Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “A teoria cognitiva tem fortes ligações com várias escolas filosóficas, como o estoicismo grego, o racionalismo, o empirismo e a fenomenologia, e com as escolas orientais de pensamento, como o budismo e o taoísmo. Sua premissa básica é a de que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas se sentem e se comportam.” Fonte: CORDIOLI, A. V. (Org). Psicoterapias: abordagens atuais. 3 ed. Porto Alegre, Artmed, 2008, p. 34. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Psicologia Cognitiva, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A Psicologia Cognitiva é uma corrente psicológica que, apesar de estar na escola de pensamento behaviorista, diverge de seus principais teóricos, por se contrapor ao comportamento e privilegiar a cognição.
II. A Psicologia Cognitiva contou com a contribuição de cientistas como Beck, Bandura, e Ellis, que apontaram os processos cognitivos como cruciais no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento da depressão.
III. A Psicologia Cognitiva é uma das abordagens mais recentes que defende a crença de que o comportamento humano pode ser compreendido por meio da forma de pensar das pessoas.
IV. Apesar de mostrar-se promissora, a Psicologia Cognitiva trouxe poucas contribuições sobre a intervenção clínica da ansiedade e depressão.
1. II e III.
2. I e IV.
3. II e IV.
4. I e III.
5. I, II e III.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A Psicologia Cognitiva é uma corrente psicológica que, apesar de estar na escola de pensamento behaviorista, diverge de seus principais teóricos, por se contrapor ao comportamento e privilegiar a cognição. Falso. A Psicologia Cognitiva não está na escola behaviorista; ela se desenvolveu como uma resposta ao behaviorismo, focando nos processos mentais, e não se contrapõe ao comportamento, mas sim complementa a compreensão do mesmo. II. A Psicologia Cognitiva contou com a contribuição de cientistas como Beck, Bandura e Ellis, que apontaram os processos cognitivos como cruciais no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento da depressão. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois esses teóricos realmente contribuíram para a compreensão dos processos cognitivos e seu impacto na depressão. III. A Psicologia Cognitiva é uma das abordagens mais recentes que defende a crença de que o comportamento humano pode ser compreendido por meio da forma de pensar das pessoas. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a Psicologia Cognitiva realmente enfatiza a importância dos processos de pensamento na compreensão do comportamento humano. IV. Apesar de mostrar-se promissora, a Psicologia Cognitiva trouxe poucas contribuições sobre a intervenção clínica da ansiedade e depressão. Falso. A Psicologia Cognitiva trouxe muitas contribuições significativas para a intervenção clínica, especialmente no tratamento da ansiedade e depressão. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: 1. II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Dizer, simplesmente, que o ‘homem’ é objeto da ciência psicológica ou das várias psicologias não é suficiente, porque esta entidade genérica, em princípio, é objeto comum a todas as ditas ‘ciências humanas’ dedicadas ao seu estudo. Resta entender como esta disciplina desenha a partir desta abstração genérica seus sujeitos concretos, entender como são construídos os objetos neste campo, além de caracterizar o que singulariza o olhar das psicologias entre as ciências humanas: este moderno olhar sobre o ‘psicológico’.” Fonte: FILHO, K. P.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(as). Porto Alegre, Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 3, p. 14-19, 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020. A partir da reflexão acima, podemos concluir que foi necessário que a psicologia definisse a essência de seu objeto de estudo, visto que várias escolas psicológicas divergem em seus métodos de estudo e prática. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a subjetividade humana enquanto objeto de estudo da psicologia, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O comportamento é uma expressão visível da subjetividade humana.
II. O ser humano é um ser passivo na construção da sua história e da sua subjetividade.
III. A subjetividade é nata. A pessoa já nasce com as características de expressão e emoções a serem manifestadas na idade adulta.
IV. A subjetividade humana está em constante transformação.
1. I e IV.
2. I, II e IV.
3. I e II.
4. I e III.
5. III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina