Logo Passei Direto
Buscar
Sob a perspectiva das origens e do desenvolvimento da Antropologia Educacional e de seus diferentes paradigmas ao longo do tempo, relacione cada vertente teórica (Coluna I) às suas respectivas características (Coluna II).
Coluna I
1. Antropologia Educacional Integrativa.
2. Antropologia Educacional Fenomenológica.
3. Antropologia Educacional Histórica e Antropologia Educacional Histórico-Cultural.
4. Vertentes atuais da Antropologia Educacional.
Coluna II
( ) Busca de respostas para os problemas de aprendizagem e de linguagem, com base em estudos individuais e apoiada em proposições teóricas abstratas e genéricas sobre o universo educacional.
( ) Foco em uma pedagogia crítica, fundamentada em paradigmas mais recentes das ciências humanas e sociais, como as abordagens culturais e históricas das diferenças entre os grupos humanos.
( ) Investigação do estudante enquanto ser humano universal e ser histórico, inserido em um contexto cultural e social, sob uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a complexidade da realidade educacional e de fenômenos próprios da contemporaneidade.
( ) Análise dos fenômenos individuais da vida humana para compreender os seres humanos em sua totalidade e em suas especificidades.
) 1 - 3 - 4 - 2
B ) 4 - 3 - 2 - 1
C ) 2 - 3 - 4 - 1
D ) 1 - 2 - 3 - 4
E ) 3 - 4 - 2 - 1
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada vertente teórica da Coluna I e suas características na Coluna II: Coluna I: 1. Antropologia Educacional Integrativa. 2. Antropologia Educacional Fenomenológica. 3. Antropologia Educacional Histórica e Antropologia Educacional Histórico-Cultural. 4. Vertentes atuais da Antropologia Educacional. Coluna II: ( ) Busca de respostas para os problemas de aprendizagem e de linguagem, com base em estudos individuais e apoiada em proposições teóricas abstratas e genéricas sobre o universo educacional. (Relaciona-se com a Antropologia Educacional Integrativa) ( ) Foco em uma pedagogia crítica, fundamentada em paradigmas mais recentes das ciências humanas e sociais, como as abordagens culturais e históricas das diferenças entre os grupos humanos. (Relaciona-se com as Vertentes atuais da Antropologia Educacional) ( ) Investigação do estudante enquanto ser humano universal e ser histórico, inserido em um contexto cultural e social, sob uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a complexidade da realidade educacional e de fenômenos próprios da contemporaneidade. (Relaciona-se com a Antropologia Educacional Histórica e Histórico-Cultural) ( ) Análise dos fenômenos individuais da vida humana para compreender os seres humanos em sua totalidade e em suas especificidades. (Relaciona-se com a Antropologia Educacional Fenomenológica) Agora, vamos fazer as correlações: 1 - Antropologia Educacional Integrativa: ( ) Busca de respostas para os problemas de aprendizagem e de linguagem, com base em estudos individuais e apoiada em proposições teóricas abstratas e genéricas sobre o universo educacional. 2 - Antropologia Educacional Fenomenológica: ( ) Análise dos fenômenos individuais da vida humana para compreender os seres humanos em sua totalidade e em suas especificidades. 3 - Antropologia Educacional Histórica e Antropologia Educacional Histórico-Cultural: ( ) Investigação do estudante enquanto ser humano universal e ser histórico, inserido em um contexto cultural e social, sob uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a complexidade da realidade educacional e de fenômenos próprios da contemporaneidade. 4 - Vertentes atuais da Antropologia Educacional: ( ) Foco em uma pedagogia crítica, fundamentada em paradigmas mais recentes das ciências humanas e sociais, como as abordagens culturais e históricas das diferenças entre os grupos humanos. Portanto, a sequência correta é: 1 - 4 2 - 1 3 - 3 4 - 2 A alternativa correta é: A) 1 - 3 - 4 - 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que trata das principais diferenças entre a antropologia social e a antropologia cultural.
) A antropologia social pesquisa, sobretudo, as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais. Já a antropologia cultural estuda os sistemas simbólicos, a religião e os comportamentos, relacionados às diversas culturas, incluindo as das sociedades complexas.
B ) Tanto a antropologia social quanto a antropologia cultural estudam exclusivamente as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais de populações que viveram no passado remoto e já não existem mais, logo só podem ser estudadas por meio de vestígios materiais, como objetos, estruturas arquitetônicas etc.
C ) A antropologia social pesquisa sistemas simbólicos, religião e comportamentos, relacionados às diversas culturas, incluindo as das sociedades complexas. Já a antropologia cultural estuda as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais.
D ) A antropologia social pesquisa, sobretudo, as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais. Já a antropologia cultural se dedica ao estudo dos aspectos biológicos e genéticos do ser humano, como miscigenação e biotipologia.
E ) A antropologia social investiga os vestígios materiais que revelam as condições de existência dos grupos humanos, do passado remoto, já desaparecidos, ou recentes, como objetos, estruturas arquitetônicas e pinturas. Já a antropologia cultural estuda sistemas simbólicos, religião e comportamentos, relacionados às diversas culturas.

No contexto das reformas educacionais ocorridas durante as décadas de 1960 e 1970, influenciadas por forças políticas estrangeiras e adotadas no contexto de um governo autoritário no Brasil, assinale a alternativa correta com relação aos acordos MEC/USAID.
A ) Foram acordos internacionais celebrados entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e alguns órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
B ) Foram acordos viabilizados no Brasil por meio da Lei n. 5.540, de 1968, mas já estavam sendo negociados em segredo, desde 1965, entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
) Foram acordos negociados entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com o objetivo de implantar reformas educacionais guiadas pelos padrões que os EUA buscavam implantar na América Latina.
D ) Foram reformas educacionais implantadas pelo Ministério da Educação (MEC) às instituições escolares brasileiras, no sentido de melhorar a qualidade da educação pública para todos, erradicar o analfabetismo e superar o caráter dual do ensino no país.
E ) Foram acordos negociados entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com o objetivo de ajudar os países da América Latina a melhorar a qualidade da educação pública para todos e a erradicar o analfabetismo.

Considerando as teorias dos autores clássicos da sociologia e o modo como eles veem a sociedade e a análise social, relacione cada autor (Coluna I) às respectivas abordagens sociológicas (Coluna II).
Coluna I
1. Émile Durkheim
2. Karl Marx
3. Max Weber
Coluna II
( ) A análise social deve se basear no contexto e nas condições sociais dos indivíduos, pois são essas condições que produzem para a existência em grupo.
( ) A abordagem da sociologia compreensiva não vê o mundo social como definido por sua estrutura econômica nem considera que os comportamentos dos indivíduos sejam determinados por fatores externos.
( ) A sociedade está acima dos indivíduos e é exterior a eles, e os indivíduos não têm como modificar efetivamente a sociedade, as suas normas, as regras, as leis, as convenções sociais e os valores morais, devendo se adequar a ela.
( ) O objetivo da análise social é compreender o indivíduo e as suas ações, a fim de entender as razões que levam os indivíduos a tomarem determinadas decisões ou a agirem de determinadas formas na sociedade.
( ) A análise social é baseada nos conceitos de classe social e de luta de classes; os seres humanos constroem sua própria história, porém limitados pela estrutura de classes, que condiciona as ações dos indivíduos no mundo.
( ) A abordagem funcionalista busca explicar a sociedade e as ações coletivas e individuais, por meio das funções que elas exercem no todo social.
A ) 1 - 2 - 3 - 3 - 2 - 1
B ) 2 - 3 - 1 - 2 - 3 - 1
C ) 2 - 3 - 1 - 3 - 2 - 1
D ) 2 - 2 - 3 - 1 - 3 - 1
) 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 1

Mais conteúdos dessa disciplina