Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “A primeira história da Psicologia, no Brasil, tem por título: A Psicologia Experimental no Brasil. Seu autor, defende, em 1911, tese com o título: Associação de Idéias. Trata-se de Plínio Olinto, a quem o Rio de Janeiro deve a criação, no Instituto de Educação, do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica. Ao retornar da Europa, onde estudara com Georges Dumas, Maurício de Medeiros, conhecedor de metodologia de pesquisa e técnicas projetivas, dedica-se completamente à Psicologia.” Fonte: SOARES, A. R. A Psicologia no Brasil. Revista Psicologia: ciência e profissão. Brasília, v. 30, p. 8-41, 2010. Considere essas informações e o conteúdo estudado sobre a história da Psicologia no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I. A Psicologia foi iniciada no Brasil por médicos formados na Europa, filhos de grandes latifundiários residentes no país.
II. As ideias psicológicas no Brasil surgiram com a vinda dos jesuítas para catequizar os índios. Seus ideais psicológicos de educação auxiliavam nesse processo.
III. O primeiro curso de graduação em Psicologia no Brasil foi criado na década de 50, no Rio de Janeiro.
IV. A Psicologia da Saúde foi uma área criada antes do curso de graduação em Psicologia, especialmente porque os aspectos psicológicos eram estudados por médicos.
1. I e III.
2. I e IV.
3. I, III e IV.
4. II e IV
5. I e II.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A Psicologia foi iniciada no Brasil por médicos formados na Europa, filhos de grandes latifundiários residentes no país. Essa afirmativa é um tanto exagerada e não é totalmente precisa, pois a Psicologia no Brasil teve influências de diversos profissionais, não apenas médicos filhos de latifundiários. Portanto, essa afirmativa é questionável. II. As ideias psicológicas no Brasil surgiram com a vinda dos jesuítas para catequizar os índios. Seus ideais psicológicos de educação auxiliavam nesse processo. Essa afirmativa é verdadeira, pois os jesuítas trouxeram conceitos que influenciaram a educação e a psicologia no Brasil. III. O primeiro curso de graduação em Psicologia no Brasil foi criado na década de 50, no Rio de Janeiro. Essa afirmativa é verdadeira, o primeiro curso de Psicologia foi realmente criado na década de 50. IV. A Psicologia da Saúde foi uma área criada antes do curso de graduação em Psicologia, especialmente porque os aspectos psicológicos eram estudados por médicos. Essa afirmativa é verdadeira, pois a Psicologia da Saúde começou a se desenvolver antes da formalização dos cursos de Psicologia. Agora, analisando as alternativas: 1. I e III. (não é correta, pois I é questionável) 2. I e IV. (não é correta, pois I é questionável) 3. I, III e IV. (não é correta, pois I é questionável) 4. II e IV. (é correta, pois ambas são verdadeiras) 5. I e II. (não é correta, pois I é questionável) Portanto, a alternativa correta é: 4. II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Dizer, simplesmente, que o ‘homem’ é objeto da ciência psicológica ou das várias psicologias não é suficiente, porque esta entidade genérica, em princípio, é objeto comum a todas as ditas ‘ciências humanas’ dedicadas ao seu estudo. Resta entender como esta disciplina desenha a partir desta abstração genérica seus sujeitos concretos, entender como são construídos os objetos neste campo, além de caracterizar o que singulariza o olhar das psicologias entre as ciências humanas: este moderno olhar sobre o ‘psicológico’.” Fonte: FILHO, K. P.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(as). Porto Alegre, Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 3, p. 14-19, 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020. A partir da reflexão acima, podemos concluir que foi necessário que a psicologia definisse a essência de seu objeto de estudo, visto que várias escolas psicológicas divergem em seus métodos de estudo e prática. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a subjetividade humana enquanto objeto de estudo da psicologia, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O comportamento é uma expressão visível da subjetividade humana.
II. O ser humano é um ser passivo na construção da sua história e da sua subjetividade.
III. A subjetividade é nata. A pessoa já nasce com as características de expressão e emoções a serem manifestadas na idade adulta.
IV. A subjetividade humana está em constante transformação.
1. I e IV.
2. I, II e IV.
3. I e II.
4. I e III.
5. III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina