Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Outros
De acordo a NBC TA 500 (R1) “Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.”. As evidencias podem advir de procedimentos de avaliação de riscos e procedimentos adicionais de auditoria como testes de controle e testes substantivos. Ainda existem outras formas de se obter evidencias em auditoria.
Neste contexto, analise as assertivas a seguir sobre as formas de se obter evidências em auditoria marcando V para verdadeira e F para falsa:
( ) A inspeção consiste no exame dos registros contábeis ou no exame de documentos internos ou externos.
( ) A confirmação interna envolve a resposta escrita de um terceiro sobre os saldos contábeis.
( ) O recálculo compreende a verificação matemática dos registros e documentos contábeis.
( ) A indagação corresponde ao procedimento de entrevista com as pessoas da própria empresa.
A V, V, V, F.
B V, F, V, V.
C V, F, V, F.
D F, F, V, V.
E F, V, V, F.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre as formas de se obter evidências em auditoria: ( ) A inspeção consiste no exame dos registros contábeis ou no exame de documentos internos ou externos. É verdadeira (V). A inspeção é um procedimento de auditoria que envolve a verificação de documentos e registros. ( ) A confirmação interna envolve a resposta escrita de um terceiro sobre os saldos contábeis. É falsa (F). A confirmação interna não é um termo correto; a confirmação geralmente se refere à obtenção de respostas de terceiros (confirmação externa), como bancos ou clientes, sobre saldos ou transações. ( ) O recálculo compreende a verificação matemática dos registros e documentos contábeis. É verdadeira (V). O recálculo é um procedimento que envolve a verificação dos cálculos realizados nos registros contábeis. ( ) A indagação corresponde ao procedimento de entrevista com as pessoas da própria empresa. É verdadeira (V). A indagação é um procedimento que envolve fazer perguntas a funcionários da empresa para obter informações relevantes. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a letra B: V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A NBC TA 240 (R1) trata da responsabilidade do auditor quanto à fraude nas demonstrações contábeis. De acordo com a norma “As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.”. Então, o erro corresponde a um ato não intencional e a fraude corresponde a um ato intencional.
Com base no texto, qual transação é considerada fraude nas demonstrações contábeis?
A Contabilização de compra de mercadorias em um fornecedor incorreto.
B Inversão do lançamento contábil referente a um pagamento de duplicatas.
C Troca da conta caixa pela conta banco no lançamento de recebimento de duplicatas.
D Lançamento contábil em duplicidade de um documento comprobatório de compra de mercadorias.
E Falsificação de documentos comprobatórios que serviram de base para a elaboração das demonstrações contábeis.

Enquanto a conferência de cálculos se trata das operações matemáticas e financeira para a validação dos saldos e controles das contas auditadas, o exame de escrituração é um procedimento utilizado com o objetivo de constatar a veracidade das informações contábeis. Esse procedimento pode ser utilizado para levantamento de análises, composições de saldos, conciliações etc.
Neste contexto, analise as assertivas a seguir sobre o exame de escrituração nos procedimentos de auditoria e assinale a alternativa correta.
I. A composição do saldo das contas a receber consiste em examinar cada conta de acordo com sua origem.
II. No teste de circularização para contas a receber, o fornecedor informa ao auditor o valor que deve para a empresa e o auditor valida essa informação com o saldo contábil.
III. A conciliação das contas compreende a comparação dos documentos extracontábeis com os saldos registrados na contabilidade, como ocorre com as operações bancárias.
IV. Os cálculos da depreciação dos bens do ativo imobilizado revelam possíveis distorções nas demonstrações contábeis.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas II e III estão corretas.
C Apenas III e IV estão corretas.
D Apenas I, II e III estão corretas.
E Apenas I, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina