Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a ordem constitucional brasileira inaugurada a partir de 1988, julgue as assertivas a seguir e assinale a sequência correta: I. O Brasil adotou o nome oficial de República Federativa do Brasil, sendo formado pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. II. O Brasil constituiu-se em Estado Democrático de Direito. III. O Brasil passou a ter como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluripartidarismo. IV. A CF/1988 previu que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.
1.V, V, V, V.
2.V, V, F, V.
3.V, V, V, F.
4.V, F, V, F.
5.F, V, V, F.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre a ordem constitucional brasileira de 1988: I. O Brasil adotou o nome oficial de República Federativa do Brasil, sendo formado pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. É verdadeira (V). A Constituição de 1988 realmente estabelece que o Brasil é uma República Federativa, composta pela união indissolúvel de Estados, Municípios e do Distrito Federal. II. O Brasil constituiu-se em Estado Democrático de Direito. É verdadeira (V). A Constituição de 1988 consagra o Brasil como um Estado Democrático de Direito, garantindo a observância dos direitos fundamentais e a legalidade. III. O Brasil passou a ter como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluripartidarismo. É verdadeira (V). Esses são, de fato, os fundamentos da República, conforme disposto no artigo 1º da Constituição. IV. A CF/1988 previu que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição. É verdadeira (V). A Constituição de 1988 afirma que todo o poder emana do povo, conforme o artigo 1º, parágrafo único. Portanto, todas as assertivas são verdadeiras. A sequência correta é: 1. V, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a Constituição brasileira de 1934, analise as afirmações a seguir e assinale a sequência correta.
I. Promoveu a mudança do Estado Liberal para o Estado Social de Direito, enfatizando os direitos trabalhistas, o direito de greve, à saúde e à educação. II. Implantou o sufrágio universal, abrangendo o voto feminino. III. Instituiu a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho, o Mandado de Segurança e a Ação Popular. IV. No âmbito do Legislativo, criou as comissões parlamentares de inquérito (CPIs). V. No âmbito do Executivo, criou as comissões parlamentares de inquérito (CPIs).
1.V, V, V, V, F.
2.V, V, V, F, V.
3.V, V, F, F, V.
4.V, V, V, V, V.
5.V, F, V, V, F.

Considerando a Constituição brasileira de 1946, analise as afirmacoes a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Os direitos fundamentais voltaram a ser contemplados. II. O mandado de segurança, a ação popular e o direito de greve recobraram força jurídica. III. A tripartição dos poderes e o federalismo retomaram seu lugar na ordem republicana. IV. Os direitos sociais não foram contemplados.
1.Todas as alternativas são verdadeiras.
2.Somente a alternativa III é falsa.
3.Somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras.
4.Somente as alternativas II e IV são falsas.
5.Somente as alternativas I, II, III são verdadeiras.

Leia o texto sobre as controvérsias constitucionais que envolviam o Poder Moderador, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. O Imperador se responsabiliza pelos atos do Poder Executivo. II. O Imperador, enquanto chefe do Estado e da Nação, não é responsável pelos atos de Governo. III. O Imperador reina, governa e administra por meio do Poder Moderador. IV. Embora liberal, a Constituição de 1824 ainda traz resquícios do absolutismo vigente antes da Revolução Francesa, de 1789.
1.Todas as alternativas são verdadeiras.
2.Somente as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
3.Somente a alternativa II é falsa.
4.Somente as alternativas I e II são falsas.
5.Somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina