Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A relação estreita entre a educação portuguesa e a educação brasileira no início da história do Brasil deveu-se às influências jesuíticas.
Considerando o percurso histórico, analise como o Ensino Religioso apareceu nas políticas educacionais tendo em vista as Constituições e LDBs. Assinale a alternativa verdadeira.
A. Marques de Pombal pôs fim à dominação da Igreja na Educação até a Constituição de 1988, quando se estabelece o Ensino Religioso como disciplina de matrícula obrigatória no Ensino Fundamental.
B. Na Constituição de 1937 não era oferecido o Ensino Religioso, pois a constituição polaca de Getúlio Vargas marcava definitivamente o fim da relação Estado e Igreja.
C. A educação cívica e a instrução moral apoiavam a formação de valores, assim, desde a Constituição de 1934 o ensino religioso é oferecido em todos os níveis de ensino com a matrícula facultativa aos alunos. x
D. A laicidade aparece em todas as cartas constitucionais, por ser o Estado Laico e este responsável pela educação brasileira, assim o Ensino Religioso não aparece na legislação.
E. A predominância da educação como dever da família, na maioria das cartas constitucionais, tornou o ensino religioso obrigatório nas escolas sendo facultado aos pais a escolha da religião que desejarem.
User badge image
Pedagogiando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a verdadeira: A. Marques de Pombal pôs fim à dominação da Igreja na Educação até a Constituição de 1988, quando se estabelece o Ensino Religioso como disciplina de matrícula obrigatória no Ensino Fundamental. - Essa afirmação é incorreta, pois a Constituição de 1988 não torna o Ensino Religioso obrigatório, mas sim facultativo. B. Na Constituição de 1937 não era oferecido o Ensino Religioso, pois a constituição polaca de Getúlio Vargas marcava definitivamente o fim da relação Estado e Igreja. - Essa afirmação é imprecisa, pois a Constituição de 1937 não aboliu o Ensino Religioso. C. A educação cívica e a instrução moral apoiavam a formação de valores, assim, desde a Constituição de 1934 o ensino religioso é oferecido em todos os níveis de ensino com a matrícula facultativa aos alunos. - Esta alternativa é verdadeira, pois a Constituição de 1934 realmente permitiu a oferta do Ensino Religioso de forma facultativa. D. A laicidade aparece em todas as cartas constitucionais, por ser o Estado Laico e este responsável pela educação brasileira, assim o Ensino Religioso não aparece na legislação. - Essa afirmação é falsa, pois o Ensino Religioso aparece na legislação, mesmo em um Estado laico. E. A predominância da educação como dever da família, na maioria das cartas constitucionais, tornou o ensino religioso obrigatório nas escolas sendo facultado aos pais a escolha da religião que desejarem. - Essa afirmação é incorreta, pois o Ensino Religioso não é obrigatório. Portanto, a alternativa correta é: C. A educação cívica e a instrução moral apoiavam a formação de valores, assim, desde a Constituição de 1934 o ensino religioso é oferecido em todos os níveis de ensino com a matrícula facultativa aos alunos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual a finalidade da educação para a população de um país? Essa questão não possui uma resposta exata, pois em cada período de sua história a educação assumiu diferentes finalidades.
Considerando o percurso histórico das políticas educacionais e suas influências, analise criticamente as alternativas abaixo e assinale aquela em que a finalidade da educação está justificada e contextualizada corretamente.
A. A Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024/61 tinha como finalidade, entre outras, o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional, evidenciando a valorização do desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento dos laços comerciais com os países desenvolvidos.
B. A lei 5540/68 que fixou normas para o Ensino Superior, tinha por finalidade a formação dos profissionais que atuariam no Ensino Superior e o incentivo à pesquisa, com vistas ao desenvolvimento econômico.
C. As alterações na LDB, Lei 4024/61, principalmente após 64 marcaram como uma das finalidades da educação a formação técnica e profissionalizante visando atender o mercado de trabalho em expansão e limitando, para muitos, o acesso à universidade. x
D. A reforma no ensino primário e secundário se deu com a Lei 5692/71 que incentivou o pleno desenvolvimento da formação profissional de jovens que quisessem ingressar na carreira do magistério devido a valorização da profissão.
E. O exame de admissão foi implantado pela Lei 5692/71 com o objetivo de promover a qualidade do ensino, dessa forma, somente aqueles que tivessem a melhor formação primária seriam promovidos.

Mais conteúdos dessa disciplina