Logo Passei Direto
Buscar

Design Gráfico

Colégio Objetivo
O valor matemático da proporção áurea equivale a, aproximadamente, 1,6180. Esse é o chamado número áureo. Ele é representado pela letra grega phi, em homenagem ao matemático grego Phideas. Sobre o número áureo analise as afirmativas abaixo:
A alternativa que contém as afirmativas corretas é:
I - No segmento áureo, o valor 1,6180 é obtido dividindo o segmento maior pelo menor e a reta inteira pelo segmento maior.
II - A divisão do valor da reta inteira pelo valor do segmento menor resulta em 1,6180.
III - O número áureo foi descoberto pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci.
IV - Se, no segmento áureo, o valor do segmento maior for 21, o valor do segmento menor será próximo de 13.
User badge image
atualidades360

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o número áureo: I - No segmento áureo, o valor 1,6180 é obtido dividindo o segmento maior pelo menor e a reta inteira pelo segmento maior. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a proporção áurea é definida dessa forma. II - A divisão do valor da reta inteira pelo valor do segmento menor resulta em 1,6180. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois segue a definição da proporção áurea. III - O número áureo foi descoberto pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci. Falso, o número áureo é associado a várias culturas e matemáticos, mas não foi "descoberto" por Fibonacci. Ele é mais conhecido por sua sequência, que se relaciona com a proporção áurea, mas não é o descobridor do número áureo em si. IV - Se, no segmento áureo, o valor do segmento maior for 21, o valor do segmento menor será próximo de 13. Verdadeiro, se o segmento maior é 21, o segmento menor deve ser aproximadamente 21/1,6180, que resulta em cerca de 12,99, próximo de 13. Agora, vamos ver quais afirmativas são verdadeiras: I, II e IV são verdadeiras, enquanto III é falsa. Portanto, a alternativa que contém as afirmativas corretas é: a) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto: "O desenho de observação é um exercício de comparações (...). Para se obter a noção do tamanho da figura ou das figuras, é preciso comparar a altura da figura com a sua largura. Em outras palavras, é preciso saber sua proporção." HALLAWELL, P. À mão livre: a linguagem e as técnicas do desenho. São Paulo: Editora Melhoramentos, 4a edição, 2006, p. 18). De acordo com o texto acima e com o conteúdo do livro texto, analise as seguintes questões:
Está correto o que se afirma em:
I - A análise da proporção é, essencialmente, um exercício de comparação.
II - Cada objeto tem sua proporção própria. por isso não se faz a comparação entre as medidas de objetos distintos.
III - A distância entre objetos é uma questão de composição e não tem relação com a proporção.
IV - Quando a relação entre as medidas do objeto retratado não é mantida no desenho, dizemos que ele está desproporcional.

Leia o seguinte fragmento: "(...) as proporções que conhecemos do objeto frequentemente não são as proporções que vemos. Embora o embasamento no processamento racional de informações no nosso cotidiano seja útil para entender o mundo visual, se queremos desenhar objetos como eles aparentam, precisamos, mais uma vez, evitar que nossa mente lógica substitua nossas percepções sensoriais diretas dos objetos pelo pensamento racional sobre eles". (CURTIS, Brian. Desenho de Observação. Ed. Bookman. Porto Alegre. 2015, p.83). A partir do texto lido e do conteúdo do texto base, podemos dizer que:
Devemos considerar a proporção que vemos, e não a que conhecemos.

A proporção áurea é um conceito desenvolvido na Grécia antiga. Ela é considerada a proporção perfeita, usada por arquitetos e artistas para conferir beleza e equilíbrio a suas obras.
Sobre o conceito da proporção áurea classifique as seguintes questões como verdadeiras ou falsas: A sequência correta está representada na alternativa:
I - O conceito de proporção áurea é originário de estudos matemáticos.
II - A proporção áurea se baseia nas leis da Gestalt.
III - Os elemento visuais em uma obra baseada na proporção áurea são perfeitamente simétricos.
IV - A beleza é um conceito subjetivo, logo não tem relação com a proporção áurea.

Observe a seguinte ilustração: Figura: Retângulo áureo Fonte: Adaptada de HALLAWELL, P. À mão livre: a linguagem e as técnicas do desenho. 4. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006, p.16 A ilustração acima representa o retângulo áureo, que é derivado do segmento áureo, ou seja, está na proporção de 1:1,618. Considerando que no retângulo áureo acima o valor de y é 34, classifique as seguintes afirmativas como verdadeiras ou falsas:
A sequência correta se encontra na alternativa:
I - ( ) O valor de x é 21.
II - ( ) O lado do quadrado inserido no retângulo equivale a 21.
III - ( ) A base do retângulo mede 55.
IV - ( ) O segmento de reta CZ equivale a um número da sequência de Fibonacci.

Mesmo desenhistas experientes evitam confiar no 'golpe de vista' ao calcular as proporções de um objeto. Uma técnica bastante empregada para ajudar nesse cálculo é a técnica do lápis, que emprega esse instrumento para comparar as medidas dos objetos a serem desenhados. Sobre essa técnica, analise as seguintes questões:
Está correto o que se afirma em:
I - O motivo porque o desenhista segura o lápis com o braço esticado, é garantir que as medidas sejam obtidas a partir da mesma distância focal.
II - Nesta técnica, o lápis serve de referência para a comparação de medidas, como se fosse uma unidade de medida.
III - Se um objeto medido com o lápis, tiver a largura equivalente à metade do tamanho do lápis, e a altura igual ao tamanho do lápis, podemos dizer que este objeto está na proporção de 1:1.
IV - Ao realizar a medida com a técnica do lápis deve-se fechar um dos olhos.

Aplicando a proporção áurea aos seus estudos matemáticos, Fibonacci desenvolveu uma sequência de números com características muito próprias.
Sobre a sequência de Fibonacci e de acordo com o texto base, classifique as seguintes questões como verdadeiras ou falsas: A alternativa que apresenta a sequência correta é:
I - A partir do 2, todos os números da sequência de Fibonacci são a soma dos dois números anteriores.
II - O número 8 está na sequência de Fibonacci, logo 6 e 2 são os números anteriores a ele.
III - A divisão de um número da sequência de Fibonacci pelo número anterior, resulta em algo próximo a 1,618 - o número áureo.
IV - A sequência de Fibonacci é finita e seu último elemento é o número 2584.

Mais conteúdos dessa disciplina