Logo Passei Direto
Buscar
Nos termos do art. 13 da Lei de Proteção a Testemunha, poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial e a consequente extinção da punibilidade ao acusado, desde que, exceto:
A) réu primário e que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal;
B) que a colaboração tenha resultado na identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa;
C) resultou na localização da vítima com a sua integridade física preservada;
D) resultou na recuperação total ou parcial do produto do crime;
E) tenha reparado o dano resultado de sua ação criminosa.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar o artigo 13 da Lei de Proteção a Testemunha, que trata das condições para a concessão do perdão judicial e a extinção da punibilidade. Vamos analisar as alternativas: A) réu primário e que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal; - Esta é uma condição que geralmente é aceita para a concessão do perdão. B) que a colaboração tenha resultado na identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa; - Essa também é uma condição que pode ser exigida para o perdão. C) resultou na localização da vítima com a sua integridade física preservada; - Essa é uma condição que se relaciona diretamente com a proteção da vítima e é relevante para a concessão do perdão. D) resultou na recuperação total ou parcial do produto do crime; - Essa condição também é válida e pode ser considerada para a concessão do perdão. E) tenha reparado o dano resultado de sua ação criminosa. - Essa condição é mais relacionada à reparação do dano, que pode não ser uma exigência para o perdão judicial. Dentre as opções, a que se destaca como uma exceção, ou seja, que não é uma condição para a concessão do perdão judicial, é a E) tenha reparado o dano resultado de sua ação criminosa. Portanto, a alternativa correta é a E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A concessão do perdão judicial nos casos da lei de proteção a vítima e testemunha (art. 13 da Lei 9.807/99) levará em conta, exceto:
A
a colaboração efetiva coma investigação e processo criminal
B
a identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa
C
a localização da vítima com a sua integridade física preservada
D
a recuperação apenas total do produto do crime
E
natureza, circunstâncias, gravidade e repercussão social do fato criminoso indicativas da concessão do perdão judicial (art. 13, par. único).

Contrariando a orientação contemporânea do moderno Direito Penal liberal, que prega a prescritibilidade de todos os ilícitos penais, a Constituição brasileira de 1988 (art. 5º, XLII e XLIV) declara que são imprescritíveis:
A
I - a prática do racismo
II – crimes hediondos quando envolve menores
III - a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático
IV – tráfico ilícito de drogas, nacional ou internacional

A regra geral de prescritibilidade de todas as infrações penais:
A
I - não é absoluta.
II - é absoluta.
III - é relativa e quem a relativisa é o ordenamento penal.
IV - Constituição Federal é a responsável por torná-la não absoluta.

Mais conteúdos dessa disciplina