Logo Passei Direto
Buscar
A primeira estrutura do sistema respiratório é o nariz. O nariz é formado pelas partes externa e interna. A parte externa constitui uma estrutura de sustentação para o osso e a cartilagem hialina, estando envolta através do músculo e da pele, sendo coberta pela túnica mucosa (TORTORA, 2011). Já a parte interna do nariz realiza a preparação do ar que respiramos.
Baseado em todas as funções da parte interna do nariz, assinale a alternativa CORRETA:
A A parte interna do nariz é responsável pela filtragem do ar, e identificação dos estímulos olfatórios e táteis, alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância.
B A parte interna do nariz é responsável pelo aquecimento, umidificação e filtração do ar inalado, identificação dos estímulos olfatórios ou odor, alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância.
C A parte interna do nariz é responsável pelo aquecimento do ar expirado, pela identificação das alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância.
D A parte interna do nariz é responsável pela sustentação para o osso e a cartilagem hialina.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: A) A parte interna do nariz é responsável pela filtragem do ar, e identificação dos estímulos olfatórios e táteis, alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância. - Esta opção menciona a filtragem e a identificação de estímulos olfatórios, mas inclui "táteis", que não é uma função primária do nariz. B) A parte interna do nariz é responsável pelo aquecimento, umidificação e filtração do ar inalado, identificação dos estímulos olfatórios ou odor, alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância. - Esta opção abrange as funções principais da parte interna do nariz, que incluem aquecimento, umidificação, filtração do ar e identificação de odores, além da alteração das vibrações da fala. C) A parte interna do nariz é responsável pelo aquecimento do ar expirado, pela identificação das alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância. - Esta opção é incorreta, pois o nariz não é responsável pelo aquecimento do ar expirado, mas sim do ar inalado. D) A parte interna do nariz é responsável pela sustentação para o osso e a cartilagem hialina. - Esta opção é incorreta, pois a sustentação é uma função da parte externa do nariz, não da parte interna. Após essa análise, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A espirometria por si só não permite um diagnóstico definitivo, ela constitui um exame laboratorial auxiliar no diagnóstico e muito importante na reavaliação (COSTA; JARNARNI, 2021). Com o espirômetro se analisa a função pulmonar, através dos parâmetros da espirometria pode ser traçada uma linha de tratamento cardiorrespiratório.
Com base em todos os parâmetros que são observados na espirometria, assinale a alternativa CORRETA:
A Apresenta capacidade vital forçada, volume expiratório forçado total, volume expiratório forçado/capacidade vital forçada, fluxo expiratório forçado, pico de fluxo e a ventilação voluntária máxima.
B Apresenta volume inspiratório forçado total, volume expiratório forçado/capacidade vital forçada e a ventilação voluntária máxima.
C Apresenta capacidade vital forçada, volume inspiratório forçado total, volume expiratório forçado/capacidade vital forçada e a ventilação voluntária máxima.
D Apresenta volume expiratório forçado/capacidade vital forçada, fluxo inspiratório forçado, pico de fluxo e a ventilação voluntária máxima.

Procedimentos cirúrgicos torácicos podem alterar a mecânica respiratória, repercutindo na função pulmonar. A presença de profissionais fisioterapeutas é fundamental no preparo e na reabilitação dos indivíduos que são submetidos à cirurgia cardíaca, visto que dispõem de um grande arsenal de técnicas (MIRANDA, 2002). Nas cirurgias cardíacas, o paciente é submetido à anestesia geral, e isso gera algumas complicações que podem ser tratadas na fisioterapia cardiorrespiratória.
Com base nas complicações que a anestesia geral pode causar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode causar uma diminuição da capacidade residual funcional.
( ) Pode levar à formação da atelectasia, ocasionando uma redução da complacência pulmonar e a elevação da resistência vascular pulmonar.
( ) Pode causar um aumento da capacidade residual funcional. Pode levar à formação da atelectasia, ocasionando um aumento da complacência pulmonar e a elevação da resistência vascular pulmonar.
A F - V - V
B V - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.

Desde o primeiro contato com o paciente, o fisioterapeuta deve realizar uma avaliação do tórax, essa avaliação é fundamental, pois existem vários tipos anormais de tórax, como por exemplo: tórax cifótico, cifoescoliótico, lordótico, dentre outros. Quando o paciente tem alguma anormalidade torácica ocorre disfunções na expansão torácica, possibilitando disfunções respiratórias associadas.
Sobre avaliação torácica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A expansibilidade torácica deve ser avaliada através da inspeção, para esta avaliação o paciente deve expirar rapidamente até atingir o volume residual.
( ) O paciente deve realizar a inspiração de forma lenta e o fisioterapeuta deve avaliar os movimentos dos dois polegares, é necessário que ambos os lados sejam movidos de forma igualitária entre 3 a 5 cm nos casos normais.
( ) As mensurações devem ser avaliadas com o paciente em decúbito dorsal e a caixa torácica deve ser verificada no 1º espaço intercostal, para a avaliação da cirtometria abdominal deve ser inserido a fita métrica em cima do umbigo.
A - V - F - V.
B - F - F - V.
C - F - V - F.
D - V - V - F.

Historicamente, a fisioterapia respiratória tem sido empregada em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas com o objetivo de reduzir o risco de complicações pulmonares, como a retenção de secreções pulmonares, atelectasias e pneumonia ( BRASHER, 2003). A fisioterapia cardiovascular atua na melhora da qualidade de vida de pacientes cardiopatas no pré e pós-operatório.
Com relação aos principais pontos que devem ser levados em consideração pelo fisioterapeuta, no programa de treinamento físico de pacientes cardiopatas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deve ser programada a duração da sessão, em média de 40 a 60 minutos de treinamento.
( ) Deve ser mensurada a frequência e a intensidade do treinamento. Os exercícios físicos precisam estar entre 65 a 90% da frequência cardíaca máxima prevista para a idade.
( ) Devem ser passados exercícios de treinamento muscular somente com baixa intensidade, com média de 15 minutos de duração da sessão.
A - F - V - V.
B - F - F - V.
C - V - V - F.
D - V - F - V.

Dentre as anormalidades possíveis de ser identificadas por meio da espirometria, enquadram-se os padrões obstrutivo e restritivo, ou a combinação de ambos, o padrão misto (COSTA; JARNARNI, 2021). Com base nas características de uma obstrução respiratória, assinale a alternativa CORRETA:
A) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória uma diminuição do fluxo inspiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Diminuição no volume inspiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).
B) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória um aumento do fluxo expiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Diminuição no volume expiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).
C) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória uma diminuição do fluxo expiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Diminuição no volume expiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).
D) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória uma diminuição do fluxo expiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Aumento no volume expiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).

Mais conteúdos dessa disciplina