Logo Passei Direto
Buscar
O pâncreas produz substâncias que atuam na digestão e nos hormônios, assegurando ao órgão uma função glandular tanto exócrina como endócrina. Dentre essas substâncias, temos a insulina. Cerca de 80% das ilhotas pancreáticas são formadas por células beta, responsáveis pela produção desse hormônio, que acelera o transporte de glicose para as células, diminuindo a quantidade dessa substância no sangue.
Sobre o tecido glandular que forma esse órgão, foram feitas as seguintes afirmativas: I- O tecido epitelial invagina-se, entrando no tecido conjuntivo e dando origem às glândulas. II- Glândulas endócrinas possuem ductos que se comunicam com o meio externo, como ocorre com o pâncreas ao liberar substâncias no tubo digestivo. III- A produção de hormônios ocorre pelas glândulas exócrinas, formadas a partir do tecido conjuntivo. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O tecido epitelial invagina-se, entrando no tecido conjuntivo e dando origem às glândulas.
II- Glândulas endócrinas possuem ductos que se comunicam com o meio externo, como ocorre com o pâncreas ao liberar substâncias no tubo digestivo.
III- A produção de hormônios ocorre pelas glândulas exócrinas, formadas a partir do tecido conjuntivo.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Apenas a alternativa I está correta.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Apenas a alternativa III está correta.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- O tecido epitelial invagina-se, entrando no tecido conjuntivo e dando origem às glândulas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as glândulas se formam a partir da invaginação do epitélio no tecido conjuntivo. II- Glândulas endócrinas possuem ductos que se comunicam com o meio externo, como ocorre com o pâncreas ao liberar substâncias no tubo digestivo. Falso, as glândulas endócrinas não possuem ductos e liberam seus hormônios diretamente na corrente sanguínea. O pâncreas, embora tenha uma parte exócrina que libera substâncias no tubo digestivo, não é uma glândula endócrina nesse contexto. III- A produção de hormônios ocorre pelas glândulas exócrinas, formadas a partir do tecido conjuntivo. Falso, a produção de hormônios ocorre nas glândulas endócrinas, não nas exócrinas. As glândulas exócrinas secretam substâncias como enzimas e não hormônios. Com base nessa análise, apenas a alternativa I está correta. Portanto, a resposta correta é: "Apenas a alternativa I está correta."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerados “vilões” para os adeptos da boa forma e da vida fitness, os adipócitos, células que compõem o tecido conjuntivo adiposo, são responsáveis não só pela reserva energética a partir do acúmulo de gordura, mas também participam da manutenção da temperatura corporal.
Sobre o tecido adiposo, foram feitas as seguintes afirmativas: I- Fetos possuem uma grande quantidade de tecido adiposo branco. II- O tecido adiposo é o único responsável pelo metabolismo energético do organismo. III- Este tecido conjuntivo é responsável pela produção de adipocinas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Fetos possuem uma grande quantidade de tecido adiposo branco.
II- O tecido adiposo é o único responsável pelo metabolismo energético do organismo.
III- Este tecido conjuntivo é responsável pela produção de adipocinas.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Apenas a alternativa I está correta.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Apenas a alternativa III está correta.

Queimaduras solares podem ser definidas como um tipo de queimadura na pele resultante da exposição excessiva à luz solar ou a lâmpadas solares. Os sintomas incluem pele vermelha, dolorida, com coceira e quente. A pele também pode formar bolhas. A exposição repetida aumenta o risco de outros problemas, como rugas, manchas escuras e câncer de pele.
Sobre as queimaduras solares, foram feitas as seguintes afirmativas: I- A vermelhidão é causada pela morte do tecido conjuntivo dérmico, levando à descamação e à posterior regeneração. II- A formação de bolhas indica que a queimadura atingiu somente a epiderme, formada pelo tecido epitelial. III- Queimaduras de primeiro e segundo grau são mais doloridas do que as queimaduras de terceiro grau, que atingem tecidos profundos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A vermelhidão é causada pela morte do tecido conjuntivo dérmico, levando à descamação e à posterior regeneração.
II- A formação de bolhas indica que a queimadura atingiu somente a epiderme, formada pelo tecido epitelial.
III- Queimaduras de primeiro e segundo grau são mais doloridas do que as queimaduras de terceiro grau, que atingem tecidos profundos.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Apenas a alternativa III está correta.
Apenas a alternativa I está correta.
Apenas a alternativa II está correta.

Você já imaginou como seria se nossas narinas fossem formadas de tecido conjuntivo ósseo? Ao assoar o nariz, durante uma crise alérgica ou uma gripe, ele seria quebrado pela pressão dos dedos e do lenço. E as orelhas? Seria impossível dormir sobre elas e mantê-las intactas. Estas situações são evitadas porque as estruturas citadas são formadas de tecido conjuntivo cartilaginoso.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o tecido cartilaginoso:
O tecido cartilaginoso é formado de células totipotentes que produzem os elementos figurados do sangue através da hematopoese.
Junto com o tecido ósseo, o tecido cartilaginoso pode ser classificado como tecido conjuntivo propriamente dito. Sua flexibilidade se deve ao fato de esse tecido armazenar triglicerídeos, altamente ricos em energia.
Disposto entre uma matriz de fibras colágenas frouxas, esse tecido preenche espaços entre os demais tecidos.
Suas células são anucleadas e responsáveis pelo transporte de gases por todo o organismo.

Mais conteúdos dessa disciplina