Logo Passei Direto
Buscar
O sistema pecava pela base. Pretendia-se criar um regime de trabalho que pudesse substituir vantajosamente a mão-de-obra escrava na cultura cafeeira. Procurava-se a solução num regime misto que conciliasse fórmulas usuais em colônias de povoamento com o interesse do fazendeiro, habituado à rotina do braço escravo. O conflito revelou-se inevitável.
A análise da historiadora Emília Viotti da Costa refere-se
I - à política de imigração européia, especialmente italiana, durante o II Império no Brasil;
II - a conflitos entre fazendeiros e colonos relacionados ao sistema de parceria nos latifúndios cafeicultores;
III - ao sistema que provocou a revolta dos colonos em Limeira em 1857 e a proibição, pela Prússia, da emigração para o Brasil em 1859;
IV - ao sistema de parceria que levava o colono ao endividamento nos armazéns do fazendeiro.
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - à política de imigração européia, especialmente italiana, durante o II Império no Brasil; Verdadeiro, a política de imigração foi uma tentativa de substituir a mão-de-obra escrava, especialmente com a vinda de imigrantes italianos. II - a conflitos entre fazendeiros e colonos relacionados ao sistema de parceria nos latifúndios cafeicultores; Verdadeiro, houve conflitos entre fazendeiros e colonos, especialmente em relação ao sistema de parceria, que muitas vezes era desfavorável para os colonos. III - ao sistema que provocou a revolta dos colonos em Limeira em 1857 e a proibição, pela Prússia, da emigração para o Brasil em 1859; Verdadeiro, a revolta dos colonos em Limeira está relacionada ao sistema de parceria e a proibição da emigração pela Prússia também é um fato histórico relevante. IV - ao sistema de parceria que levava o colono ao endividamento nos armazéns do fazendeiro; Verdadeiro, o sistema de parceria frequentemente resultava em endividamento dos colonos, que dependiam dos armazéns dos fazendeiros. Todos os itens I, II, III e IV estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: e) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1900 o Brasil ainda não havia estabelecido ou legalizado em definitivo suas fronteiras com vários países vizinhos. O problema mais difícil era a Questão - do Acre. Dentro do país, um número imenso de pessoas, brasileiros e imigrantes, deslocava-se em busca de novas zonas produtivas (...) O Brasil abria-se para os produtos industriais europeus, e os transportes e as comunicações avançavam na era do vapor e do telégrafo, sobretudo nas regiões economicamente mais poderosas. Esse texto do Prof. Wladimir Pomar descreve o Brasil da virada do século. Em Itajubá, a elite dedicava-se ao beneficiamento e à exportação de café. O capital amealhado permitiu a instalação da luz elétrica na cidade em 1907, bem como o desenvolvimento do comércio e o crescimento das atividades ligadas à estrada de ferro.
Que fatores determinaram o desenvolvimento das "regiões mais poderosas" às quais o texto acima se refere?
a) A diversificação da produção agrícola permitiu, no início do século XX, a exportação de fumo, milho e cacau, além de um pouco de café, levado para outros Estados com o crescimento do mercado interno.
b) Com o crescimento das exportações, o Brasil passou a ser o maior país exportador de produtos para os Estados Unidos, tendo sua balança de pagamento sempre sido favorecida com os créditos obtidos por tal comércio.
c) O açúcar, apesar de deixar de ser a única riqueza no comércio externo, nunca deixou de ser o grande produto de exportação, especialmente com a chegada dos imigrantes italianos que passaram a trabalhar na lavoura açucareira.
d) O fumo passou a ser o grande produto de exportação, principalmente porque servia como moeda de troca para a aquisição de escravos na costa da África.
e) O café substituiu o açúcar como principal valor nas exportações, seguido pela borracha, enquanto decrescia a exportação de açúcar.

Mais conteúdos dessa disciplina