realização de pequenas avaliações ao longo do bimestre.
e )
 Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação dos conhecimentos que os alunos já trazem de anos e/ou etapas anteriores.