Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da economia e da sociedade no Segundo Reinado (1840-1889), complete as lacunas e assinale a alternativa correta: O café foi o principal produto de exportação do período, tendo na Província do Rio de Janeiro mão-de-obra basicamente __________. Em função da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, na década de 1860 o açúcar foi superado pelo(a) ________. Ocorreu a substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalho do imigrante europeu na Província de(a) __________, sendo que inicialmente se lhes aplicou o sistema de trabalho denominado __________. Confirmando e ampliando a formação dos latifúndios, em 1850 foi determinado por meio da __________, que terras públicas só poderiam ser adquiridas mediante compra.
a) Assalariada - fumo - Bahia - parceria - Lei das Capitanias.
b) Escrava - cacau - Minas Gerais - cooperação - Lei das Concessões.
c) Escrava - couro - São Paulo - harmonia - Lei Imobiliária.
d) Escrava - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Terras.
e) Assalariada - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Arras.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da economia e da sociedade no Segundo Reinado (1840-1889): 1. Mão-de-obra: O café foi cultivado principalmente com mão-de-obra escrava durante a maior parte do período do Segundo Reinado, especialmente na Província de São Paulo. 2. Produto de exportação: Durante a Guerra de Secessão nos Estados Unidos, o café superou o açúcar como principal produto de exportação. 3. Substituição da mão-de-obra: A substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalho do imigrante europeu ocorreu principalmente na Província de São Paulo, onde se aplicou o sistema de trabalho denominado "parceria". 4. Lei de Terras: Em 1850, a Lei de Terras estabeleceu que terras públicas só poderiam ser adquiridas mediante compra, confirmando a formação dos latifúndios. Agora, analisando as alternativas: a) Assalariada - fumo - Bahia - parceria - Lei das Capitanias. (Incorreta, pois o fumo não foi o principal produto e a mão-de-obra não era assalariada.) b) Escrava - cacau - Minas Gerais - cooperação - Lei das Concessões. (Incorreta, pois o cacau não superou o açúcar e a mão-de-obra era escrava.) c) Escrava - couro - São Paulo - harmonia - Lei Imobiliária. (Incorreta, pois o couro não é o produto que superou o açúcar e a Lei Imobiliária não é a correta.) d) Escrava - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Terras. (Incorreta, pois o algodão não superou o açúcar.) e) Assalariada - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Arras. (Incorreta, pois a mão-de-obra não era assalariada e o algodão não é o produto que superou o açúcar.) A alternativa correta, considerando todos os pontos analisados, é a d): Escrava - açúcar - São Paulo - parceria - Lei de Terras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1900 o Brasil ainda não havia estabelecido ou legalizado em definitivo suas fronteiras com vários países vizinhos. O problema mais difícil era a Questão - do Acre. Dentro do país, um número imenso de pessoas, brasileiros e imigrantes, deslocava-se em busca de novas zonas produtivas (...) O Brasil abria-se para os produtos industriais europeus, e os transportes e as comunicações avançavam na era do vapor e do telégrafo, sobretudo nas regiões economicamente mais poderosas. Esse texto do Prof. Wladimir Pomar descreve o Brasil da virada do século. Em Itajubá, a elite dedicava-se ao beneficiamento e à exportação de café. O capital amealhado permitiu a instalação da luz elétrica na cidade em 1907, bem como o desenvolvimento do comércio e o crescimento das atividades ligadas à estrada de ferro.
Que fatores determinaram o desenvolvimento das "regiões mais poderosas" às quais o texto acima se refere?
a) A diversificação da produção agrícola permitiu, no início do século XX, a exportação de fumo, milho e cacau, além de um pouco de café, levado para outros Estados com o crescimento do mercado interno.
b) Com o crescimento das exportações, o Brasil passou a ser o maior país exportador de produtos para os Estados Unidos, tendo sua balança de pagamento sempre sido favorecida com os créditos obtidos por tal comércio.
c) O açúcar, apesar de deixar de ser a única riqueza no comércio externo, nunca deixou de ser o grande produto de exportação, especialmente com a chegada dos imigrantes italianos que passaram a trabalhar na lavoura açucareira.
d) O fumo passou a ser o grande produto de exportação, principalmente porque servia como moeda de troca para a aquisição de escravos na costa da África.
e) O café substituiu o açúcar como principal valor nas exportações, seguido pela borracha, enquanto decrescia a exportação de açúcar.

Mais conteúdos dessa disciplina