Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) as plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização evita contaminações por microorganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso. Embora a Fitoterapia use a medicina moderna para ajudar a compreender a ação das plantas, deve-se enfatizar que não é a intenção dos Fitoterapeutas isolar e purificar os componentes ativos, para uso clínico. Esta é a premissa da indústria farmacêutica. Muitas das drogas sintéticas usadas hoje são baseados em constituintes de plantas. Desde meados da década de 80 tem havido um ressurgimento no interesse da exploração de substâncias naturais, assim como a descoberta de drogas para novos compostos. Alguns componentes fazem parte do medicamento fitoterápico comercializado.
Sobre a fitoterapia, analise a tabela a seguir: Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
COLUNA 1 COLUNA 2
(1) ADJUVANTE A - Uma substância de origem natural ou sintética adicionada ao fitoterápico com finalidade de estabelecer as características principais do produto e contribuir para sua forma física, sabor, textura, estabilidade e aparência global.
(2) EXCIPIENTES B - Aditivos alimentares, ou outras substâncias que previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos e formulações farmacêuticas por fungos, bactérias, e outros micro-organismos.
(3) CONSERVANTES C - Componente ou um grupo de substâncias químicas (alcaloides, ácidos graxos, flavonoides, entre outros) presentes na matéria-prima vegetal e utilizados como referência para o controle de qualidade tanto da matéria-prima em si como do fitoterápico.
(4) MARCADOR D - Qualquer substância, diferente do fármaco ou do pró-fármaco, que tem sua segurança avaliada e, a partir de então, pode ser incluída na forma farmacêutica.
a. 1-D, 2-B, 3-C, 4-A.
b. 1-D, 2-C, 3-A, 4-B.
c. 1-A, 2-D, 3-B, 4-C.
d. 1-A, 2-B, 3-C, 4-D.
e. 1-C, 2-B, 3-A, 4-D.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada item da coluna 1 e suas definições na coluna 2 para encontrar a associação correta: (1) ADJUVANTE - Uma substância que ajuda a estabelecer as características principais do produto. Isso se encaixa com a definição de D (Qualquer substância, diferente do fármaco ou do pró-fármaco, que tem sua segurança avaliada e, a partir de então, pode ser incluída na forma farmacêutica). (2) EXCIPIENTES - São substâncias que ajudam na formulação, mas não têm efeito terapêutico. Isso se encaixa com a definição de A (Uma substância de origem natural ou sintética adicionada ao fitoterápico com finalidade de estabelecer as características principais do produto e contribuir para sua forma física, sabor, textura, estabilidade e aparência global). (3) CONSERVANTES - São aditivos que previnem a deterioração. Isso se encaixa com a definição de B (Aditivos alimentares, ou outras substâncias que previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos e formulações farmacêuticas por fungos, bactérias, e outros micro-organismos). (4) MARCADOR - Refere-se a componentes utilizados para controle de qualidade. Isso se encaixa com a definição de C (Componente ou um grupo de substâncias químicas presentes na matéria-prima vegetal e utilizados como referência para o controle de qualidade tanto da matéria-prima em si como do fitoterápico). Agora, juntando tudo, temos: 1 - D 2 - A 3 - B 4 - C Portanto, a alternativa correta é: d. 1-A, 2-B, 3-C, 4-D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O medicamento fitoterápico de acordo com a legislação sanitária brasileira é o medicamento obtido exclusivamente por matérias-primas ativas vegetais, sendo caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso. Com base na evolução histórica do uso de plantas medicinais e aromáticas, em 1978 a Conferência Internacional sobre Atenção Primária em Saúde, realizada em Alma-Ata, demonstrou ao mundo a necessidade de incentivar ações no desenvolvimento e implantação de tecnologias voltadas à pesquisa e ao uso de plantas medicinais na terapêutica.
Analise as afirmativas abaixo referente ao texto: Agora, assinale a alternativa correta:
I - A Aloe vera, tem sido utilizada há milhares de anos na medicina tradicional, principalmente na cicatrização de feridas e no tratamento de queimaduras.
II- O marcador é uma substância de origem natural ou sintética adicionada ao fitoterápico com finalidade de estabelecer as características principais do produto, ou seja, é o excipiente com função a nível das características organolépticas do medicamento que serve para dar sabor, cheiro ou cor.
III- Adjuvante é um componente ou um grupo de substâncias químicas (alcaloides, ácidos graxos, flavonoides, entre outros) presentes na matéria-prima vegetal e utilizados como referência para o controle de qualidade tanto da matéria-prima em si como do fitoterápico.
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Somente a alternativa II está correta.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

A origem da palavra droga não está ainda bem esclarecida. Alguns consideram provável que esteja relacionada com a palavra alemã trocken que significa secar, visto as drogas de origem vegetal ou animal se apresentarem quase que exclusivamente no estado seco. Outros acreditam que a palavra droga derive do holandês droog que significa seco, através do francês drogue. PHARMACON que significa droga, medicamento, e GNOSIS conhecimento. Ou seja, o estudo e o conhecimento das drogas: vale dizer - a história, a produção, a comercialização, o uso, a identificação, o isolamento dos princípios ativos das drogas, sua conservação e, finalmente, o seu armazenamento. A pesquisa de novas plantas medicinais busca o isolamento de seus princípios ativos bem como o extrato vegetal.
Assinale a alternativa correta sobre farmacognosia.
a. O estramônio, a beladona, meimendro e a trombeteira não são consideradas “drogas”, em virtude de possuírem alcalóides.
b. A utilização dos frutos verdes, plenamente desenvolvidos de papoula (Papaver somniferum L.) exsudará um látex que, em contato com o ar se solidificará. Este exsudato raspado das cápsulas, reunido e moldado em forma de pães após processo de secagem vai constituir o pão de ópio e não é considerado uma “droga” na farmacognosia.
c. A utilização das uvas rosadas, pertencente à espécie Vitis vinifera L. submetidos ao processo de secagem, transformando-os em uva passa, apresenta uso medicinal.
d. As folhas de Eucalipto, Eucalyptus globulus Labillardiere, utilizadas no tratamento de moléstias do aparelho respiratório, coletadas simplesmente do vegetal não constituem droga.
e. “Drogas” derivadas são produtos derivados apenas de plantas, obtidos diretamente, isto é, sem utilização de processo extrativo delicado.

Os Fitoterápicos são medicamentos que são obtidos empregando-se, como princípio ativo, exclusivamente derivados de drogas vegetais. Podem ser caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, como também pela constância de sua qualidade. Os medicamentos Fitoterápicos são regulamentados no Brasil como medicamentos convencionais e têm que apresentar critérios similares de qualidade, segurança e eficácia requeridos pela ANVISA para todos os medicamentos. Nos últimos anos pode-se se observar um crescimento no consumo de medicamentos fitoterápicos pela população brasileira. Inúmeros fatores podem explicar o aumento do consumo desses medicamentos, tais como o avanço ocorrido na área cientifica que permitiram assim o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos reconhecidamente seguros e eficazes, como também uma forte pretensão de busca, pela população, por terapias que posam ser menos agressivas e destinadas ao atendimento primário à saúde.
Considerando o conteúdo apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I- Medicamentos fitoterápicos são obtidos por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
II- São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Os estudos dos metabólitos secundários de plantas se desenvolveram aceleradamente nos últimos 50 anos. Estes compostos são conhecidos por desempenharem um papel importante na adaptação das plantas aos seus ambientes e também representam uma fonte importante de substâncias farmacologicamente ativas.
De acordo com as características farmacológicas das plantas medicinais e dos fitoterápicos marque a alternativa correta.
a. Os alcalóides podem ser definidos como compostos farmacologicamente ativos, contendo um nitrogênio e derivados de aminoácidos. São distribuídos de maneira uniforme no reino vegetal e estão presentes em todos gêneros e espécies de plantas.
b. O uso de ferramentas genéticas e o grande conhecimento atual sobre a regulação das vias do metabolismo secundário poderão fornecer a base para a produção dos metabólitos secundários em níveis aceitáveis comercialmente.
c. A função dos compostos fenólicos está envolvida com a síntese das ligninas que são comuns a todas as plantas superiores e são poucos atrativos aos seres humanos e a outros animais, devido a forte atração a insetos, fungos, vírus e bactérias.
d. Os metabólitos secundários são muito fáceis de serem extraídos e potencializados, levando cientistas e biotecnologistas a produzi-los o in vitro devido a sua baixa complexidade de replicação.
e. Os compostos secundários de plantas são usualmente classificados de acordo com a sua rota biossintética. As três famílias de moléculas principais são geralmente consideradas: os compostos fenólicos, terpênicos e esteróides.

Mais conteúdos dessa disciplina