Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos ocorreram no século XX com os regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, e o stalinismo na URSS. Esses regimes têm como característica principal a negação dos direitos políticos da população em favor de um regime autoritário com poderes ilimitados para tomar todas as decisões do governo de um Estado. Sobre as tensões políticas e sociais vividas pelos cidadãos no século XX, analise as asserções:
Assinale a alternativa correta.
I- As lutas pelo direito ao voto, empreendidas pelos grupos sociais de mulheres, operários, negros e indígenas, resultaram em avanços e conquistas de direito ao voto.
II- O século XX na América Latina foi marcado por ditaduras que consideravam o direito de participação política uma ameaça. O Estado brasileiro patrocinou fortes repressões e violências, com vigilância e prisões ilegais, tortura e desaparecimentos de cidadãos.
III- O caráter oligárquico da Republica Brasileira de 1889 representada pela influência dos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país, agiam em prol da justiça e contra os mecanismos de coerção desenvolvidos pelo voto de cabresto.
A)Somente a afirmação III está correta.
B)As afirmações I e II estão corretas.
C)Somente a afirmação II está correta.
D)Somente a afirmação I está correta.
E)As afirmações II e III estão corretas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I- As lutas pelo direito ao voto, empreendidas pelos grupos sociais de mulheres, operários, negros e indígenas, resultaram em avanços e conquistas de direito ao voto. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois realmente houve lutas significativas por parte desses grupos que resultaram em conquistas de direitos políticos, incluindo o direito ao voto. II- O século XX na América Latina foi marcado por ditaduras que consideravam o direito de participação política uma ameaça. O Estado brasileiro patrocinou fortes repressões e violências, com vigilância e prisões ilegais, tortura e desaparecimentos de cidadãos. Verdadeiro, essa afirmação também é correta, pois reflete a realidade das ditaduras na América Latina, incluindo a repressão brutal que ocorreu no Brasil durante a ditadura militar. III- O caráter oligárquico da República Brasileira de 1889 representada pela influência dos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país, agiam em prol da justiça e contra os mecanismos de coerção desenvolvidos pelo voto de cabresto. Falso, essa afirmação é incorreta, pois os coronéis e as oligarquias locais frequentemente utilizavam o voto de cabresto e outros mecanismos de coerção para manter o controle político e não agiam em prol da justiça. Com base nessa análise, as afirmações I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: B) As afirmações I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São muitos dilemas que envolvem a questão de aborto e ética. No Brasil o abortamento é permitido em duas situações: quando a gravidez representa risco de morte para a mãe e nos casos de estupro. Mas apesar das restrições, o número de abortamentos realizados clandestinamente no nosso país é enorme. Se por um lado há os que defendem a descriminalização do aborto, há aqueles que se apoiam em argumentos morais, políticos e religiosos para continuar contrários à sua proibição.
A fundamentação dessa polemica envolve a ideia de ética, de moral e da religião, nesse sentido, analise as asserções a seguir.
I-A moral apresenta a diversidade das condutas e prática dos indivíduos e, portanto, muitas vezes se coloca em contradição com a reflexão ética, por exemplo, no Brasil recentemente, alguns manifestantes contrários ao aborto, tentaram impedir um procedimento legal de uma menina de 10 anos que foi estuprada pelo tio.
II-A ética é a sistematização da moral, apresenta os princípios e as regras amplas e duradouros de uma comunidade. Por isso, quando a Constituição Brasileira de 1988, em seu " Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. " está aplicando padrões éticos à toda uma sociedade.
III- Os dilemas que envolvem a discriminação do aborto, passam pelos instrumentos de controle social como o direito, a moral, a ética e a religião. Nesse sentido, tanto a ética quanto a religião exercem a função de prescrever regras de conduta e postura apropriadas aos indivíduos. Contudo, existem na esfera ética e religiosa conceitos opostos que são referência à ação humana, isto porque o pensar ético é eminentemente racional, lógico e inteligível, enquanto a compreensão religiosa é dogmática.
A)Somente a asserção III está correta.
B)As asserções I; II; III estão corretas.
C)Somente a asserção II está correta.
D)Somente as asserções I e II estão corretas.
E)Somente as asserções II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina