Logo Passei Direto
Buscar
Cada tribo e aldeia indígena apresenta tipos de construções diferenciados, que tem a ver com a quantidade de pessoas que irá ocupar determinado abrigo e a sua função para a comunidade.
Tendo em vista os tipos de construções indígenas, assinale a alternativa correta:
A. Uma tapera é um tipo de habitação comum principalmente entre os índios da família Tupi-Guarani.
B. Uma oca é um tipo de cabana comunitária usada pelos indígenas da região Centro-Oeste.
C. A taba serve para a realização de festas religiosas e rituais sagrados.
D. A opy é uma habitação indígena menor que a oca e serve para uma família.
E. A maloca é um tipo de habitação comunitária usada pelos indígenas da região amazônica.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. Uma tapera é um tipo de habitação comum principalmente entre os índios da família Tupi-Guarani. - A tapera é uma habitação, mas não é exclusiva da família Tupi-Guarani. B. Uma oca é um tipo de cabana comunitária usada pelos indígenas da região Centro-Oeste. - A oca é, de fato, uma habitação comunitária, mas é mais associada aos povos do Sul e Sudeste do Brasil, como os Guarani e os Kaingang, e não especificamente ao Centro-Oeste. C. A taba serve para a realização de festas religiosas e rituais sagrados. - A taba é um termo que se refere a um grupo ou aldeia, não especificamente a um espaço para festas. D. A opy é uma habitação indígena menor que a oca e serve para uma família. - A opy é uma habitação menor, mas é mais associada a rituais e não é uma habitação comum para famílias. E. A maloca é um tipo de habitação comunitária usada pelos indígenas da região amazônica. - A maloca é, de fato, uma habitação comunitária típica de várias etnias da região amazônica. Após a análise, a alternativa correta é: E. A maloca é um tipo de habitação comunitária usada pelos indígenas da região amazônica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O território que viria a ser conquistado pelos portugueses era ocupado por diferentes nações indígenas, desde a Região Amazônica, passando pelo cerrado e pela faixa litorânea. Sobre os esses povos, são feitas as seguintes afirmacoes:
Qual(is) está(ão) correta(s)?
I – Eram todos pertencentes a dois grupos distintos, os tupis e os tapuias, uma divisão existente antes da chegada dos portugueses à América.
II – Na faixa litorânea, tinham relativa homogeneidade, sendo característica a ocupação dos tupis-guaranis.
III – Nos primeiros contatos, estabeleceram relações de escambo com os portugueses, trocando sua mão de obra por quinquilharias europeias.
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas I e II.
E. Apenas II e III.

Jean de Léry foi um cronista francês que visitou a colônia francesa instalada no território da América portuguesa. Em 1556, publicou seu livro, Viagem à terra do Brasil, em que narra a seguinte experiência:
A qual aspecto da história da conquista e expansão europeia na América o trecho faz referência?
A. À diminuição do comércio de escravizados, em virtude da sazonalidade com que os franceses aportavam na América.
B. À comercialização de prisioneiros de guerras intertribais, em detrimento da prática dos rituais antropofágicos.
C. Ao impedimento da comercialização de homens, permitindo as práticas de compra e venda apenas de mulheres e crianças.
D. Às dificuldades de comunicação entre franceses e nativos, devido à inabilidade dos intérpretes de aprender a língua nativa.
E. À escassez de alimentos, que levou os índios não antropofágicos a realizarem rituais canibais em suas próprias nações.

Os primeiros colonos a se estabelecerem no território da América portuguesa reconheceram a importância que a guerra tinha nas relações intertribais e, dessa forma, aproveitaram-se dos conflitos entre os indígenas em benefício próprio.
Assinale a alternativa que apresenta a vantagem de que os portugueses poderiam usufruir dos confrontos intertribais:
A. Suprimento de mão de obra.
B. Extermínio dos indígenas “tapuias”.
C. Aumento do número de fiéis para o catolicismo.
D. Controle da natalidade dos indígenas.
E. Promoção da paz a partir do colonato.

Ao contatarem os povos indígenas que ocupavam o litoral da América portuguesa, uma das práticas culturais que mais chocou os europeus foi o ritual da antropofagia.
Sobre o tema tratado no texto e o contato entre indígenas e europeus, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os rituais antropofágicos estavam vinculados às guerras intertribais e eram considerados importantes tanto para vencedores como para vencidos.
( ) O paulatino abandono dessa prática pelos indígenas é uma evidência do abandono da selvageria e do ingresso na civilização.
( ) A antropofagia, além de uma prática cultural, era uma forma de lidar com o problema da fome existente durante o período colonial.
( ) A comercialização dos prisioneiros de guerra, em vez da realização dos rituais antropofágicos, foi uma vantagem conseguida pelos colonizadores.
A. F – F – V – V.
B. F – F – F – V.
C. F – V – V – F.
D. V – F – V – F.
E. V – F – F – V.

Durante o período colonial brasileiro, uma série de personagens elaborou relatos sobre os povos indígenas que ocupavam o território da América portuguesa. O senhor de engenho Gabriel Soares de Souza foi um deles.
A partir de seus conhecimentos sobre a organização social indígena, avalie as afirmações:
I – O escritor Gabriel Soares de Souza estava correto em relação aos indígenas, já que, por não terem a figura do rei, não apresentavam nenhuma organização social.
II – A visão de Gabriel Soares de Souza expressa nesse trecho evidencia o etnocentrismo, pois, por terem uma organização social distinta da europeia, esta não foi considerada.
III – A ausência de obediência familiar expressa por Gabriel Soares de Souza é um indício da forma como os indígenas se organizavam familiarmente.
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas I e II.
E. Apenas II e III.

A palavra indígena denota que o povo é originário de determinado país, localidade ou região. Os povos indígenas apresentam algumas características. Dentre as afirmações abaixo, destaque a alternativa correta:
A. Os costumes e características dos povos indígenas são os mesmos, não sofrendo alterações ao longo dos anos.
B. Os povos indígenas ocuparam o território brasileiro a partir da vinda dos portugueses para cá.
C. A divisão territorial dos países da América do Sul coincide com a ocupação indígena das terras.
D. Uma das principais características dos povos indígenas é que eles têm uma estrita relação com a natureza.
E. Esses povos são considerados nativos ou originários da Europa e vieram para cá junto com os colonizadores.

Mais conteúdos dessa disciplina