Logo Passei Direto
Buscar
A deficiência auditiva caracteriza-se pela diminuição da capacidade de percepção dos sons, de forma parcial, em que ainda pode persistir algum grau de audição, ou total. Esta perda da audição pode ser medida através de um aparelho chamado audiômetro, que mede os níveis de audição em decibéis.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Leve: quando a perda auditiva é de até 40 decibéis, que impede a audição de um som fraco ou muito perto.
II. Moderada: é a perda auditiva entre 40 e 70 decibéis, em que só são compreendidos sons de alta intensidade, causando dificuldades na comunicação, como atraso da linguagem, e necessidade de habilidades de leitura labial para uma melhor compreensão.
III. Severa: causa perda auditiva entre 70 e 90 decibéis, que permite a compreensão de alguns ruídos e vozes intensas, tornando a percepção visual e a leitura labial importantes para a compreensão.
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. III apenas.
d. I, apenas.
e. I, II e III.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Leve: quando a perda auditiva é de até 40 decibéis, que impede a audição de um som fraco ou muito perto. Essa afirmativa está incorreta. A perda auditiva leve é geralmente considerada até 25 decibéis, e não 40 decibéis. II. Moderada: é a perda auditiva entre 40 e 70 decibéis, em que só são compreendidos sons de alta intensidade, causando dificuldades na comunicação, como atraso da linguagem, e necessidade de habilidades de leitura labial para uma melhor compreensão. Essa afirmativa está correta. III. Severa: causa perda auditiva entre 70 e 90 decibéis, que permite a compreensão de alguns ruídos e vozes intensas, tornando a percepção visual e a leitura labial importantes para a compreensão. Essa afirmativa também está correta. Com base na análise, apenas os itens II e III estão corretos. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. Ou seja, é uma forma de comunicação visual, através de gestos e expressões corporais. Ela é considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. É majoritariamente usada por pessoas surdas e mudas para se comunicar. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil.
Fazendo referência sobre a língua de sinais, avalie as alternativas abaixo.
a. Assim como os idiomas orais, as línguas de sinais também têm semelhanças umas com as outras e muitas vezes compartilham a origem. A própria Libras se originou de uma mistura entre a língua Inglesa de sinais e gestos usada no Brasil, quando foi criada em 1858. E hoje em dia ela tem a sua identidade própria e uma importância enorme para a comunidade surda, já que é um dos principais pontos de contato entre os surdos.
b. A Libras é uma língua, porque ela não possui suas próprias regras. Aliás, ela é uma das línguas oficiais do Brasil e a primeira língua da comunidade surda.
c. A Libras é uma língua universal.
d. A Libras possui origem na francesa LSF, porque foi através do professor francês Eduard Huet, que a língua de sinais chegou ao Brasil. Ele criou a primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES).
e. A língua, por outro lado, é um conjunto organizado de movimentos e gestos que um grupo usa para se comunicar, um sistema que possui uma estrutura e regras próprias.

Para os surdos, a surdez não é uma deficiência – é uma outra forma de experimentar o mundo. Mais do que isso, a surdez é uma potencialidade, que abre as portas para uma cultura própria muito rica, que não se identifica pelo que ouve ou não. Na comunidade surda não há 'perda auditiva', mas sim um 'ganho surdo'. E como os surdos dependem da língua de sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras e em todos os lugares, desde as escolas até a internet – o que não faz tanta diferença assim para quem é deficiente auditivo.
Com base na apresentação do texto, avalie as alternativas a seguir e assinale corretamente.
a. A Libras é uma língua (uma linguagem) reconhecida por lei internacional e possui estrutura e gramática próprias.
b. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em desigualdades de condições com as demais pessoas.
c. Deve-se considerar como pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva 100% e, não compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais.
d. O fator preponderante para a escolha de um ou outro termo é a participação na comunidade surda.
e. Por ser uma língua visual, ela é muito mais difícil de ser aprendida pelos surdos e por isso é o primeiro idioma da comunidade surda no país.

Mais conteúdos dessa disciplina