Logo Passei Direto
Buscar
No mês de março de 2015, o Secretário da Fazenda do Estado do Cerrado do Norte solicitou ao setor de contabilidade que procedesse à reserva de recursos orçamentários, no valor de R$60.000,00, destinados à aquisição de vinte computadores para o departamento de rendas mobiliárias. O contador chefe manifestou-se, informando que, na lei orçamentária para o exercício de 2015, não consta dotação orçamentária específica para a aquisição de computadores. Assim, deve o Poder Executivo, nos termos da Lei Federal nº 4.320/1964, abrir um crédito adicional:
Especial
Suplementar
Ordinário
Extraorçamentário
Extraoficial
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

No caso apresentado, como não há dotação orçamentária específica para a aquisição dos computadores, o Poder Executivo deve abrir um crédito adicional suplementar. Isso porque a abertura de créditos suplementares é necessária para aumentar a dotação orçamentária existente, permitindo a realização da despesa desejada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais dos seguintes demonstrativos só foi tornado obrigatório com a introdução da Resolução CFC 1133/08?
Demonstração dos Fluxos de Caixa
Balanço Orçamentário
Demonstração das Variações Patrimoniais
Balanço Patrimonial
Balanço Financeiro

As normas internacionais de contabilidade para as quais o Brasil está convergindo são conhecidas como:


IFRS
MCASP
STN
IPSAS
PCASP

Há consenso doutrinário quando os juristas, de forma unânime e sem qualquer divergência, afirmam que o Direito Financeiro é:
Um ramo do Direito Administrativo, porque, além de ser regulado pelos princípios administrativos, a organização dos serviços públicos, relacionados com a atividade financeira do Estado, é objeto do Direito Administrativo.
O conjunto de regras jurídicas que disciplinam somente as despesas públicas.
Um ramo do Direito Econômico e tem por objeto a instituição, a arrecadação e a destinação das receitas não tributárias, mas, no tocante às receitas tributárias, é o Direito Tributário que cuida do aspecto da destinação delas.
Um ramo do Direito Público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares, decorrentes somente da atividade de obtenção pelo Estado de receitas, desde que correspondam ao conceito de tributo.
Um ramo do Direito Público, e seu objeto é o conjunto de princípios e normas jurídicas que se relaciona com a atividade financeira do Estado, ou seja, com as despesas públicas, as receitas públicas, o orçamento público e os créditos públicos.

A expressão "finanças públicas" designa os métodos, os princípios e os processos financeiros por meio dos quais os governos desempenham suas funções alocativas, distributivas e estabilizadoras. Associe cada uma dessas funções às definições apresentadas a seguir e indique a sequência que completa corretamente as frases abaixo.
Função _________: repartição de rendas e riquezas que busca resolver os problemas de eficiência e justiça social e assegurar a todos os cidadãos o acesso a serviços públicos essenciais. Função _________: processo de divisão dos recursos em que o Estado atua diretamente na oferta de bens e serviços, como rodovias, segurança, educação, saúde, entre outros quesitos, à sociedade. Função _________: aplicação de políticas com o fim de promover o emprego, o desenvolvimento e o equilíbrio econômico, dada a incapacidade de o mercado assegurar o atingimento desses objetivos.
Estabilizadora, distributiva, alocativa.
Alocativa, distributiva, estabilizadora.
Distributiva, estabilizadora, alocativa.
Alocativa, estabilizadora, distributiva.
Distributiva, alocativa, estabilizadora.

É tipo de orçamento que funciona como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação governamental, por meio da identificação dos seus projetos e atividades, bem como pelo estabelecimento dos objetivos e metas a serem implementados dentro de determinado período, com a previsão dos custos relacionados. Trata-se do orçamento:
De base zero
Participativo
Programa
Clássico
De desempenho

Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue: "O objetivo da ____________ é fornecer informações atualizadas e exatas à Administração para subsidiar as tomadas de decisões e, aos Órgãos de Controle Interno e Externo para o cumprimento das normas legais, bem como às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições."
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
Contabilidade Aplicada à Administração Pública.
Contabilidade Geral.
Contabilidade Privada.
Fazenda Pública.
Receita Pública.

A realização da receita orçamentária é processada em etapas que refletem o cumprimento de formalidades que contribuem para o controle do ingresso de recursos nos cofres públicos. A etapa da realização da receita em que se determina a matéria tributável, seguida do cálculo do montante do tributo devido e da identificação do sujeito passivo é o(a):
previsão
arrecadação.
lançamento.
liquidação.
empenho.

É classificada como receita de capital aquela proveniente de:
venda de produtos agropecuários oriundos de propriedades rurais do ente público.
locação de bens imóveis de propriedade do ente público.
juros de empréstimos efetuados pelo ente público à empresa estatal dependente.
alienação de bens móveis de propriedade do ente público.
foros e laudêmios cobrados pelo Poder Público.

As políticas públicas do governo federal são estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) ¿ um instrumento de planejamento estratégico das ações governamentais, cujo período de vigência:
Tem início no segundo ano de um mandato governamental e se encerra no final do primeiro ano do mandato seguinte.
Coincide com a vigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Está condicionado ao cumprimento das metas anteriormente aprovadas.
Coincide com os quatro anos do mandato do presidente da República eleito.
É prorrogável por mais quatro anos, em caso de reeleição do presidente da República.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impôs aos entes públicos limites para as despesas públicas, tendo como referência a Receita Corrente Líquida (RCL), calculada a partir do somatório de receitas correntes, com algumas deduções. Entre os recursos que formam a RCL, estão as receitas de:
Alienação de bens
Operações de crédito
Cauções
Emissão de moeda
Contribuições

Mais conteúdos dessa disciplina