Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Ao decorrer dos nossos estudos, com o acesso ao material teórico pudemos compreender o campo de atuação do psicopedagogo (a), bem como suas funções, importância e em quais devidos momentos este profissional deve ser procurado. Tal caminho profissional nos possibilita o contato com diferentes pessoas e suas realidades. Cada paciente apresenta uma vivencia única, com suas particularidades. Tais diferenças não podem ser ignoradas, pelo contrário, irão determinar o caminho da consulta.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta que diz respeito a atuação do profissional psicopedagogo mediante a essas especificidades.
I. O profissional deve ter um olhar atento aos detalhes que para muitos, passam despercebidos. Deve pesquisar e investigar o histórico do paciente, mas sempre com limite, há algumas esferas da vida pessoal que não devem ser questionadas. Por meio da anamnese esse levantamento de dados e realizado de maneira efetiva, mesmo que cada caso seja diferente do outro, a anamnese não pode ser alterada.
II. O profissional deve ter um olhar atento aos detalhes que para muitos, passam despercebidos. Deve pesquisar e investigar o histórico do paciente. Se utilizando a anamnese para esse levantamento de dados, e possível eliminar algumas perguntas dependendo da situação ou acrescentar outras. Considerando que a sessão não é estática, ela varia sempre de caso a caso.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as afirmativas: I. O profissional deve ter um olhar atento aos detalhes que para muitos, passam despercebidos. Deve pesquisar e investigar o histórico do paciente, mas sempre com limite, há algumas esferas da vida pessoal que não devem ser questionadas. Por meio da anamnese esse levantamento de dados é realizado de maneira efetiva, mesmo que cada caso seja diferente do outro, a anamnese não pode ser alterada. - Essa afirmativa é parcialmente verdadeira. É verdade que o profissional deve ter um olhar atento e respeitar limites, mas a parte que diz que a anamnese "não pode ser alterada" é falsa, pois a anamnese deve ser adaptada às necessidades de cada paciente. II. O profissional deve ter um olhar atento aos detalhes que para muitos, passam despercebidos. Deve pesquisar e investigar o histórico do paciente. Se utilizando a anamnese para esse levantamento de dados, é possível eliminar algumas perguntas dependendo da situação ou acrescentar outras. Considerando que a sessão não é estática, ela varia sempre de caso a caso. - Essa afirmativa é verdadeira. A anamnese deve ser flexível e adaptável às necessidades do paciente. Agora, com base na análise: - A asserção I é uma proposição falsa (devido à parte que diz que a anamnese não pode ser alterada). - A asserção II é uma proposição verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: c) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um mesmo transtorno pode influenciar de diferentes formas e níveis a depender do indivíduo. Seus ‘sintomas’, são diretamente influenciados por seu meio social de convivência, seu acesso à educação, o incentivo a formação e a compreensão de suas diferenças. Por isso a intervenção psicopedagogia nunca e igual. Um mesmo transtorno pode apresentar diferentes espectros em diferentes casos. Por isso o trabalho do psicopedagogo deve ser direcionado a cada indivíduo de acordo com suas especificidades.
Nesse sentido, analise as afirmativas que tratam sobre a intervenção pedagógica.
I. O tempo sempre será o mesmo, independente do grau de dificuldade e capacidade de assimilação, bem como o empenho do paciente, pais e professores durante o período da intervenção psicopedagógica. Sempre é o mesmo tempo para todos os pacientes.
II. A intervenção deve ser planejada conforme as dificuldades identificadas na avaliação ou diagnóstico prévio. O enquadramento será planejado pelo terapeuta após estudo minucioso do diagnostico psicopedagógico e das condições materiais do paciente. O psicopedagógico ou profissional da educação programará atividades, jogos e brincadeiras, para trabalhar os aspectos deficitários apresentados pelo paciente. Será o modo formal como conduzirá a intervenção psicopedagógica, considerando os dois lados: o do terapeuta e o do paciente. Poderão acontecer algumas mudanças, ao longo do processo, desde que devidamente combinadas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A psicopedagogia sempre busca o desenvolvimento das relações com a aprendizagem. Além disso, seu objeto de estudo está constituído em torno da aprendizagem humana, seja seus padrões normais ou patológicos, requer cautela. Um diagnóstico equivocado ou errado pode trazer consequências graves.
No que diz respeito tal pratica profissional, assinale as asserções abaixo que tratam do conceito de diagnostico e os riscos de realiza-lo errado.
I. Quando tratamos do termo “diagnóstico” na psicopedagogia devemos ter noção da complexidade do tema, antes de mais nada. Diagnosticar é colocar uma etiqueta no histórico do seu paciente que nunca mais será removida. Portanto, como profissionais investigadores, é nossa tarefa zelar dos cuidados que o paciente requer até chegar a um diagnóstico, pois muitas vezes leva-se anos para a equipe multiprofissional que acompanha o caso chegar à uma conclusão. O profissional psicopedagogo tem como objeto de pesquisa e de estudo a aprendizagem.
II. A pessoa, independentemente de sua faixa etária, quando chega ao psicopedagogo (a), há sentimentos de angustia e incompreensão. O paciente, a família, escola e responsáveis, buscam por respostas e soluções. Encontra-las não é possível por mágica. E um processo que deve acontecer em conjunto com uma equipe multidisciplinar. As respostas são buscadas, novos questionamentos surgem. Mas com profissionalismo, estudo e formação e comprometimento ético, os melhores caminhos serão encontrados. Diagnosticar e buscar.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Sabendo que a psicopedagogia e a área de estudo que se concentra em perceber e estudar a aprendizagem dos serem humanos, o levantamento desses dados ocorre por meio do uso de múltiplas técnicas e recursos, os quais diferentes âmbitos devem ser considerados e analisados. No momento em que o profissional encontra um motivo que influencia diretamente no processo de aprendizagem dessa pessoa, os quais não conseguem ser solucionados somente em sua área de atuação, há processos corretos que devem ser seguidos.
Sob tal afirmativa, assinale a alternativa correta:
a. Quando a integridade física e/ou psicológica da criança ou adolescente estiver extremamente ameaçada, os pais devem ser alertados.
b. Somente em casos graves deve haver o encaminhado aos profissionais de cada área especifica.
c. Quando a integridade física e/ou psicológica da criança ou adolescente estiver ameaçada, o conselho tutelar deve ser acionado, em outros casos, o caso deve ser encaminhado aos profissionais de cada área especifica, e em todos os atendimentos, deve haver uma relação entre escola e família também.
d. Somente o profissional psicopedagogo consegue lidar com todos os casos e seus motivos.
e. Quando a integridade física e/ou psicológica da criança ou adolescente estiver ameaçada, o conselho tutelar deve ser acionado, em outros casos, o caso deve ser encaminhado aos profissionais de cada área especifica, momento em que não e mais necessário a relação entre escola e família.

No dia-a-dia de trabalho de um psicopedagogo (a), diferentes pessoas, diversas histórias e casos passam por suas mãos. Cada qual deve ter suas particularidades consideradas. O âmbito familiar, social e cultural de convívio dessa pessoa influencia diretamente no seu desempenho de aprendizagem no âmbito escolar. Todas essas informações serão coletadas por meio dos processos avaliativos que abordamos em nosso material. No qual apresentamos um contexto ilustrativo, porém muito comum de encontrarmos em nossa pratica profissional para melhor compreendermos os caminhos que devem ser tomados.
Nesse sentido, assinale a alternativa que especifica o contexto e apresenta a melhor abordagem a ser encaminhada:
a. Ao perceber que uma criança em estado de desnutrição ou alimentação comprometida, o profissional psicopedagogo deve acionar a escola, para que esta converse com os pais e busque entender as possíveis causas.
b. A alimentação em nada interfere no processo de ensino aprendizagem.
c. Uma criança que tem uma rotina de alimentação inadequada e negligenciada, seu problema de aprendizagem tem origem na desnutrição, devendo esta ter o acompanhamento de um médico. Causa que por muitas vezes, se justifica na dependência química dos pais ou responsáveis, devendo o Conselho Tutelar ser acionado.
d. Uma criança que tem uma rotina de alimentação inadequada, seu problema de aprendizagem tem origem na desnutrição, devendo esta ter o acompanhamento de um profissional nutricionista.
e. Uma criança que tem uma rotina de alimentação inadequada, seu problema de aprendizagem não tem origem e nem influencia em seu quadro de desnutrição, portanto o psicopedagogo (a) deve procurar outras causas de suas dificuldades.

Há diversas leis que regulamentam, especificam e alinham as funções do psicopedagogo (a), no qual o contato com a criança e a família no atendimento psicopedagógico devem estar alinhados as diretrizes. Mas não é uma profissão que acontece somente em âmbitos burocráticos. O olhar, cuidado e conexão humana será um grande diferencial. A criança e a família devem se sentir acolhidos e seguros no atendimento. Quando mais segura a criança se sente, mais livre ela é, mais ela se abre, consequentemente, você obterá maiores informações.
Sob tal afirmativa, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, para as questões referentes ao atendimento.
( ) A criança ira registrar seus pensamentos, organizar suas ideias e reproduzir suas emoções em momentos onde a ludicidade esteja presente. Essa pratica de expressão livre e um importante e rico momento onde diversas analises podem ser realizadas.
( ) O desenho na pratica psicopedagógica pode revelar muito sobre a criança, mas para que ela realize tal atividade, o profissional deve propor um ambiente onde a criança se sinta à vontade para realizar tal pratica. Não pode ser imposto.
( ) O profissional psicopedagogo deve seguir uma conduta extremamente rígida e profissional, sendo antiético estabelecer uma relação mais acolhedora com o paciente.
( ) A criança não precisa de um ambiente lúdico para ser atendido pelo psicopedagogo pois e uma consulta seria e que deve ser conduzida de maneira técnica.
( ) Por meios das práticas lúdicas e possível saber a visão de mundo do paciente e quais as experiências que estão interferindo nas outras situações, como exemplo, o processo de aprendizagem.
a. V-V-V-F-V
b. V-V-F-V-V
c. V-F-V-F-V
d. V-V-V-V-V
e. V-V-F-F-V

Em nosso material de estudos você entrou em contato e pode compreender o conceito e algumas das possibilidades práticas que permeiam a profissão do psicopedagogo. Claro, cada caso é um caso, e carrega consigo historias e experiências pessoais e educacionais que influenciam diretamente em seu processo educacional.
Considerando tais questões, analise as assertivas abaixo que correspondem a essas atribuições e possibilidades de atuação e assinale a alternativa correta.
I. Na primeira sessão que você conhecerá seu paciente. Não é momento de falar de você como profissional, e sim de escutar as queixas, as reclamações, pois a família chegará sempre com uma dor e uma grande dúvida. Seja paciente, investigadora, pesquise antes para atender essa família. Primeiro começamos com a anamnese, que é uma avaliação informal com a família do paciente realizada em sessão.
II. Existem modelos de anamnese extremamente extensos, mas, se você entender o objetivo dela, não perderá tempo na sessão fazendo tantas perguntas. Lembre-se que anamnese serve para conhecer o histórico familiar, doenças gestacionais ou desenvolvidas, presença de doenças ou síndromes e transtornos nos familiares, histórico de consumo de drogas na gravidez, desenvoltura acadêmica do paciente, nível de socialização, queixas escolares e dificuldades que está enfrentando, idade que começou a andar, falar, engatinhar.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina