Logo Passei Direto
Buscar
Desde os primeiros anos do século XVI, as terras exploradas na América portuguesa se resumiam ao litoral brasileiro, sendo que o pau-brasil era o produto que mais interessava aos colonizadores. No entanto, a partir do fim da primeira metade do século XVI, ocorreu uma significativa mudança na configuração do território, já que houve um aumento da interiorização da ocupação, tendo em vista a conquista dos chamados sertões, que são regiões distantes do litoral. Nosso país se resumia, nas primeiras décadas, das ocupações para a exploração dos benefícios do pau-brasil, bem como para os serviços.
Sobre o conceito de globalização e sua relação com o espaço agrícola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A globalização da economia provocou uma reestruturação produtiva da agropecuária brasileira, marcada pela territorialização do capital e pela oligopolização do espaço agrícola, culminando na organização de um novo modelo econômico, técnico e social de produção.
( ) O espaço agrícola brasileiro, com a globalização, se processa de forma socialmente excludente e espacialmente seletiva, acentuando as históricas desigualdades sociais e territoriais do país, além de criar muitas novas desigualdades. Paralelamente à difusão do agronegócio, ocorre uma nova divisão territorial e social do trabalho agropecuário.
( ) O processo histórico da formação do território brasileiro levou em consideração os efeitos da industrialização e a configuração dos modelos de ocupação das primeiras atividades econômicas do país, como os grandes ciclos agrícolas da cana-de-açúcar no período colonial e o surgimento da classe média nas capitais estaduais.
A F - F - V.
B V - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a globalização e sua relação com o espaço agrícola: ( ) A globalização da economia provocou uma reestruturação produtiva da agropecuária brasileira, marcada pela territorialização do capital e pela oligopolização do espaço agrícola, culminando na organização de um novo modelo econômico, técnico e social de produção. É verdadeira (V). A globalização realmente trouxe mudanças significativas na agropecuária, com a concentração de capital e a formação de oligopólios, alterando a dinâmica da produção agrícola no Brasil. ( ) O espaço agrícola brasileiro, com a globalização, se processa de forma socialmente excludente e espacialmente seletiva, acentuando as históricas desigualdades sociais e territoriais do país, além de criar muitas novas desigualdades. Paralelamente à difusão do agronegócio, ocorre uma nova divisão territorial e social do trabalho agropecuário. É verdadeira (V). A globalização tem contribuído para a intensificação das desigualdades sociais e territoriais, com a expansão do agronegócio e a reconfiguração do espaço agrícola. ( ) O processo histórico da formação do território brasileiro levou em consideração os efeitos da industrialização e a configuração dos modelos de ocupação das primeiras atividades econômicas do país, como os grandes ciclos agrícolas da cana-de-açúcar no período colonial e o surgimento da classe média nas capitais estaduais. É falsa (F). Embora a formação do território brasileiro tenha sido influenciada por ciclos econômicos, a afirmação não reflete corretamente a relação entre a industrialização e a formação do território, especialmente no que diz respeito ao surgimento da classe média, que é um fenômeno mais recente. Portanto, a sequência correta é: V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desde meados dos anos 1940, a agricultura brasileira vem passando, de forma ininterrupta, por um profundo reajustamento produtivo, visando a sua modernização. Esse processo, caracterizado por diferentes etapas, ocorre por meio de uma contínua melhoria e ampliação do sistema logístico de infraestrutura de transporte e armazenagem, e, institucionalmente, por meio de políticas visando ao aumento e à diversificação das exportações e, principalmente, pela transformação da base técnica de produção do setor agropecuário. Sobre o processo de modernização na agricultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O processo de modernização da agricultura brasileira vai sendo permeado por um crescente aumento das trocas intersetoriais, o que implica a ampliação e a intensificação das condições de produção agrícola e, no limite, na transformação deste setor em um complexo agroindustrial mais completo, agora envolvendo um articulado sistema de interesses e de ações intersetoriais.
II- Essas transformações no sistema agrícola brasileiro decorrem de um rearranjo técnico-econômico religioso, em que, necessariamente, não só há uma concentração da produção em determinados produtos, como, simultaneamente, ocorre uma especialização dinâmica dos lugares em que se realiza no espaço e no templos religiosos.
III- A primazia das atividades agropecuárias sobre o conjunto da economia brasileira é compreendida não só como domínio financeiro, mas também como social, metodológico e cultural.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

O Brasil é um país extremamente agrícola, quase a metade do território é ocupada por estabelecimentos rurais. As concentrações e as relações estão divididas em estrutura fundiária, latifúndio, minifúndio, expropriação e êxodo rural. No campo, existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão de obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo.
Referente ao assunto Espaço Rural e Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O espaço rural brasileiro, atualmente, concentra a maior desigualdade social e trabalhista de todas as atividades econômicas de nosso país, pois faltam legislações que garantam ao produtor rural acesso básico ao desenvolvimento humano e distribuição de renda.
( ) A produção, principalmente dos pequenos produtores, é pouco valorizada no mercado interno e externo, pois há pouco retorno. Hoje, ainda há uma competição desleal entre o minifundiário arrendatário/grileiro e o grande agroexportador que concentra a maior parte das terras agricultáveis e cultiváveis tanto para produção de grãos como para a produção pecuária e de subsistência.
( ) A grande agroindústria está atenta principalmente aos grandes produtores que possuem quantidade intensiva de competição e grande produção e diversidade de sementes originárias em sua matéria-prima.
A F - F - V.
B F - F - F.
C V - V - V.
D V - F - F.

A agricultura e os diversos setores sociais que a compõem, suas relações entre si e os demais setores e segmentos da sociedade industrial capitalista, suscitaram, no início do século XIX, um intenso e instigante debate sobre os rumos e os comportamentos esperados da agricultura e de seus diversos agentes sociais. Esse debate produziu uma gama enorme de teorias sobre como o modo de produção capitalista, através do processo de transformação da matéria-prima em produto industrializado, passaria a relacionar-se com a agricultura, influenciando-a e modificando-a.
Referente à questão capitalismo e problemas com as questões agrícolas na América Latina, África e Ásia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Observamos um crescente aumento da pobreza e conflitos relacionados aos espaços produtivos desde a América Latina, África e Ásia como principal foco do debate. A fome e a falta de alimentos ainda são o problema central em diversas regiões do planeta, acirrando conflitos regionais entre os povos.
( ) O modo capitalista de produção na construção da imagem da agricultura e sua representação através do conceito que passou a ser difundido como agronegócio, enfatiza o crescimento da pequena agricultura, principalmente nos países em desenvolvimento no mundo, como o Brasil e demais países agroprodutores da América Latina, acarretando em dificuldades de produção agrícola.
( ) A relação do agronegócio está ganhando força no capitalismo financeiro e mercantilista da atualidade, desenvolvendo uma relação do sistema de produção cada vez mais dependente das relações financeiras e econômicas da globalização e pertencimento local.
A F - F - F.
B F - F - V.
C V - V - V.
D V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina