Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Cada área do conhecimento se encarrega em desenvolver competências especificas nos futuros profissionais, para que estes possam atuar no mercado de trabalho de maneira correta e ética, sanando as necessidades e demandas de quem busca o serviço. Na profissão de psicopedagogo, há inúmeras habilidades que devem ser treinadas e formadas, com o objetivo de melhor atender o aluno (a) e aos familiares que buscam por seu atendimento.
No que tange a função do psicopedagogo (a), assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Intervir na relação escola e aluno (a), orientando de que maneira o professor deve ensinar.
( ) Olhar em diferentes perspectivas e possibilidades o futuro de um aluno(a).
( ) O psicopedagogo deve ser um facilitador no processo de aprendizagem, para que esta se torne prazerosa.
( ) o psicopedagogo pode atuar na área da pedagogia ou psicologia, sendo capacitado para ambas as funções.
( ) O profissional psicopedagogo deve tem como competência, atender a alunos (as) que apresentem dificuldades no processo de aprendizagem, propondo-lhes práticas e caminhos para superá-los.
a. F-F-F-F-F
b. F-V-V-F-V
c. V-V-V-V-V
d. V-F-F-V-V
e. F-V-V-V-F
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmação sobre a função do psicopedagogo: ( ) Intervir na relação escola e aluno (a), orientando de que maneira o professor deve ensinar. É verdadeira (V). O psicopedagogo atua na mediação entre a escola e o aluno, ajudando a orientar os professores sobre as melhores práticas de ensino. ( ) Olhar em diferentes perspectivas e possibilidades o futuro de um aluno(a). É verdadeira (V). O psicopedagogo deve considerar as diversas possibilidades de desenvolvimento do aluno, ajudando a traçar caminhos para seu futuro. ( ) O psicopedagogo deve ser um facilitador no processo de aprendizagem, para que esta se torne prazerosa. É verdadeira (V). Uma das funções do psicopedagogo é tornar o processo de aprendizagem mais agradável e acessível para os alunos. ( ) O psicopedagogo pode atuar na área da pedagogia ou psicologia, sendo capacitado para ambas as funções. É falsa (F). O psicopedagogo tem uma formação específica que o habilita a atuar na intersecção entre pedagogia e psicologia, mas não é um profissional que atua plenamente em ambas as áreas sem a devida formação específica. ( ) O profissional psicopedagogo deve ter como competência atender a alunos (as) que apresentem dificuldades no processo de aprendizagem, propondo-lhes práticas e caminhos para superá-los. É verdadeira (V). Essa é uma das principais funções do psicopedagogo, que busca ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem. Agora, organizando as respostas: V - V - V - F - V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: b) F-V-V-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em nosso material de estudos você entrou em contato e pode compreender o conceito e algumas das possibilidades práticas que permeiam a profissão do psicopedagogo. Claro, cada caso é um caso, e carrega consigo historias e experiências pessoais e educacionais que influenciam diretamente em seu processo educacional.
Considerando tais questões, analise as assertivas abaixo que correspondem a essas atribuições e possibilidades de atuação e assinale a alternativa correta.
I. Na primeira sessão que você conhecerá seu paciente. Não é momento de falar de você como profissional, e sim de escutar as queixas, as reclamações, pois a família chegará sempre com uma dor e uma grande dúvida. Seja paciente, investigadora, pesquise antes para atender essa família. Primeiro começamos com a anamnese, que é uma avaliação informal com a família do paciente realizada em sessão.
II. Existem modelos de anamnese extremamente extensos, mas, se você entender o objetivo dela, não perderá tempo na sessão fazendo tantas perguntas. Lembre-se que anamnese serve para conhecer o histórico familiar, doenças gestacionais ou desenvolvidas, presença de doenças ou síndromes e transtornos nos familiares, histórico de consumo de drogas na gravidez, desenvoltura acadêmica do paciente, nível de socialização, queixas escolares e dificuldades que está enfrentando, idade que começou a andar, falar, engatinhar.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Há diversas leis que regulamentam, especificam e alinham as funções do psicopedagogo (a), no qual o contato com a criança e a família no atendimento psicopedagógico devem estar alinhados as diretrizes. Mas não é uma profissão que acontece somente em âmbitos burocráticos. O olhar, cuidado e conexão humana será um grande diferencial. A criança e a família devem se sentir acolhidos e seguros no atendimento.
Sob tal afirmativa, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, para as questões referentes ao atendimento.
( ) A criança ira registrar seus pensamentos, organizar suas ideias e reproduzir suas emoções em momentos onde a ludicidade esteja presente. Essa pratica de expressão livre e um importante e rico momento onde diversas analises podem ser realizadas.
( ) O desenho na pratica psicopedagógica pode revelar muito sobre a criança, mas para que ela realize tal atividade, o profissional deve propor um ambiente onde a criança se sinta à vontade para realizar tal pratica. Não pode ser imposto.
( ) O profissional psicopedagogo deve seguir uma conduta extremamente rígida e profissional, sendo antiético estabelecer uma relação mais acolhedora com o paciente.
( ) A criança não precisa de um ambiente lúdico para ser atendido pelo psicopedagogo pois e uma consulta seria e que deve ser conduzida de maneira técnica.
( ) Por meios das práticas lúdicas e possível saber a visão de mundo do paciente e quais as experiências que estão interferindo nas outras situações, como exemplo, o processo de aprendizagem.
a. V-F-V-F-V
b. V-V-V-F-V
c. V-V-F-F-V
d. V-V-F-V-V
e. V-V-V-V-V

Sabendo que a escola não é uma esfera separada do restante da sociedade e de todos os outros âmbitos que formam a identidade desse indivíduo, o encaminhamento e a abordagem do psicopedagogo (a) não deve desconsiderar tais questões, pelo contrário, todas as esferas devem ser bem investigadas, mesmo após a causa da dificuldade de aprendizagem ser encontrada.
Sob tais considerações, assinale a alternativa correta que trata sobre a importância do relatório escolar nesse diagnostico.
a. O relatório e o contato com a escola só devem ser solicitados em casos extremos, quando o profissional psicopedagogo não conseguir chegar sozinho ao diagnóstico.
b. A escola decide quando é necessário ou não.
c. Tratando-se da escola especificamente, muitas vezes os pais ou responsáveis também não sabem de alguns detalhes que podem ser relevantes, e o docente que acompanha essa realidade e tem formação na área, irá registrar informações importantes para que o diagnostico seja realizado de maneira assertiva.
d. O profissional psicopedagogo (a) não está presente em todos esses espaços e momentos. Por isso, mesmo que a criança traga os relatos da sua experiência em sala de aula, nem sempre estas são verdadeiras.
e. O profissional psicopedagogo (a) não está presente em todos esses espaços e momentos, por isso e necessário o relatório da escola.

Um mesmo transtorno pode influenciar de diferentes formas e níveis a depender do indivíduo. Seus ‘sintomas’, são diretamente influenciados por seu meio social de convivência, seu acesso à educação, o incentivo a formação e a compreensão de suas diferenças. Por isso a intervenção psicopedagogia nunca e igual.
Nesse sentido, analise as afirmativas que tratam sobre a intervenção pedagógica.
I. O tempo sempre será o mesmo, independente do grau de dificuldade e capacidade de assimilação, bem como o empenho do paciente, pais e professores durante o período da intervenção psicopedagógica. Sempre é o mesmo tempo para todos os pacientes.
II. A intervenção deve ser planejada conforme as dificuldades identificadas na avaliação ou diagnóstico prévio. O enquadramento será planejado pelo terapeuta após estudo minucioso do diagnostico psicopedagógico e das condições materiais do paciente. O psicopedagógico ou profissional da educação programará atividades, jogos e brincadeiras, para trabalhar os aspectos deficitários apresentados pelo paciente. Será o modo formal como conduzirá a intervenção psicopedagógica, considerando os dois lados: o do terapeuta e o do paciente. Poderão acontecer algumas mudanças, ao longo do processo, desde que devidamente combinadas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Não é um único instrumento ou um único momento suficiente para chegar a uma conclusão e fechar um diagnóstico. Para realizar tal questão e encaminhar o aluno (a) para o tratamento e intervenção necessários, um processo minucioso e detalhado deve ser realizado.
Em relação as atividades projetivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Por meio da análise destes desenhos que o profissional infere sobre características com relação ao indivíduo.
II. As técnicas projetivas dizem respeito àquelas atividades em que é solicitado que o sujeito faça desenhos ou uma representação acerca de uma dada situação.
III. As provas devem ser aplicadas individualmente e em cada sessão de aplicação a solicitação dos vínculos pode variar de acordo com o aspecto da aprendizagem que se quer avaliar.
IV. O desenho pode ser uma atividade de grande importância para avaliações psicológicas infantis, sua forma, cores e posição na folha de papel podem dizer muito sobre seu comportamento.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I está correta.

Desde o nascimento, ou até mesmo antes deste acontecimento, o ser humano aprende. Estamos o tempo todo absorvendo novas informações, o aprendizado e constante. Um bebe nasce descobrindo o que o cerca, as cores, texturas, sons, movimentos, comportamentos, e um constante e fascinante processo formativo.
Em relação as pessoas com transtornos de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
a. Os transtornos de aprendizagem estão presentes no âmbito formal e informal desse indivíduo. Não e somente na escola que as dificuldades são encontradas. No processo de socialização, na realização das tarefas cotidianas, na forma como a criança age e reage as regras, aos jogos e brincadeiras, em absolutamente todos os momentos de sua vida, o transtorno se faz presente e influencia no seu modo de ser.
b. Os transtornos de aprendizagem possuem consequências apenas no âmbito formal da aprendizagem desse indivíduo.
c. Os transtornos de aprendizagem estão presentes no âmbito formal e informal desse indivíduo. Não e somente na escola que as dificuldades são encontradas, mas tem momentos específicos, pois o transtorno se faz presente, mas não influencia no seu modo de ser.
d. Os transtornos de aprendizagem influenciam no comportamento dos indivíduos apenas até uma faixa etária especifica.
e. O transtorno de aprendizagem, como o próprio conceito já define, irá influenciar diretamente somente no processo de aquisição de conhecimento formal do indivíduo, que acontece dentro da sala de aula.

Para que o psicopedagogo (a) possa trazer as devidas orientações e o diagnóstico correto, avaliações devem ser realizadas, as quais seguem protocolos específicos dessa área de conhecimento. Com o objetivo de identificar e compreender a origem de qualquer dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento que tal indivíduo apresenta, a criança ou adolescente que chega até esse profissional, não será avaliado somente no âmbito formal. Nesse sentido, analise as asserções abaixo:
I. A avaliação precisa começar assim que conhecemos o indivíduo a ser avaliado. Na nossa prática clínica, por exemplo, desde o momento que a criança entra em nossa sala. Perguntas devem ser feitas em nossa mente para encontrarmos essas respostas posteriormente. Precisamos observar desde a fala descontraída até mesmo a postura corporal da criança.
II. Seu comportamento fora do âmbito formal de atendimento, em nada irá influenciar no diagnóstico a ser realizado, pois suas ações, sua forma de se direcionar aos seus responsáveis ou a pessoas desconhecidas, e todas as suas diversas ações não apontam nenhuma característica relevante que deve ser analisada. O diagnóstico avaliativo deve ocorrer minuciosamente somente quando essa criança sentar e se posicionar corretamente para iniciar o atendimento.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina