Ed
ano passado
Analisando a citação e o contexto apresentado, podemos perceber que a crítica à "educação bancária" de Paulo Freire sugere que o papel do aluno não deve ser apenas o de receptor passivo de conhecimento, mas sim um participante ativo no processo de aprendizagem. Vamos analisar as alternativas: A) Ao aluno cabe a responsabilidade de executar as tarefas que o professor determinou sem questionar ou argumentar. - Esta opção reflete uma visão passiva do aluno, que não se alinha com a proposta de uma educação mais dialética e participativa. B) O aluno é o responsável pela organização do ensino. - Embora o aluno tenha um papel ativo, a organização do ensino geralmente é uma responsabilidade compartilhada com o professor. C) É o aluno quem deve pensar, pesquisar, elaborar, ler, escrever, argumentar, reconstruir o conhecimento de forma autônoma. - Esta opção reflete a ideia de um aluno ativo e autônomo, que se alinha com a proposta de uma didática dialética. D) O aluno deve ser tutelado pelo professor e por isso necessita se deixar influenciar por suas ideologias. - Esta opção sugere uma relação de dependência que não é compatível com a visão crítica e autônoma da educação. E) O aluno, como centro do processo ensino aprendizagem, tem o papel de receptor dos conteúdos determinados pela BNCC. - Embora mencione o aluno como centro, ainda assim o descreve como receptor, o que não se alinha com a proposta de uma aprendizagem ativa. Diante dessa análise, a alternativa correta que indica o papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com a citação e os princípios de Paulo Freire, é: C) É o aluno quem deve pensar, pesquisar, elaborar, ler, escrever, argumentar, reconstruir o conhecimento de forma autônoma.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material