Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a opção CORRETA:
A. Conceituais, transversais e verbais.
B. Conceituais, estratégicas e transversais.
C. Conceituais, procedimentais e atitudi- nais.
D. Conceituais, atitudinais e transversais.
E. Conceituais, procedimentais e transver- sais.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender os tipos de competências que são frequentemente discutidos no contexto educacional. As competências geralmente são divididas em três categorias principais: conceituais, procedimentais e atitudinais. Analisando as opções: A. Conceituais, transversais e verbais - "Verbais" não é uma categoria comum nesse contexto. B. Conceituais, estratégicas e transversais - "Estratégicas" não é uma categoria padrão. C. Conceituais, procedimentais e atitudinais - Esta opção apresenta as três categorias mais reconhecidas de competências. D. Conceituais, atitudinais e transversais - "Transversais" não é uma categoria principal, embora possa ser considerada em um contexto mais amplo. E. Conceituais, procedimentais e transversais - "Transversais" novamente não é uma categoria principal. A opção correta, que inclui as categorias mais reconhecidas de competências, é: C. Conceituais, procedimentais e atitudinais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Ano: 2019 Banca: AMAUC Órgão: Prefeitura de Xavantina - SC Provas: AMAUC - 2019 - Prefeitura de Xavantina - SC - Professor Educação Física
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCNs são normas que orientam o planejamento curricular, por isso devem ser estudadas e conhecidas pelos profissionais que atuam na educação. Leia as afirmativas que se referem ao documento citado: I. As Diretrizes tem o objetivo de estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. II. As Diretrizes não se responsabilizam pela formação continuada e em serviço a ser ministrada aos docentes das respectivas redes, considerando que esta atribuição é de responsabilidade de seus empregadores. III. Alinhadas aos preceitos contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases, as DCNs se traduzem em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. IV. As DCNs têm como objetivo precípuo o respeito aos conhecimentos básicos previstos nos conteúdos programáticos a serem rigorosamente cumpridos em cada ano da vida escolar do aluno, além de avaliá-los e aprová-los quando apresentarem as devidas condições para tal. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
A. Somente as alternativas I e III.
B. Somente as alternativas II e IV.
C. Somente as alternativas I e IV.
D. Somente as alternativas II e III.
E. Somente as alternativas I, III e IV.

Ano: 2018 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2018 - UFAM - Técnico em Assuntos Educacionais
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) se estabelecem para orientar o desenvolvimento da educação nacional em todos os níveis, fundamentadas nas finalidades e princípios como valores comuns constitucionalizados (CURY). Como explica Cury, a educação é nacional porque se assenta em diretrizes e bases da educação nacional. Neste sentido, as DCNs são normas estabelecidas pela LDBEN/96 para a Educação Básica e Superior. São orientadoras do planejamento curricular que compõe o Projeto Pedagógico das escolas e dos cursos nas Universidades. Concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), são legais, legítimas e válidas para todo território nacional. Isto significa que:
A. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) não têm força de lei e não são obrigatórias, porque são decorrentes da política de um governo que vigorou no período de 1994 a 1998 e assumiu a incumbência da União no seu dever de estabelecer competências e diretrizes para a educação básica.
B. os sistemas de ensino de todas as esferas (federal, estadual, municipal, distrital) e suas respectivas redes de escolas têm a prerrogativa de não seguir as DCNs, pois sua autonomia faculta total independência para formular princípios, fundamentos e procedimentos que orientem a organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das propostas pedagógicas.
C. as escolas e as universidades particulares, abrigadas pela determinação do artigo 7º da LDB/96, não precisam cumprir as normas gerais da educação nacional; portanto, são dispensadas de seguir as DCNs e de autorização para seu funcionamento.
D. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), previstas no artigo 9º, incisos IV e VII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assumem caráter doutrinário e mandatório de obrigatoriedade para o conjunto dos sistemas de ensino e suas redes de escolas, com o propósito de nortear a formulação dos currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.
E. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os currículos das escolas e instituições de ensino superior são uma e a mesma coisa e obedecem às normas definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Vinhedo - SP Prova: IBFC - 2019 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Professor de Educação Básica II - Ciências
Apesar de semelhantes, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) possuem objetivos diferentes. Quanto a diferença entre as DCNs e os PCNs, assinale a alternativa correta.
A. Os PCNs são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Já as DCNs são normas obrigatórias para a Educação Básica.
B. Os PCNs têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Já as DCNs visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular.
C. Os PCNs são mais recentes, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola após a definição das DCNs. Já as DCNs asseguram a formação básica, definindo competências e diretrizes somente para a o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
D. Os PCNs visam à formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos. Já as DCNs visam controlar a autonomia da escola e da proposta pedagógica, desestimulando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação de competências explicitas nas DCNs.

Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Leopoldina - MG Provas: IDECAN - 2016 - Prefeitura de Leopoldina - MG - Professor de Educação Básica III - Geografia
Organicamente articuladas, a base comum nacional e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos Projetos Político-Pedagógicos (DCNs). Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível à escola conseguir: I. Ampliar a compreensão sobre as relações entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena. II. Adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver o letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento científico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer. III. Viver situações práticas a partir das quais seja possível perceber que não há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema, uma experiência podem ser descritos e analisados segundo diferentes perspectivas e correntes de pensamento, que variam no tempo, no espaço, na intencionalidade. IV. Compreender os efeitos da “infoera”, sabendo que estes atuam, cada vez mais, na vida das crianças, dos adolescentes e adultos, para que se reconheçam, de um lado, os estudantes, de outro, os profissionais da educação e a família, mas reconhecendo que os recursos midiáticos não necessitam permear todas as atividades de aprendizagem. Estão CORRETAS as afirmativas:
A. I, II, III e IV.
B. I, II e III, apenas.
C. I, III e IV, apenas.
D. II, III e IV, apenas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias que têm por objetivo orientar o planejamento curricular das escolas. Considerando o disposto nas DCNs, sobre a Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
( ) As DCNs são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
( ) As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”
( )O desafio das DCNs é aumentar a autonomia existente entre as várias escolas visando manter o distanciamento entre as propostas pedagógicas e a sala de aula
( ) Entre os vários conceitos de currículo, as DCNs optam pelo de Moreira e Candau (2006) em razão de sua amplitude e sua preocupação com a cultura: “conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais”
A. F, V, V, V
B. V, V, F, V
C. V, V, F, F
D. V, F, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina