Logo Passei Direto
Buscar

0307_-DCN,_PCN_e_BNCC__Qual_a_diferença_Guilherme_(tabela_comparativa) (1)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ano: 2019 Banca: AMAUC Órgão: Prefeitura de Xavantina - SC Provas: AMAUC - 2019 - Prefeitura de Xavantina - SC - Professor Educação Física
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCNs são normas que orientam o planejamento curricular, por isso devem ser estudadas e conhecidas pelos profissionais que atuam na educação. Leia as afirmativas que se referem ao documento citado: I. As Diretrizes tem o objetivo de estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. II. As Diretrizes não se responsabilizam pela formação continuada e em serviço a ser ministrada aos docentes das respectivas redes, considerando que esta atribuição é de responsabilidade de seus empregadores. III. Alinhadas aos preceitos contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases, as DCNs se traduzem em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. IV. As DCNs têm como objetivo precípuo o respeito aos conhecimentos básicos previstos nos conteúdos programáticos a serem rigorosamente cumpridos em cada ano da vida escolar do aluno, além de avaliá-los e aprová-los quando apresentarem as devidas condições para tal. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
A. Somente as alternativas I e III.
B. Somente as alternativas II e IV.
C. Somente as alternativas I e IV.
D. Somente as alternativas II e III.
E. Somente as alternativas I, III e IV.

Ano: 2018 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2018 - UFAM - Técnico em Assuntos Educacionais
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) se estabelecem para orientar o desenvolvimento da educação nacional em todos os níveis, fundamentadas nas finalidades e princípios como valores comuns constitucionalizados (CURY). Como explica Cury, a educação é nacional porque se assenta em diretrizes e bases da educação nacional. Neste sentido, as DCNs são normas estabelecidas pela LDBEN/96 para a Educação Básica e Superior. São orientadoras do planejamento curricular que compõe o Projeto Pedagógico das escolas e dos cursos nas Universidades. Concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), são legais, legítimas e válidas para todo território nacional. Isto significa que:
A. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) não têm força de lei e não são obrigatórias, porque são decorrentes da política de um governo que vigorou no período de 1994 a 1998 e assumiu a incumbência da União no seu dever de estabelecer competências e diretrizes para a educação básica.
B. os sistemas de ensino de todas as esferas (federal, estadual, municipal, distrital) e suas respectivas redes de escolas têm a prerrogativa de não seguir as DCNs, pois sua autonomia faculta total independência para formular princípios, fundamentos e procedimentos que orientem a organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das propostas pedagógicas.
C. as escolas e as universidades particulares, abrigadas pela determinação do artigo 7º da LDB/96, não precisam cumprir as normas gerais da educação nacional; portanto, são dispensadas de seguir as DCNs e de autorização para seu funcionamento.
D. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), previstas no artigo 9º, incisos IV e VII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assumem caráter doutrinário e mandatório de obrigatoriedade para o conjunto dos sistemas de ensino e suas redes de escolas, com o propósito de nortear a formulação dos currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.
E. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os currículos das escolas e instituições de ensino superior são uma e a mesma coisa e obedecem às normas definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Vinhedo - SP Prova: IBFC - 2019 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Professor de Educação Básica II - Ciências
Apesar de semelhantes, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) possuem objetivos diferentes. Quanto a diferença entre as DCNs e os PCNs, assinale a alternativa correta.
A. Os PCNs são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Já as DCNs são normas obrigatórias para a Educação Básica.
B. Os PCNs têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Já as DCNs visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular.
C. Os PCNs são mais recentes, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola após a definição das DCNs. Já as DCNs asseguram a formação básica, definindo competências e diretrizes somente para a o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
D. Os PCNs visam à formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos. Já as DCNs visam controlar a autonomia da escola e da proposta pedagógica, desestimulando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação de competências explicitas nas DCNs.

Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Leopoldina - MG Provas: IDECAN - 2016 - Prefeitura de Leopoldina - MG - Professor de Educação Básica III - Geografia
Organicamente articuladas, a base comum nacional e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos Projetos Político-Pedagógicos (DCNs). Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível à escola conseguir: I. Ampliar a compreensão sobre as relações entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena. II. Adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver o letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento científico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer. III. Viver situações práticas a partir das quais seja possível perceber que não há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema, uma experiência podem ser descritos e analisados segundo diferentes perspectivas e correntes de pensamento, que variam no tempo, no espaço, na intencionalidade. IV. Compreender os efeitos da “infoera”, sabendo que estes atuam, cada vez mais, na vida das crianças, dos adolescentes e adultos, para que se reconheçam, de um lado, os estudantes, de outro, os profissionais da educação e a família, mas reconhecendo que os recursos midiáticos não necessitam permear todas as atividades de aprendizagem. Estão CORRETAS as afirmativas:
A. I, II, III e IV.
B. I, II e III, apenas.
C. I, III e IV, apenas.
D. II, III e IV, apenas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias que têm por objetivo orientar o planejamento curricular das escolas. Considerando o disposto nas DCNs, sobre a Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
( ) As DCNs são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
( ) As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”
( )O desafio das DCNs é aumentar a autonomia existente entre as várias escolas visando manter o distanciamento entre as propostas pedagógicas e a sala de aula
( ) Entre os vários conceitos de currículo, as DCNs optam pelo de Moreira e Candau (2006) em razão de sua amplitude e sua preocupação com a cultura: “conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais”
A. F, V, V, V
B. V, V, F, V
C. V, V, F, F
D. V, F, V, F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ano: 2019 Banca: AMAUC Órgão: Prefeitura de Xavantina - SC Provas: AMAUC - 2019 - Prefeitura de Xavantina - SC - Professor Educação Física
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCNs são normas que orientam o planejamento curricular, por isso devem ser estudadas e conhecidas pelos profissionais que atuam na educação. Leia as afirmativas que se referem ao documento citado: I. As Diretrizes tem o objetivo de estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. II. As Diretrizes não se responsabilizam pela formação continuada e em serviço a ser ministrada aos docentes das respectivas redes, considerando que esta atribuição é de responsabilidade de seus empregadores. III. Alinhadas aos preceitos contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases, as DCNs se traduzem em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. IV. As DCNs têm como objetivo precípuo o respeito aos conhecimentos básicos previstos nos conteúdos programáticos a serem rigorosamente cumpridos em cada ano da vida escolar do aluno, além de avaliá-los e aprová-los quando apresentarem as devidas condições para tal. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
A. Somente as alternativas I e III.
B. Somente as alternativas II e IV.
C. Somente as alternativas I e IV.
D. Somente as alternativas II e III.
E. Somente as alternativas I, III e IV.

Ano: 2018 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2018 - UFAM - Técnico em Assuntos Educacionais
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) se estabelecem para orientar o desenvolvimento da educação nacional em todos os níveis, fundamentadas nas finalidades e princípios como valores comuns constitucionalizados (CURY). Como explica Cury, a educação é nacional porque se assenta em diretrizes e bases da educação nacional. Neste sentido, as DCNs são normas estabelecidas pela LDBEN/96 para a Educação Básica e Superior. São orientadoras do planejamento curricular que compõe o Projeto Pedagógico das escolas e dos cursos nas Universidades. Concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), são legais, legítimas e válidas para todo território nacional. Isto significa que:
A. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) não têm força de lei e não são obrigatórias, porque são decorrentes da política de um governo que vigorou no período de 1994 a 1998 e assumiu a incumbência da União no seu dever de estabelecer competências e diretrizes para a educação básica.
B. os sistemas de ensino de todas as esferas (federal, estadual, municipal, distrital) e suas respectivas redes de escolas têm a prerrogativa de não seguir as DCNs, pois sua autonomia faculta total independência para formular princípios, fundamentos e procedimentos que orientem a organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das propostas pedagógicas.
C. as escolas e as universidades particulares, abrigadas pela determinação do artigo 7º da LDB/96, não precisam cumprir as normas gerais da educação nacional; portanto, são dispensadas de seguir as DCNs e de autorização para seu funcionamento.
D. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), previstas no artigo 9º, incisos IV e VII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assumem caráter doutrinário e mandatório de obrigatoriedade para o conjunto dos sistemas de ensino e suas redes de escolas, com o propósito de nortear a formulação dos currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.
E. as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os currículos das escolas e instituições de ensino superior são uma e a mesma coisa e obedecem às normas definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Vinhedo - SP Prova: IBFC - 2019 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Professor de Educação Básica II - Ciências
Apesar de semelhantes, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) possuem objetivos diferentes. Quanto a diferença entre as DCNs e os PCNs, assinale a alternativa correta.
A. Os PCNs são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Já as DCNs são normas obrigatórias para a Educação Básica.
B. Os PCNs têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Já as DCNs visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular.
C. Os PCNs são mais recentes, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola após a definição das DCNs. Já as DCNs asseguram a formação básica, definindo competências e diretrizes somente para a o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
D. Os PCNs visam à formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos. Já as DCNs visam controlar a autonomia da escola e da proposta pedagógica, desestimulando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação de competências explicitas nas DCNs.

Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Leopoldina - MG Provas: IDECAN - 2016 - Prefeitura de Leopoldina - MG - Professor de Educação Básica III - Geografia
Organicamente articuladas, a base comum nacional e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos Projetos Político-Pedagógicos (DCNs). Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível à escola conseguir: I. Ampliar a compreensão sobre as relações entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena. II. Adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver o letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento científico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer. III. Viver situações práticas a partir das quais seja possível perceber que não há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema, uma experiência podem ser descritos e analisados segundo diferentes perspectivas e correntes de pensamento, que variam no tempo, no espaço, na intencionalidade. IV. Compreender os efeitos da “infoera”, sabendo que estes atuam, cada vez mais, na vida das crianças, dos adolescentes e adultos, para que se reconheçam, de um lado, os estudantes, de outro, os profissionais da educação e a família, mas reconhecendo que os recursos midiáticos não necessitam permear todas as atividades de aprendizagem. Estão CORRETAS as afirmativas:
A. I, II, III e IV.
B. I, II e III, apenas.
C. I, III e IV, apenas.
D. II, III e IV, apenas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias que têm por objetivo orientar o planejamento curricular das escolas. Considerando o disposto nas DCNs, sobre a Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
( ) As DCNs são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
( ) As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”
( )O desafio das DCNs é aumentar a autonomia existente entre as várias escolas visando manter o distanciamento entre as propostas pedagógicas e a sala de aula
( ) Entre os vários conceitos de currículo, as DCNs optam pelo de Moreira e Candau (2006) em razão de sua amplitude e sua preocupação com a cultura: “conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais”
A. F, V, V, V
B. V, V, F, V
C. V, V, F, F
D. V, F, V, F

Prévia do material em texto

Características PCN DCN BNCC
Natureza
Diretrizes elaboradas 
para orientar os educa-
dores por meio da nor-
matização de aspectos 
fundamentais das dis-
ciplinas.
Normas obrigatórias 
que orientam o plane-
jamento curricular das 
escolas e sistemas de 
ensino.
Documento normativo 
que define o conjunto 
orgânico e progressivo 
de aprendizagens es-
senciais para os alunos.
Elaboração
Criados por instituições 
de ensino superior e 
pelo Ministério da Edu-
cação (MEC).
Elaboradas e fixadas 
pelo Conselho Nacional 
de Educação (CNE).
Elaborada pelo MEC.
Adaptabilidade
Podem ser adaptados 
às peculiaridades locais 
por professores, coor-
denadores e diretores.
Devem ser seguidas 
sem grandes adapta-
ções, considerando as 
diversidades e especifi-
cidades de cada aluno.
Respeita a autonomia 
regional de cada loca-
lidade, possibilitando a 
adequação às necessi-
dades locais.
Caráter
Facultativo, servindo 
como norteadores para 
os profissionais da edu-
cação.
Obrigatório, sendo nor-
mas que devem ser se-
guidas pelas escolas e 
sistemas de ensino.
Obrigatório, deve ser 
seguido por todas as 
escolas públicas e pri-
vadas do país.
Abrangência
Adaptam-se às peculia-
ridades de cada disci-
plina.
Abrangem todas as eta-
pas e modalidades da 
Educação Básica.
Abrange todas as eta-
pas e modalidades da 
Educação Básica.
Objetivo
Orientar os educadores 
na elaboração do currí-
culo de cada escola.
Orientar o planejamen-
to curricular, conside-
rando os princípios da 
formação de valores e 
respeito às diversidades.
Definir aprendizagens 
essenciais e garantir di-
reitos fundamentais de 
aprendizagem para to-
dos os alunos.
Ano:  2019  Banca:  AMAUC  Órgão:  Prefei-
tura de Xavantina - SC  Provas:  AMAUC 
- 2019 - Prefeitura de Xavantina - SC - Pro-
fessor Educação Física 
01. As Diretrizes Curriculares Nacionais da 
Educação Básica – DCNs são normas que 
orientam o planejamento curricular, por 
isso devem ser estudadas e conhecidas pe-
los profissionais que atuam na educação. 
Leia as afirmativas que se referem ao docu-
mento citado: 
I. As Diretrizes tem o objetivo de estimu-
lar a reflexão crítica e propositiva que deve 
subsidiar a formulação, execução e avalia-
ção do projeto político-pedagógico da es-
cola de Educação Básica.
II. As Diretrizes não se responsabilizam pela 
formação continuada e em serviço a ser 
ministrada aos docentes das respectivas 
redes, considerando que esta atribuição é 
de responsabilidade de seus empregado-
res. 
III. Alinhadas aos preceitos contidos na 
Constituição Federal e na Lei de Diretrizes 
e Bases, as DCNs se traduzem em orien-
tações que contribuam para assegurar a 
formação básica comum nacional, tendo 
como foco os sujeitos que dão vida ao cur-
rículo e à escola. 
IV. As DCNs têm como objetivo precípuo 
o respeito aos conhecimentos básicos 
previstos nos conteúdos programáticos 
a serem rigorosamente cumpridos em 
cada ano da vida escolar do aluno, além 
de avaliá-los e aprová-los quando apre-
sentarem as devidas condições para tal. 
Assinale somente a alternativa que apre-
senta todas as respostas CORRETAS:
A. Somente as alternativas I e III.
B. Somente as alternativas II e IV.
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/amauc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-xavantina-sc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-xavantina-sc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/amauc-2019-prefeitura-de-xavantina-sc-professor-educacao-fisica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/amauc-2019-prefeitura-de-xavantina-sc-professor-educacao-fisica
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/amauc-2019-prefeitura-de-xavantina-sc-professor-educacao-fisica
null
null
null
null
null
C. Somente as alternativas I e IV.
D. Somente as alternativas II e III.
E. Somente as alternativas I, III e IV.
Ano:  2018  Banca:  COMVEST UFAM  Ór-
gão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2018 
- UFAM - Técnico em Assuntos Educacio-
nais
02. As Diretrizes Curriculares Nacionais 
(DCNs) se estabelecem para orientar o de-
senvolvimento da educação nacional em 
todos os níveis, fundamentadas nas fina-
lidades e princípios como valores comuns 
constitucionalizados (CURY). Como explici-
ta Cury, a educação é nacional porque se 
assenta em diretrizes e bases da educação 
nacional. Neste sentido, as DCNS são nor-
mas estabelecidas pela LDBEN/96 para a 
Educação Básica e Superior. São orientado-
ras do planejamento curricular que com-
põe o Projeto Pedagógico das escolas e 
dos cursos nas Universidades. Concebidas 
e fixadas pelo Conselho Nacional de Edu-
cação (CNE), são legais, legítimas e válidas 
para todo território nacional. Isto significa 
que:  
A. as Diretrizes Curriculares Nacionais 
(DCNs) não têm força de lei e não são obri-
gatórias, porque são decorrentes da políti-
ca de um governo que vigorou no período 
de 1994 a 1998 e assumiu a incumbência da 
União no seu dever de estabelecer compe-
tências e diretrizes para a educação básica. 
B. os sistemas de ensino de todas as esfe-
ras (federal, estadual, municipal, distrital) 
e suas respectivas redes de escolas têm a 
prerrogativa de não seguir as DCNs, pois 
sua autonomia faculta total independên-
cia para formular princípios, fundamentos 
e procedimentos que orientem a organiza-
ção, articulação, desenvolvimento e avalia-
ção das propostas pedagógicas.
C. as escolas e as universidades particula-
res, abrigadas pela determinação do arti-
go 7º da LDB/96, não precisam cumprir as 
normas gerais da educação nacional; por-
tanto, são dispensadas de seguir as DCNs 
e de autorização para seu funcionamento. 
D. as Diretrizes Curriculares Nacionais 
(DCNs), previstas no artigo 9º, incisos IV e 
VII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional de 1996, assumem caráter dou-
trinário e mandatório de obrigatoriedade 
para o conjunto dos sistemas de ensino e 
suas redes de escolas, com o propósito de 
nortear a formulação dos currículos e seus 
conteúdos mínimos, de modo a assegurar 
a formação básica comum.  
E. as Diretrizes Curriculares Nacionais 
(DCNs) e os currículos das escolas e institui-
ções de ensino superior são uma e a mes-
ma coisa e obedecem às normas definidas 
pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Ano:  2019  Banca:  IBFC  Órgão:  Prefeitu-
ra de Vinhedo - SP  Prova:  IBFC - 2019 - 
Prefeitura de Vinhedo - SP - Professor de 
Educação Básica II - Ciências
03. Apesar de semelhantes, as Diretrizes 
Curriculares Nacionais (DCNs) e os Parâ-
metros Curriculares Nacionais (PCNs) pos-
suem objetivos diferentes. Quanto a dife-
rença entre as DCNs e os PCNs, assinale a 
alternativa correta.
A. Os PCNs são diretrizes separadas por 
disciplinas elaboradas pelo governo federal 
e não obrigatórias por lei. Já as DCNs são 
normas obrigatórias para a Educação Bá-
sica
B. Os PCNs têm como objetivo orientar o 
planejamento curricular das escolas e dos 
sistemas de ensino, norteando seus cur-
rículos e conteúdos mínimos. Já as DCNs 
visam subsidiar e orientar a elaboração ou 
revisão curricular
C. Os PCNs são mais recentes, foram cria-
dos em 1997 e funcionaram como referen-
ciais para a renovação e reelaboração da 
proposta curricular da escola após a defi-
nição das DCNs. Já as DCNs asseguram a 
formação básica, definindo competências 
e diretrizes somente para a o Ensino Fun-
damental e o Ensino Médio
D. Os PCNs visam à formação inicial e con-
tinuada dos professores; as discussões pe-
dagógicas internas às escolas; a produção 
de livros e outros materiais didáticos. Já 
as DCNs visam controlar a autonomia da 
escola e da proposta pedagógica, desesti-
mulando as instituições a montar seu cur-
rículo, recortando, dentro das áreas de co-
nhecimento, os conteúdos que lhe convêm 
para a formação de competências explici-
tadas nas DCNs
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/comvest-ufam
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ufam
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/comvest-ufam-2018-ufam-tecnico-em-assuntos-educacionaishttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/comvest-ufam-2018-ufam-tecnico-em-assuntos-educacionais
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/comvest-ufam-2018-ufam-tecnico-em-assuntos-educacionais
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ibfc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-vinhedo-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-vinhedo-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2019-prefeitura-de-vinhedo-sp-professor-de-educacao-basica-ii-ciencias
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2019-prefeitura-de-vinhedo-sp-professor-de-educacao-basica-ii-ciencias
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2019-prefeitura-de-vinhedo-sp-professor-de-educacao-basica-ii-ciencias
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
Ano: 2016 Banca:  IDECAN Órgão: Prefei-
tura de Leopoldina - MG Provas: IDECAN 
- 2016 - Prefeitura de Leopoldina - MG - 
Professor de Educação Básica III - Geo-
grafia 
04. Organicamente articuladas, a base co-
mum nacional e a parte diversificada são 
organizadas e geridas de tal modo que 
também as tecnologias de informação e 
comunicação perpassem transversalmen-
te a proposta curricular desde a Educação 
Infantil até o Ensino Médio, imprimindo 
direção aos Projetos Político-Pedagógicos 
(DCNs). Ambas possuem como referência 
geral o compromisso com saberes de di-
mensão planetária para que, ao cuidar e 
educar, seja possível à escola conseguir:
I. Ampliar a compreensão sobre as relações 
entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade 
e a espécie humana, seus limites e suas 
potencialidades, em outras palavras, sua 
identidade terrena.
II. Adotar estratégias para que seja possível, 
ao longo da Educação Básica, desenvolver 
o letramento emocional, social e ecológico; 
o conhecimento científico pertinente aos 
diferentes tempos, espaços e sentidos; a 
compreensão do significado das ciências, 
das letras, das artes, do esporte e do lazer.
III.  Viver situações práticas a partir das 
quais seja possível perceber que não há 
uma única visão de mundo, portanto, um 
fenômeno, um problema, uma experiência 
podem ser descritos e analisados segundo 
diferentes perspectivas e correntes de pen-
samento, que variam no tempo, no espaço, 
na intencionalidade.
IV. Compreender os efeitos da “infoera”, sa-
bendo que estes atuam, cada vez mais, na 
vida das crianças, dos adolescentes e adul-
tos, para que se reconheçam, de um lado, 
os estudantes, de outro, os profissionais da 
educação e a família, mas reconhecendo 
que os recursos midiáticos não necessitam 
permear todas as atividades de aprendiza-
gem.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A. I, II, III e IV.
B. I, II e III, apenas.
C. I, III e IV, apenas.
D. II, III e IV, apenas.
Ano:  2021  Banca:  OMNI  Órgão:  Prefeitu-
ra de Presidente Nereu - SC Prova: OMNI 
- 2021 - Prefeitura de Presidente Nereu - 
SC - Professor
05. Assinale a alternativa CORRETA que 
indica as seis macro áreas temáticas dos 
Temas Contemporâneos Transversais na 
BNCC.
A. Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, 
Economia, Saúde, Multiculturalismo, Cida-
dania e Civismo.
B. Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, 
Economia ,Saúde, Pluralidade Cultural, Ci-
dadania e Civismo.
C. Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, 
Trabalho e Consumo, Saúde, Multicultura-
lismo, Cidadania e Civismo.
D. Meio Ambiente, Tecnologia e Globali-
zação , Trabalho e Consciência Ecológica, 
Saúde, Multiculturalismo, Cidadania e Ci-
vismo.
Ano:  2023  Banca:  UFMA  Ór-
gão:  UFMA  Prova:  UFMA - 2023 - UFMA 
- Pedagogo
06. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais 
(PCNs), podemos afirmar que a escola é 
concebida como:
A. Instituição que promove a disseminação 
de conteúdos para fins de desempenho e 
desenvolvimento pessoal.
B. Instituição que visa, somente, promover 
a manutenção da sociedade em que está 
inserida, oportunizando aos estudantes o 
acesso a diferentes conhecimentos.
C. Espaço que possibilita aos indivíduos 
que a frequentam a mudança de compor-
tamento.
D. Espaço de construção da cidadania que 
valoriza e possibilita aos indivíduos de di-
ferentes classes sociais o acesso ao saber, 
que é patrimônio da humanidade.
E. Espaço de atuação do professor para 
promover os conteúdos de cada disciplina 
propostos nos PCNs.
Ano:  2023  Banca:  UFMA  Ór-
gão:  UFMA  Prova:  UFMA - 2023 - UFMA 
- Pedagogo
07. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais 
(PCNs), lançados em 1997, os conteúdos 
são abordados em três grandes categorias. 
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/idecan
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-leopoldina-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-leopoldina-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/idecan-2016-prefeitura-de-leopoldina-mg-professor-de-educacao-basica-iii-geografia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/idecan-2016-prefeitura-de-leopoldina-mg-professor-de-educacao-basica-iii-geografia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/idecan-2016-prefeitura-de-leopoldina-mg-professor-de-educacao-basica-iii-geografia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/idecan-2016-prefeitura-de-leopoldina-mg-professor-de-educacao-basica-iii-geografia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/omni
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-presidente-nereu-sc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-presidente-nereu-sc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/omni-2021-prefeitura-de-presidente-nereu-sc-professor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/omni-2021-prefeitura-de-presidente-nereu-sc-professor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/omni-2021-prefeitura-de-presidente-nereu-sc-professor
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ufma
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ufma
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufma-2023-ufma-pedagogo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufma-2023-ufma-pedagogo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ufma
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ufma
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufma-2023-ufma-pedagogo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufma-2023-ufma-pedagogo
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
Assinale a opção CORRETA:
A. Conceituais, transversais e verbais.
B. Conceituais, estratégicas e transversais.
C. Conceituais, procedimentais e atitudi-
nais.
D. Conceituais, atitudinais e transversais.
E. Conceituais, procedimentais e transver-
sais.
Ano:  2023  Banca:  UFMA  Ór-
gão:  UFMA  Prova:  UFMA - 2023 - UFMA 
- Pedagogo
08. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais 
(PCNs), lançados em 1997, os conteúdos 
culturais ou questões sociais, chamados de 
Temas Transversais, a serem incorporados 
nas práticas pedagógicas são:
A. Gênero, Raça, Sexualidade e Saúde.
B. Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralida-
de Cultural e Orientação Sexual.
C. Arte, Educação Ambiental, Etnia, Raça e 
Saúde.
D. Ética, Sexualidade, Gênero e Meio Am-
biente.
E. Meio Ambiente, Saúde, Etnia, Pluralida-
de Cultural e Arte.
Ano:  2019  Banca:  IBFC  Órgão:  Prefeitu-
ra de Vinhedo - SP  Prova:  IBFC - 2019 - 
Prefeitura de Vinhedo - SP - Professor de 
Educação Básica II - Ciências
09. As Diretrizes Curriculares Nacionais 
(DCNs) são normas obrigatórias que têm 
por objetivo orientar o planejamento curri-
cular das escolas. Considerando o disposto 
nas DCNs, sobre a Educação Básica, anali-
se as afirmativas abaixo e dê valores Verda-
deiro (V) ou Falso (F):
( ) As DCNs são um conjuntode definições 
doutrinárias sobre princípios, fundamentos 
e procedimentos na Educação Básica que 
orientam as escolas na organização, articu-
lação, desenvolvimento e avaliação de suas 
propostas pedagógicas.
( ) As DCNs têm origem na Lei de Diretri-
zes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), 
de 1996, que assinala ser incumbência da 
União “estabelecer, em colaboração com 
os estados, Distrito Federal e os municí-
pios, competências e diretrizes para a Edu-
cação Infantil, o Ensino Fundamental e o 
Ensino Médio, que nortearão os currículos 
e os seus conteúdos mínimos, de modo a 
assegurar a formação básica comum”
( )O desafio das DCNs é aumentar a au-
tonomia existente entre as várias escolas 
visando manter o distanciamento entre as 
propostas pedagógicas e a sala de aula 
( ) Entre os vários conceitos de currícu-
lo, as DCNs optam pelo de Moreira e Can-
dau (2006) em razão de sua amplitude 
e sua preocupação com a cultura: “con-
junto de práticas que proporcionam a 
produção, a circulação e o consumo de 
significados no espaço social e que con-
tribuem, intensamente, para a constru-
ção de identidades sociais e culturais” 
Assinale a alternativa que apresenta a 
sequência CORRETA de cima para baixo:
A. F, V, V, V
B. V, V, F, V
C. V, V, F, F
D. V, F, V, F
Ano: 2023 Banca:  IVIN Órgão: Prefeitura 
de Canto do Buriti - PI Prova: IVIN - 2023 
- Prefeitura de Canto do Buriti - PI - Cui-
dador de Aluno
10. Adotados pelos Parâmetros Curricu-
lares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997), os 
temas transversais devem ser trabalhados 
não como um componente curricular es-
pecífico a ser incorporado ao currículo da 
escola, mas como temáticas envolvendo 
questões sociais, que, por não terem sido 
devidamente contempladas pelas discipli-
nas convencionais, precisam permeá-las 
de forma mais capilarizada. 
Acerca desses conteúdos, pode-se afir-
mar que incluem as seguintes temáticas, 
EXCETO:
A. Ética.
B. Orientação sexual.
C. Alfabetização e letramento. 
D. Saúde.
E. Meio ambiente. 
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ufma
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ufma
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufma-2023-ufma-pedagogo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufma-2023-ufma-pedagogo
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ibfc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-vinhedo-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-vinhedo-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2019-prefeitura-de-vinhedo-sp-professor-de-educacao-basica-ii-ciencias
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2019-prefeitura-de-vinhedo-sp-professor-de-educacao-basica-ii-ciencias
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2019-prefeitura-de-vinhedo-sp-professor-de-educacao-basica-ii-ciencias
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ivin
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-canto-do-buriti-pi
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-canto-do-buriti-pi
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ivin-2023-prefeitura-de-canto-do-buriti-pi-cuidador-de-aluno
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ivin-2023-prefeitura-de-canto-do-buriti-pi-cuidador-de-aluno
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ivin-2023-prefeitura-de-canto-do-buriti-pi-cuidador-de-aluno
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
null
	_GoBack

Mais conteúdos dessa disciplina