Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Recai sobre o professor algumas novas exigências. Mais do que nunca, o educador deve estar sempre atualizado e bem-informado, não apenas em relação aos fatos e acontecimentos do mundo, mas, principalmente, em relação aos conhecimentos curriculares e pedagógicos e às novas tendências educacionais.
Nesse sentido, a autora recomenda:
a formação continuada.
cuidado com a estrutura pedagógica da coordenação.
atenção exclusiva aos conhecimentos pedagógicos.
atenção somente aos conhecimentos específicos.
apenas a formação inicial.
User badge image
Pedagogiando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A recomendação da autora, considerando as novas exigências sobre o professor, é a formação continuada. Isso porque a formação continuada permite que o educador se mantenha atualizado em relação às novas tendências educacionais e aos conhecimentos curriculares e pedagógicos, essenciais para uma prática docente eficaz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição.
Sobre as concepções do desafio do multiculturalismo e o estruturalismo de suas questões no cotidiano das escolas, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A inter-relação entre diferentes grupos culturais é uma preocupação das equipes pedagógicas. Ou seja, propiciar discussões e eventos que possibilitem as formas de conhecimento que estão não apenas teorizem os diferentes grupos culturais. Mas desenvolvam identidades que busquem a unidade na diversidade aprimorando as relações com o diferente.
( ) O desenvolver de ações que pesquisem e transmitam os conhecimentos culturais existentes e valorizados pelo meio que a escola está inserida facilita o processo pedagógico e permite o diferente acreditando e construindo a partir da influência do círculo de convivência dos alunos.
( ) Vinculação entre as questões de diferença e desigualdade se encontra na base dos processos educativos. As possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de uma educação intercultural nas escolas constituem historicamente um grande desafio a ser enfrentado porque mesmo que as escolas não desenvolvam ações nesse sentido é impossível de separar a escola das mazelas estruturais de culturas dominantes.
( ) Sustenta-se que o racismo e a desinformação sobre a africanidade no Brasil estão sujeitos aos obstáculos de uma consciência coletiva de ações pedagógicas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A discussão dessas questões e as intervenções sobre o que aparece no cotidiano das escolas é um desafio das equipes pedagógicas das diversas escolas existentes.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
V, F, V, V.
F, V, V, V.

A partir da constatação de que toda experiência social produz e reproduz conhecimento e, ao fazê-lo pressupõe noções que direcionam nosso ver, julgar e agir nos espaços e tempos aos quais vivemos, é correto afirmar que a fundamentação da lógica multidisciplinar pressupõe:
uma possibilidade dialógica entre as diversas especificidades decorrente da ruptura epistemológica dos conhecimentos válidos e não válidos, na sociedade moderna.
uma possibilidade decorrente da tentativa da ruptura epistemológica com o que se considera conhecimento único e científico.
uma possibilidade de resposta de que o conhecimento continue a ser verdadeiro, único e representando a distribuições de poder de forma desiguais.
uma possibilidade de interação entre os diferentes conhecimentos facilitando a divisão das disciplinas.
uma possibilidade de olhar a realidade com a mesma forma de ver sem interagir entre os múltiplos saberes que surgem dos especialistas e os sujeitos dos diversos cotidianos nos quais vivemos.

O Orientador deve ter sua atuação pautada por princípios éticos, por isso as informações sobre alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade, com informações privadas, devem receber um tratamento especial. Sobre esses dados avalie as atividades do orientador que são orientados por essas informações:
I. a mediação de problemas familiares e orientação a alunos considerados indisciplinados;
II. interação do orientador com a avaliação das notas do aluno de maneira hierarquizada;
III. comunicação ao Conselho Tutelar em caso de evasão ou abandono escolar e levantamento de dados e confecção de relatórios para encaminhamento aos órgãos oficiais, quando necessário;
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II.
Apenas I.
I, II e III.

A Orientação Educacional poderá contribuir para a transformação da escola em um local de busca constante de soluções de problemas, planejando momentos culturais em que a família, juntamente com seus filhos, possa participar ativamente, além de servir de ligação entre o aluno e a família, compreendendo a realidade, os interesses e as necessidades dos mesmos, e servindo-se disso para elevar o nível cultural da comunidade por meio de debates envolvendo questões do dia a dia.
Uma das atribuições da Orientação Educacional é desenvolver atitudes favoráveis à participação dos pais na tarefa educativa de seus filhos. Na consecução desse objetivo é considerada uma ação favorável:
registrar as entrevistas com o aluno.
promover o dia da família na escola, garantindo assim a presença do responsável na unidade escolar pelo menos uma vez por ano.
registrar as entrevistas com os professores.
manter atualizado os dados dos alunos.
promover reunião com pais.

O supervisor escolar é aquele que reflete sobre a ação pedagógica. Neste sentido, avalie as assertivas:
I. O supervisor é, necessariamente, aquele que mais lê sobre a ação pedagógica.
II. O supervisor é o profissional que com a vivência pensa acerca dos debates, ainda que sempre busque soluções práticas para suas demandas cotidianas.
III. A escola em uma nova perspectiva é seu campo de constante pesquisa do supervisor.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
Somente II está correta.
Somente I está correta.
I e III estão corretas.

Durante as reformas da educação executadas durante a Ditadura Civil militar ocorreu uma grande delimitação das funções e das hierarquias nas escolas. Nesse ambiente o Supervisor pedagógico deve:
Orientar os alunos com dificuldades.
Andar pelos corredores garantindo a ordem dentro do ambiente escolar, uma tônica do momento.
Gerir as estruturas da escola garantindo a chegada de informações técnicas as secretarias.
Liderar o Serviço de Orientação ao Aluno, SOE, falando principalmente com os responsáveis para tratar casos de indisciplina e expulsão.
Garantir a implementação plena dos conteúdos pedagógicos previstos e cobrar os professores essa execução.

A preocupação com a formação inicial está atrelada à composição de um bom professor e ao papel fundamental que ele assume na vida do seu aluno. Tendo em vista esse papel, é latente pensar que a decisão de como fazer uma formação qualitativa gera impacto no projeto educacional de qualquer nação.
Segundo a autora, a decisão de como fazer uma formação qualitativa:
Não causa impactos constantes nas formas de aprender e de ensinar, uma vez que a didática é o último elemento comunicativo, na pedagogia.
Não gera impacto em países mais desenvolvidos, pois eles não se preocupam com essa questão.
Gera impacto no projeto educacional, por isso é fundamental considerar as mudanças constantes nas formas de aprender e de ensinar.
Não tem qualquer relação com o projeto educacional de nenhuma nação, consideradas latinas.
Não impacta em projetos educacionais, uma vez que os alunos são bem formados e com amplo histórico educativo.

O Brasil desenvolveu tardiamente o processo de escolarização, muito pressionado pelo movimento de democratização do ensino, quando surgiu a necessidade de incluir nas redes de ensino crianças e jovens de segmentos sociais que antes não eram atendidos pela educação básica. Esse contexto trouxe grandes desafios, um deles foi a formação de professores estimulada pela significativa expansão das redes de ensino em curto prazo, evidenciando a urgência formativa capaz de atender às demandas emergentes.
Segundo a autora, a formação de professores:
não tem sido um desafio às políticas educacionais. E os países não têm desenvolvido políticas e ações agressivas na área educacional cuidando, por entenderem como desnecessárias.
tem sido um desafio para as políticas educacionais. Neste sentido, tem se buscado retirar a centralidade dos formadores das relações educacionais.
não é um desafio para as políticas educacionais e a formação dos formadores não é uma preocupação central neste processo, pois não há relação entre a docência e a disseminação de conhecimentos e elementos culturais.
não tem sido um desafio para as políticas educacionais, uma vez que esse processo tem ocorrido, com bastante excelência, não só no Brasil, mas também em toda a América Latina.
tem sido um desafio para as políticas educacionais. E inúmeros países vêm desenvolvendo políticas e ações agressivas na área educacional cuidando dos formadores, ou seja, dos professores.

Mais conteúdos dessa disciplina