Logo Passei Direto
Buscar
No período renascentista (Séc. XIV-XVI), veremos que com o fortalecimento da burguesia o crescimento da manufatura alterou significativamente as formas de trabalho, onde a produção doméstica feita por artesãos foi sendo substituída por uma produção em maior escala, dentro dos moldes capitalistas em franco desenvolvimento então. Com isso, a nova ordem do Mercantilismo, levou, dentre outras medidas políticas e econômicas, uma aliança entre burgueses e a alta nobreza. Outra característica do período foram modificações no pensamento religioso pautadas pelo racionalismo que, por sua vez, é a retomada do pensamento filosófico presente na Antiguidade Clássica.
Quais dessas afirmacoes fazem parte deste período? Marque a opção correta:
a. Havia neste momento uma preocupação de fato de preparar as crianças para uma vida social mais justa e equilibrada, preocupada com o bem-estar social, com o progresso e a transformação. É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se novas.
b. Um desses modelos visava formar as “gentes de ofício” como o alfaiate, ferreiro, boticário, tecelão, marceneiro, etc. Com o incremento comercial e as exigências por luxo e conforto da nascente burguesia e da já existente nobreza, os artesãos passaram a se organizar em Corporações de Ofício.
c. Nos dois momentos da sociedade medieval existiam modelos educacionais. Como já visto na Unidade anterior, o cristianismo em ascensão desde o final do século III impôs ao mundo europeu um novo modelo de homem baseado na vida de Jesus Cristo, mas, esse modelo seria superado por outras formas de pensar propostas pelo mundo medieval centrado na Igreja Católica.
d. De acordo com Aranha (2012, p. 127), com a queda do último rei etrusco, teve início a República, fase em que os patrícios dominam a política e, por consequência, representavam seus interesses particulares. A duração da República romana foi de aproximadamente cinco séculos, sendo delimitada pelos anos de 509 a. C. até 27 a. C.
e. Este período se constrói dentro de uma contradição entre o absolutismo real em um mundo cada vez mais liberal, onde os valores burgueses ficavam cada vez mais evidentes enquanto se fortaleciam gradualmente. As novas formas de vida obrigavam cada vez mais pessoas a educarem-se, a especialização dos saberes ganha forma.
User badge image
EducacaoHistorica

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: a. Havia neste momento uma preocupação de fato de preparar as crianças para uma vida social mais justa e equilibrada, preocupada com o bem-estar social, com o progresso e a transformação. É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se novas. Falso, embora houvesse um interesse crescente pela educação, a preocupação com uma vida social justa e equilibrada não era uma característica central do período renascentista. b. Um desses modelos visava formar as “gentes de ofício” como o alfaiate, ferreiro, boticário, tecelão, marceneiro, etc. Com o incremento comercial e as exigências por luxo e conforto da nascente burguesia e da já existente nobreza, os artesãos passaram a se organizar em Corporações de Ofício. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a realidade do período, onde as corporações de ofício se tornaram importantes na organização do trabalho artesanal. c. Nos dois momentos da sociedade medieval existiam modelos educacionais. Como já visto na Unidade anterior, o cristianismo em ascensão desde o final do século III impôs ao mundo europeu um novo modelo de homem baseado na vida de Jesus Cristo, mas, esse modelo seria superado por outras formas de pensar propostas pelo mundo medieval centrado na Igreja Católica. Falso, essa afirmativa não se relaciona diretamente com o período renascentista, mas sim com a transição da Idade Média. d. De acordo com Aranha (2012, p. 127), com a queda do último rei etrusco, teve início a República, fase em que os patrícios dominam a política e, por consequência, representavam seus interesses particulares. A duração da República romana foi de aproximadamente cinco séculos, sendo delimitada pelos anos de 509 a. C. até 27 a. C. Falso, essa afirmativa trata da história da Roma Antiga e não do período renascentista. e. Este período se constrói dentro de uma contradição entre o absolutismo real em um mundo cada vez mais liberal, onde os valores burgueses ficavam cada vez mais evidentes enquanto se fortaleciam gradualmente. As novas formas de vida obrigavam cada vez mais pessoas a educarem-se, a especialização dos saberes ganha forma. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois reflete a tensão entre o absolutismo e o crescimento dos valores burgueses, além da crescente necessidade de educação e especialização. Com base na análise, as alternativas corretas são b) e e). No entanto, como a pergunta pede para marcar a opção correta e apenas uma alternativa deve ser escolhida, a alternativa que melhor se alinha com o contexto do período renascentista é: b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Aranha (2012), a educação na Idade Média foi marcada pela fé, notadamente a fé católica. O período histórico que compreende a Idade Média Ocidental se estende desde o século IV até o século XV e apresenta diferentes modelos de educação e de escolas. Durante a Idade Média ainda foram criadas as primeiras Universidades, que visavam, num primeiro momento, atender quais objetivos?
Assinale a alternativa correta.
a. Atender à formação específica de profissionais que não colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
b. Atender formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos pobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
c. Atener à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade marginalizada e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
d. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à desinformação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
e. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.

Buscar por uma data ou evento específico que se configure como a gênese da educação é adentrar num campo perigoso cuja única certeza é a de que não é possível estabelecer tal ou tais eventos. Entretanto, é convenção entre os historiadores da educação que...
Qual questão abaixo está de acordo com a afirmação acima?
a. Desde o instante em que os primeiros grupos humanos passaram a construir uma cultura, ou seja, em que saberes, fazeres e formas de pensar passaram a ser criados, reproduzidos e modificados, iniciou-se processos de aprendizagens diversos e formais configurando-se no “modelo” educacional primitivo baseado na imitação e na disseminação difusa ocorrida entre os segundos hominídeos.
b. Desde o instante em que os últimos grupos humanos passaram a construir uma cultura, ou seja, em que saberes, fazeres e formas de pensar passaram a ser criados, reproduzidos e modificados, iniciou-se processos de aprendizagens diversos e formais configurando-se no “modelo” educacional primitivo baseado na imitação e na disseminação difusa ocorrida entre os primeiros hominídeos.
c. Desde o instante em que os primeiros grupos humanos passaram a construir uma cultura, ou seja, em que saberes, fazeres e formas de pensar passaram a ser criados, reproduzidos e modificados, iniciou-se processos de aprendizagens diversos e informais configurando-se no “modelo” educacional primitivo baseado na imitação e na disseminação difusa ocorrida entre os primeiros hominídeos.
d. Desde o instante em que os primeiros grupos humanos passaram a construir uma cultura, ou seja, em que saberes, fazeres e formas de pensar passaram a ser criados, reproduzidos e modificados, finalizou alguns processos de aprendizagens diversos e formais configurando-se no “modelo” educacional primitivo baseado na imitação e na disseminação difusa ocorrida entre os primeiros hominídeos.
e. Desde o instante em que os segundos grupos humanos passaram a construir uma cultura, ou seja, em que saberes, fazeres e formas de pensar passaram a ser recriados, reproduzidos e modificados, iniciou-se processos de aprendizagens diversos e informais configurando-se no “modelo” educacional primitivo baseado na imitação e na disseminação difusa ocorrida entre os primeiros hominídeos.

Mais conteúdos dessa disciplina