Logo Passei Direto
Buscar
“Depois de permanecer estagnada por 3/4 de século, a economia brasileira iniciou uma era de progresso a partir de meados do século XIX. Pelo menos, até o final da década de 1920 esse progresso baseou-se na expansão do setor agrícola-exportador. O mais importante e mais dinâmico produto de exportação era o café. A expansão das exportações, principalmente, de café, estimulou a diversificação das atividades econômicas internas e a modernização da economia.” (Wilson Suzigan – indústria brasileira – Origem e desenvolvimento). Considerando o setor cafeeiro do período a que se refere o texto, dê dois exemplos que comprovam a diversificação das atividades econômicas internas e a modernização da economia.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Dois exemplos que comprovam a diversificação das atividades econômicas internas e a modernização da economia brasileira durante o período de expansão do setor cafeeiro são: 1. Desenvolvimento da Indústria: A crescente demanda por produtos derivados do café e a necessidade de processar e embalar o grão impulsionaram a instalação de indústrias, como as de torrefação e embalagem, além de estimular a criação de fábricas de bens de consumo, como alimentos e bebidas. 2. Infraestrutura de Transporte: A expansão da produção de café levou à construção de ferrovias e estradas, facilitando o escoamento da produção agrícola. Isso não apenas modernizou o transporte, mas também incentivou o comércio interno e a integração de diferentes regiões do Brasil. Esses fatores contribuíram para uma economia mais diversificada e dinâmica, além de promover a modernização do país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1900 o Brasil ainda não havia estabelecido ou legalizado em definitivo suas fronteiras com vários países vizinhos. O problema mais difícil era a Questão - do Acre. Dentro do país, um número imenso de pessoas, brasileiros e imigrantes, deslocava-se em busca de novas zonas produtivas (...) O Brasil abria-se para os produtos industriais europeus, e os transportes e as comunicações avançavam na era do vapor e do telégrafo, sobretudo nas regiões economicamente mais poderosas. Esse texto do Prof. Wladimir Pomar descreve o Brasil da virada do século. Em Itajubá, a elite dedicava-se ao beneficiamento e à exportação de café. O capital amealhado permitiu a instalação da luz elétrica na cidade em 1907, bem como o desenvolvimento do comércio e o crescimento das atividades ligadas à estrada de ferro.
Que fatores determinaram o desenvolvimento das "regiões mais poderosas" às quais o texto acima se refere?
a) A diversificação da produção agrícola permitiu, no início do século XX, a exportação de fumo, milho e cacau, além de um pouco de café, levado para outros Estados com o crescimento do mercado interno.
b) Com o crescimento das exportações, o Brasil passou a ser o maior país exportador de produtos para os Estados Unidos, tendo sua balança de pagamento sempre sido favorecida com os créditos obtidos por tal comércio.
c) O açúcar, apesar de deixar de ser a única riqueza no comércio externo, nunca deixou de ser o grande produto de exportação, especialmente com a chegada dos imigrantes italianos que passaram a trabalhar na lavoura açucareira.
d) O fumo passou a ser o grande produto de exportação, principalmente porque servia como moeda de troca para a aquisição de escravos na costa da África.
e) O café substituiu o açúcar como principal valor nas exportações, seguido pela borracha, enquanto decrescia a exportação de açúcar.

Mais conteúdos dessa disciplina