Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
Atente ao fragmento de texto a seguir: "Com o avanço da cotonicultura, o manejo de pragas tem se tornado cada vez mais importante, principalmente pelo fato do alto número de pragas que atacam o algodão, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. No Brasil, em torno de 20 pragas tem potencial de dano na cultura."
Em relação às pragas do algodoeiro e pensando no conteúdo do livro-base Grandes Culturas, Rota 3, Tema 3, marque a alternativa correta.
A Uma das principais pragas é o pulgão do algodoeiro (Aphis gossypii Glover) (Hemiptera: Aphididae). Esta é uma das primeiras pragas que podem atacar a cultura.
B O bicudo do algodoeiro Frankliniela schultzei (Trybom, 1920) (Thysanoptera: Thripidae) é outra praga importante do algodoeiro. São pequenos, entre 1 e 3 mm de comprimento, e os adultos tem cor escura, sendo que as ninfas têm cor amarela.
C O ataque do bicudo do algodoeiro deixa as folhas de aspecto coriáceo e quebradiças, fazendo com que as bordas das folhas fiquem dobradas para cima.
D A Helicoverpa armigera (Hübner) (Leipidoptera: Noctuidae) é outra praga que tem sido identificada nas lavouras de algodão. Ela faz parte do complexo de pragas chamadas de pragas iniciais.
E O tripes, Anthonomus grandis (Boh., 1843) (Coleoptera: Curculionidae), coloca um ovo por buraco no botão floral. As larvas e os adultos alimentam-se dos botões florais e depois das maçãs.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação às pragas do algodoeiro: A) O pulgão do algodoeiro (Aphis gossypii Glover) é realmente uma praga importante e pode atacar a cultura, mas não é necessariamente uma das primeiras pragas a atacar. B) O bicudo do algodoeiro (Frankliniella schultzei) é uma praga importante, mas a descrição sobre a cor e o tamanho não está correta. O bicudo do algodoeiro é um besouro, e a descrição parece confundir com outra praga. C) O ataque do bicudo do algodoeiro realmente pode causar folhas com aspecto coriáceo e quebradiças, e as bordas das folhas podem ficar dobradas para cima. Esta descrição é correta. D) A Helicoverpa armigera é uma praga importante, mas não é considerada uma praga inicial, e sim uma praga de final de ciclo. E) O tripes mencionado (Anthonomus grandis) não é o nome correto para o inseto que ataca o algodão, pois este é um besouro e não um tripes. Além disso, a descrição não está correta. Após essa análise, a alternativa correta é a C: "O ataque do bicudo do algodoeiro deixa as folhas de aspecto coriáceo e quebradiças, fazendo com que as bordas das folhas fiquem dobradas para cima."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente a seguinte citação: "O milho é uma gramínea, pertencente à família Poaceae e cujo nome científico é Zea mays L. O seu centro de origem mais provável é nas Américas, pois seus ancestrais prováveis ainda se encontram lá. Estudos mostram que o milho foi domesticado há mais de 10 mil anos, tornando-o um dos vegetais que foi domesticado há mais tempo pelo ser humano. O milho era de extrema importância para as civilizações chamadas de pré-colombianas, antes da descoberta das Américas pelos europeus. Eram os incas, astecas e maias, sendo a base da alimentação e agricultura destes povos. Durante este tempo, o ser humano foi selecionando o milho, para que ele tivesse aquelas qualidades necessárias para seu consumo, fazendo-o cada vez mais diferente daquelas espécies que deram origem ao milho."
A partir do conteúdo do livro-base Grandes Culturas, Rota 2, Tema 1, sobre o milho analise as sentenças a seguir: Agora assinale as sentenças corretas:
I. O milho tem baixa variabilidade genética, possuindo somente um fenótipo, isto é, uma cor, uma forma, um tamanho etc.
II. O principal componente do grão de milho e que mais interessa ao ser humano é o endosperma, que tem um teor de amido muito alto, fazendo com que o milho seja tipificado como um cereal.
III. O principal uso do milho é como ração animal, principalmente para animais monogástricos, como suínos, por exemplo.
IV. Diversos produtos podem ser obtidos a partir do milho, de forma direta ou indireta, como: amido e glucose, balas e confeitos, bebidas gasosas, iogurtes, lápis de cera e de cor, maioneses, margarinas, óleo comestível, pães e biscoitos, cereais matinais, cerveja, combustível (etanol de milho), cremes de barba, fraldas descartáveis, pasta de dente, pós para sobremesa, produtos de chocolates, tecidos e gomas, whisky e xaropes, entre outros.
A I, apenas
B II e III, apenas
C I, II e IV, apenas
D II, III e IV, apenas
E I, II, III e IV

Atente ao fragmento de texto a seguir: "O algodão não suporta solos arenosos, pois estes, além de sua baixa fertilidade natural, têm pouca capacidade de retenção de água. O ideal é o solo seja mais argiloso. Apesar de serem solos mais pesados, os solos argilosos, como tem a capacidade de retenção de água bem maior, acabam sendo mais benéficos para a planta do algodão. Mas é preciso que o solo não tenha muita resistência à penetração, não seja muito compactado, se for, então deve-se dar especial atenção à pulverização física do solo, para que o sistema radicular do algodoeiro cresce sem barreiras."
Considerando a passagem de texto apresentada e os conteúdos do livro-base Grandes Culturas, Rota 3, tema 2, sobre as exigências edafoclimáticas do algodoeiro, analise as seguintes asserções: A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. O sistema radicular do algodoeiro é muito sensível à falta de oxigênio no solo.
II. Se houver baixa luminosidade, o algodoeiro produz menos carboidratos e aumenta a relação etileno/açúcares, facilitando a quebra das estruturas reprodutivas, quer dizer, as flores podem abortar.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são falsas.

Atente ao fragmento de texto a seguir: "O arroz é uma gramínea de ciclo anual, podendo ser adaptada ao ambiente aquático. Ela varia muito na sua altura, desde 30 cm de altura, para cultivares anões, até 5 m de altura em cultivares que flutuam em corpos de água."
Sobre o arroz e considerando a passagem de texto apresentada e os conteúdos do livro-base Grandes Culturas, Rota 3, Tema 4, analise as afirmativas abaixo Estão corretas as afirmativas:
I. A planta do arroz é formada por um colmo ou caule, que é composto por nós e entrenós. O número de nós depende da genética do cultivar.
II. As folhas são compostas por bainha e lâmina e seu comprimento, largura, área, forma, cor, ângulo e se tem pelos ou não, varia com os diferentes cultivares existentes.
III. O sistema radicular do arroz pode chegar até a 1m de profundidade, quando é cultivado no chamado sistema de sequeiro. Mas quando é feito o cultivo por inundação, raramente passam de 40 cm de profundidade, devido ao pouco oxigênio disponível neste sistema.
IV. A panícula é a inflorescência do arroz, e está localizada no último entrenó do colmo (caule). Ela é formada por base, raquis, ramificações primárias e secundárias, pedicelo, glumas rudimentares e as espiguetas. É na panícula que se formam os grãos (sementes) do arroz.
V. A panícula do arroz é uma cariopse, dentro da qual só existe uma semente, que está fundida com a parede do ovário amadurecido (pericarpo).
A III, apenas
B III e IV, apenas
C I, II e V, apenas
D I, II, III e IV, apenas

Considerando a passagem de texto apresentada e os conteúdos do livro-base Grandes Culturas, Rota 5, Tema 4, sobre as exigências edafoclimáticas da cana-de-açúcar.
Quais afirmativas estão corretas?
I. Para que os toletes da cana brotem, a temperatura ideal é entre 32 e 38ºC. Já para o crescimento ideal, para que a planta fique forte e vigorosa e tenha alta produtividade e acúmulo de açúcar, o ideal é entre 22 e 30ºC. Abaixo de 20ºC o crescimento é bem menor, e a produção é prejudicada;
II. Quando falamos de umidade, a cana de açúcar precisa, em seu desenvolvimento vegetativo, de 1500 a 2500 mm, mas esta chuva precisa ser distribuída de modo uniforme durante o ciclo da planta. Por isso é tão importante definir-se os locais corretos para o cultivo da cana;
III. Na fase maturação ocorre a paralisação do crescimento vegetativo da planta e há o acúmulo de sacarose no seu colmo. Nesta fase o ideal é que haja uma diminuída na chuva, de preferência uma estação seca, e as temperaturas sejam ligeiramente mais baixas;
IV. No Brasil a cana de açúcar é cultivada em vários lugares diferentes, inclusive com solos bem distintos. Porém, se as características de solo se afastarem daquelas consideradas como ideais, o rendimento pode diminuir consideravelmente. O ideal é que tenha leves declives, entre 2 a 5%, para facilitar a drenagem do solo. Em áreas muito planas, talvez seja preciso para drenagem;
V. A cana de açúcar tem preferência por solos mais profundos, por que seu sistema radicular é capaz de explorar maiores profundidades. A cultura precisa de solos com grande capacidade de retenção de água. Se houver deficiência no fornecimento de água no quinto ou sexto mês de desenvolvimento, pode haver menor rendimento.
A II, apenas
B III e IV, apenas
C I, II, IV e V, apenas
D II, III, IV e V, apenas
E I, II, III, IV e V

Mais conteúdos dessa disciplina