Logo Passei Direto
Buscar
O desenvolvimento do entendimento de currículo passou por algumas transformações, segundo o desenvolvimento da sociedade que influenciou os processos educativos conforme os interesses e valores dominantes. Assim, o currículo consiste no produto da história humana e social elaborado conforme as interpretações de cada época.
Sobre o conceito das teorias do currículo, que se modificaram ao longo de sua genealogia, analise as sentenças a seguir:
I- Teoria tradicional apresenta um discurso científico, com racionalidade técnica, voltada para os processos de ensino e aprendizagem, avaliação, metodologia e didática.
II- Teoria críticas com discurso dialético, com racionalidade comunicativa, baseada nas discussões sobre ideologia, reprodução, poder, classe social, capitalismo e relações sociais.
III- Teorias pós-críticas com discurso subjetivo, nos estudos que envolvem identidade, alteridade, diferença, significação, discursos e saber-poder.
IV- Teorias pós-críticas com discurso objetivo, voltado para as discussões sobre organização, planejamento, eficiência, currículo oculto e relações sociais de produção.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Teoria tradicional apresenta um discurso científico, com racionalidade técnica, voltada para os processos de ensino e aprendizagem, avaliação, metodologia e didática. Verdadeiro, essa descrição é adequada para a teoria tradicional, que foca em aspectos técnicos e científicos do ensino. II- Teoria críticas com discurso dialético, com racionalidade comunicativa, baseada nas discussões sobre ideologia, reprodução, poder, classe social, capitalismo e relações sociais. Verdadeiro, essa descrição é correta e reflete a abordagem crítica que analisa as relações sociais e de poder. III- Teorias pós-críticas com discurso subjetivo, nos estudos que envolvem identidade, alteridade, diferença, significação, discursos e saber-poder. Verdadeiro, essa descrição é apropriada para as teorias pós-críticas, que se concentram em aspectos subjetivos e sociais. IV- Teorias pós-críticas com discurso objetivo, voltado para as discussões sobre organização, planejamento, eficiência, currículo oculto e relações sociais de produção. Falso, essa descrição não se alinha com a abordagem das teorias pós-críticas, que tendem a ser mais subjetivas e críticas em relação a aspectos objetivos. Com base nessa análise, as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No conceito pluridisciplinar tudo está interligado. Os conteúdos estão ligados entre si e, quando nos referimos à algumas temáticas pluridisciplinar, podemos analisar e nos remeter a conteúdos co-relacionados. Quando nos referimos ao termo 'pluridisciplinaridade', estamos dando o conceito das relações significativas entre as diferentes disciplinas existentes, que poderiam ser utilizadas como referenciais na elaboração de mapas de saberes diferentes na composição de temas diversos.
No Brasil, há órgãos que, através de provas, medem, controlam e diagnosticam o saber. Sobre o órgão que faz esse papel, assinale a alternativa CORRETA:
a) No Brasil, as instituições privadas se autoavaliam e obtêm resultados excelentes perante o MEC.
b) Em países desenvolvidos existem órgãos que auxiliam as universidades para avaliar o desempenho dos alunos. No Brasil existem programas que viabilizam e oportunizam, juntamente com órgãos reguladores governamentais.
c) No Brasil temos o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ENC (Exame Nacional de Cursos), entre outros meios que aparentemente medem o nível de aprendizado e ensino, dentro do processo de relacionamento educacional entre corpo docente, discente e instituição de ensino, o que continua sendo um ensino tecnicista e sistematizado, com regras e normas inflexíveis.
d) No Brasil temos a UNIEDU e outros meios que aparentemente medem os níveis de aprendizado e ensino, dentro do processo de órgãos reguladores. No Mercosul não existem órgãos reguladores do saber, assim o aluno entra na faculdade através de uma prova. Todos esses órgãos viabilizam e dão oportunidade aos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina