Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
O piruvato formado no final da glicólise é uma molécula de 3 carbonos que participa de diversos destinos. Qual alternativa não apresenta um dos destinos do piruvato?
a. Via das pentoses.
b. Fermentação láctica.
c. Fermentação alcoólica.
d. Respiração celular.
e. Reação anaplerótica.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar qual delas não apresenta um destino do piruvato: a) Via das pentoses - O piruvato não é diretamente utilizado na via das pentoses, que é uma via metabólica que utiliza glicose-6-fosfato como substrato. Portanto, essa alternativa não é um destino do piruvato. b) Fermentação láctica - O piruvato pode ser convertido em ácido lático durante a fermentação láctica, então essa alternativa é um destino do piruvato. c) Fermentação alcoólica - O piruvato também pode ser convertido em etanol durante a fermentação alcoólica, então essa alternativa é um destino do piruvato. d) Respiração celular - O piruvato é um intermediário importante na respiração celular, onde é convertido em acetil-CoA antes de entrar no ciclo de Krebs. Portanto, essa alternativa é um destino do piruvato. e) Reação anaplerótica - As reações anapleróticas são aquelas que reabastecem os intermediários do ciclo de Krebs, mas o piruvato não é diretamente um substrato para essas reações. Dessa forma, a alternativa que não apresenta um dos destinos do piruvato é: a) Via das pentoses.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na maioria dos tecidos, os processos de obtenção de energia a partir da glicose começam com a sequência de reações conhecidas como glicólise que ocorre no citoplasma celular, cujo produto final é o piruvato. Cada molécula de glicose fornece duas moléculas de piruvato.
Podemos afirmar que: I- A glicólise pode ser dividida em duas etapas conhecidas como fase de investimento e fase de produção. II- Na fase de investimento ocorre ação de quinases. III- Na fase de produção há participação de coenzimas. IV- O saldo final de ATP formado na glicólise é 2 ATP por molécula de glicose. De acordo com as afirmacoes, assinale a alternativa correta:
I- A glicólise pode ser dividida em duas etapas conhecidas como fase de investimento e fase de produção.
II- Na fase de investimento ocorre ação de quinases.
III- Na fase de produção há participação de coenzimas.
IV- O saldo final de ATP formado na glicólise é 2 ATP por molécula de glicose.
a. I e II estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. III e IV estão corretas.
d. I e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que mostra grau de importância das diversas categorias alimentares. De acordo com ela, os carboidratos devem ser a base de nossa alimentação.
Esse elemento pode ser classificado em: I- Monossacarídeo que pode ter hidrólise e fornece sacarose, o açúcar das frutas. II- Dissacarídeo possui estrutura cíclica devido a uma reação entre o grupo carbonila e uma hidroxila. III- Polissacarídeos são polímeros de amilose e amilopectina. Analisando as afirmativas, assinale a alternativa correta:
I- Monossacarídeo que pode ter hidrólise e fornece sacarose, o açúcar das frutas.
II- Dissacarídeo possui estrutura cíclica devido a uma reação entre o grupo carbonila e uma hidroxila.
III- Polissacarídeos são polímeros de amilose e amilopectina.
a. I e II estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão incorretas.

Digestão compreende a hidrólise de moléculas complexas presentes nos alimentos para que haja a absorção e, posteriormente, utilização pelos processos orgânicos.
Pode-se dizer que: I- O amido é o único elemento da digestão que se inicia na boca por meio da ação da α-amilase salivar. II- As enzimas sacarase e lactase são importantes para digestão de carboidratos na mucosa intestinal. III- A enzima isomaltase não participa de processos digestórios. Está correta a alternativa:
I- O amido é o único elemento da digestão que se inicia na boca por meio da ação da α-amilase salivar.
II- As enzimas sacarase e lactase são importantes para digestão de carboidratos na mucosa intestinal.
III- A enzima isomaltase não participa de processos digestórios.
a. I está correta.
b. II está correta.
c. III está correta.
d. I e II estão corretas.
e. II e III estão corretas.

A glicose é a principal fonte de energia para todos os tipos celulares de mamíferos, nos quais é responsável pelo provimento de ATP tanto em condições aeróbicas como anaeróbicas.
Pode-se afirmar que: I- Essas proteínas são denominadas Gluts ( glucose transporter – transportador de glicose). II- O Glut promove modificação conformacional na membrana celular, permitindo a entrada da glicose para o meio intracelular. III- O Glut 4 é dependente de insulina. IV- O Glut 4 é sensível ao glucagon. V- Os Gluts 1, 2 e 3 estão presentes nos eritrócitos, no fígado e nos neurônios, respectivamente. Qual alternativa apresenta a afirmativa incorreta?
I- Essas proteínas são denominadas Gluts ( glucose transporter – transportador de glicose).
II- O Glut promove modificação conformacional na membrana celular, permitindo a entrada da glicose para o meio intracelular.
III- O Glut 4 é dependente de insulina.
IV- O Glut 4 é sensível ao glucagon.
V- Os Gluts 1, 2 e 3 estão presentes nos eritrócitos, no fígado e nos neurônios, respectivamente.
a . I.
b. II.
c. III.
d. IV.
e. V.

Na maioria das células orgânicas encontra-se uma organela responsável pela geração de energia para o organismo. Essa organela se denomina mitocôndria.
Nessa via são formadas várias coenzimas e GTP. Podemos afirmar que: I- As coenzimas participantes dessa via são NAD + e FAD +. II- Participam dessas reações: citrato, α-cetoglutarato, fumarato, entre outros. III- Essas reações são ativadas quando a glicose é degradada pela glicólise aeróbica. De acordo com o enunciado e as proposições, o nome dessa via é:
I- As coenzimas participantes dessa via são NAD + e FAD +.
II- Participam dessas reações: citrato, α-cetoglutarato, fumarato, entre outros.
III- Essas reações são ativadas quando a glicose é degradada pela glicólise aeróbica.
a . Fosforilação do piruvato.
b. Ciclo de Krebs.
c. Glicólise aeróbica.
d. Cadeia transportadora de elétrons.
e. Glicose anaeróbica.

A molécula de ATP é formada por uma molécula de adenosina (base nitrogenada – adenina) + açúcar – ribose combinada a três radicais fosfato ligados em cadeia.
Assim, considerando a formação de ATP é possível afirmar que: I- Para a formação de ATP é necessária a participação da cadeia transportadora de elétrons. II- A enzima APT sintase é responsável pela catalisação da reação de união de Pi ao ADP. III- A teoria quimiotática de Mitchell é a síntese de ATP no citoplasma celular.
I- Para a formação de ATP é necessária a participação da cadeia transportadora de elétrons.
II- A enzima APT sintase é responsável pela catalisação da reação de união de Pi ao ADP.
III- A teoria quimiotática de Mitchell é a síntese de ATP no citoplasma celular.
a . I e II estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. III está correta.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina