Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
O processo histórico trouxe às Constituições o reconhecimento da educação como direito e, a partir de então, observa-se dois papéis que surgem na garantia desse direito, o Estado e a família.
Analise as assertivas abaixo e indique em qual delas os papéis da família e do Estado aparecem corretamente:
A. Em 1934 a Constituição traz em seu artigo 149 que a educação é direito de todos e que deve ser ministrada pela família e, ao Estado caberá fixar o Plano Nacional de Educação.
B. Na Constituição de 1937 à família cabe a educação da prole, primeiro como dever e depois como direito natural e o Estado deve proteger a família e cuidar dos jovens, sendo, portanto, estranho a esse dever.
C. A Educação, na Constituição de 1946, é proclamada como direito de todos e será dada no lar ficando livre aos pais a escolha pela educação escolar e os poderes públicos ministrarão o ensino em diferentes ramos.
D. Em 1988 a Educação é efetivamente declarada, pelo Estado, como direito social extensivo a todos na forma da lei e cabe à família o dever de educar os filhos.
E. A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdades de oportunidade. X
User badge image
Pedagogiando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas para identificar qual delas apresenta corretamente os papéis da família e do Estado em relação à educação: A. Em 1934, a Constituição traz em seu artigo 149 que a educação é direito de todos e que deve ser ministrada pela família e, ao Estado caberá fixar o Plano Nacional de Educação. - Esta assertiva não está correta, pois o artigo 149 não trata da educação dessa forma. B. Na Constituição de 1937, à família cabe a educação da prole, primeiro como dever e depois como direito natural e o Estado deve proteger a família e cuidar dos jovens, sendo, portanto, estranho a esse dever. - Esta assertiva também não está correta, pois o Estado tem um papel ativo na educação. C. A Educação, na Constituição de 1946, é proclamada como direito de todos e será dada no lar, ficando livre aos pais a escolha pela educação escolar e os poderes públicos ministrarão o ensino em diferentes ramos. - Esta assertiva apresenta uma confusão sobre os papéis, pois a educação não é apenas no lar. D. Em 1988, a Educação é efetivamente declarada, pelo Estado, como direito social extensivo a todos na forma da lei e cabe à família o dever de educar os filhos. - Esta assertiva está correta, pois reflete a realidade da Constituição de 1988, que reconhece a educação como um direito social e atribui à família o dever de educar. E. A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdade de oportunidades. - Esta assertiva não está correta, pois a Constituição de 1967 não aborda a educação dessa forma. Portanto, a alternativa correta é: D. Em 1988 a Educação é efetivamente declarada, pelo Estado, como direito social extensivo a todos na forma da lei e cabe à família o dever de educar os filhos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual a finalidade da educação para a população de um país? Essa questão não possui uma resposta exata, pois em cada período de sua história a educação assumiu diferentes finalidades.
Considerando o percurso histórico das políticas educacionais e suas influências, analise criticamente as alternativas abaixo e assinale aquela em que a finalidade da educação está justificada e contextualizada corretamente.
A. A Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024/61 tinha como finalidade, entre outras, o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional, evidenciando a valorização do desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento dos laços comerciais com os países desenvolvidos.
B. A lei 5540/68 que fixou normas para o Ensino Superior, tinha por finalidade a formação dos profissionais que atuariam no Ensino Superior e o incentivo à pesquisa, com vistas ao desenvolvimento econômico.
C. As alterações na LDB, Lei 4024/61, principalmente após 64 marcaram como uma das finalidades da educação a formação técnica e profissionalizante visando atender o mercado de trabalho em expansão e limitando, para muitos, o acesso à universidade. x
D. A reforma no ensino primário e secundário se deu com a Lei 5692/71 que incentivou o pleno desenvolvimento da formação profissional de jovens que quisessem ingressar na carreira do magistério devido a valorização da profissão.
E. O exame de admissão foi implantado pela Lei 5692/71 com o objetivo de promover a qualidade do ensino, dessa forma, somente aqueles que tivessem a melhor formação primária seriam promovidos.

Mais conteúdos dessa disciplina