Logo Passei Direto
Buscar
Qual desses movimentos de arte moderna se preocupavam com questões sociais e políticas? a. Art Nouveau. b. Construtivismo. c. Dadaísmo. d. Fauvinismo. e. Simbolismo.
User badge image
ADRIANA PARRA DE BARROS

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as opções apresentadas em relação ao foco em questões sociais e políticas: a) Art Nouveau - Este movimento é mais conhecido por seu estilo decorativo e não se preocupa diretamente com questões sociais e políticas. b) Construtivismo - Este movimento, originado na Rússia, tinha uma forte ligação com questões sociais e políticas, buscando refletir a nova sociedade soviética e a construção de um novo mundo. c) Dadaísmo - Embora tenha surgido como uma reação à Primeira Guerra Mundial e critique a sociedade e a arte tradicional, seu foco era mais na subversão e no absurdo do que em questões sociais e políticas diretas. d) Fauvinismo - Este movimento é mais conhecido por seu uso expressivo de cores e não aborda questões sociais e políticas. e) Simbolismo - Este movimento é mais voltado para a expressão de emoções e ideias subjetivas, sem um foco direto em questões sociais e políticas. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se alinha com a preocupação com questões sociais e políticas é: b) Construtivismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante a Idade Moderna, predominaram na Espanha e na França uma concepção de Estado absolutista centralizado, com o poder real legitimado pela Igreja Católica, o que conferia ao rei um direito divino. Quanto à economia, Espanha e França adotavam uma política econômica intervencionista e protecionista, característica do mercantilismo. No entanto, na Holanda predominava a religião calvinista e, economicamente, a atividade mercantil era mais livre, desempenhada por particulares, principalmente por companhias de comércio.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas seguintes afirmacoes sobre esse texto:
( ) O texto evidencia que não é possível utilizar os conceitos de “absolutismo” e “mercantilismo” para as práticas políticas e econômicas da Europa Ocidental durante a Idade Moderna.
( ) Como sugerido pelo texto, são necessários cuidados com generalizações explicativas quanto à economia e à política durante a Idade Moderna na Europa Ocidental, porque houve diferenças entre Estados e regiões.
( ) Tornam-se explícitos, com esses exemplos, que houve um processo de laicização da sociedade, o que proporcionou a formação dos Estados Modernos e o desenvolvimento da economia.
( ) Por meio da leitura do texto, deduz-se que houve uma política mercantilista em relação à Espanha e à França, mas não em relação à Holanda, em função de sua religião protestante, que condenava o lucro.
a. F – V – F – F.
b. V – F – F – V.
c. F – V – V – F.
d. F – F – V – V.
e. V – V – F – F.

Durante a Idade Moderna, surgiram monarquias absolutas a partir da centralização do poder político ocorrido desde a Baixa Idade Média, e, os Estados Modernos desenvolveram práticas econômicas, chamadas mercantilistas.
Assinale a alternativa que apresenta características do mercantilismo:
A. Protecionismo, balança comercial favorável e livre mercado.
B. Liberalismo econômico, importações maiores que as exportações e livre mercado.
C. Protecionismo, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
D. Liberalismo econômico, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
E. Protecionismo, importações maiores que as exportações e livre mercado.

O Brasil se tornou referência para o movimento modernista mundial, por meio do seu maior exemplo de cidade que aplicou os princípios do movimento, que é a capital do país, Brasília, projetada por Lúcio Costa e inaugurada em abril de 1960.
Sobre o projeto da cidade moderna de Brasília, é correto afirmar:
a. Foi projetada para ser uma nova cidade funcional e abrigar até 300 mil habitantes.
b. A função do trabalho prevaleceu em detrimento da habitação, circulação e comércio.
c. Foi pensada por meio de uma extrema setorização e uma funcionalidade maleável.
d. Deveria conter mini trevos e rua corredor para atender as necessidades de circulação.
e. Seu traçado moderno deveria integrar as funções do modernismo de maneira racional.

Sobre as características do pós-modernismo, o que se pode afirmar? a. Esse estilo aparece bastante em edificações sagradas e locais religiosos. b. Esse estilo se destaca por privilegiar o pontilhismo para a produção da obra. c. Pode envolver materiais de uso cotidiano numa composição artística. d. A proposta utiliza métodos clássicos e baseados na ciência. e. Esse estilo se baseia nos dogmas greco-romanos da arte.

Os CIAMs (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna) foram fundamentais para o debate arquitetônico na primeira metade do século XX. Destes encontros, o que obteve maior repercussão – e posteriores críticas ao modelo instituído – foi o CIAM IV, realizado em 1933, dominado pela visão de Le Corbusier.
Eleja a afirmativa que caracteriza o conteúdo das principais críticas aos postulados da Carta de Atenas.
a. O alvo das críticas aos postulados da Carta de Atenas centra-se no discurso social das cidades modernas.
b. O alvo das críticas aos postulados da Carta de Atenas centra-se na adoção do estilo internacional das edificações modernas.
c. O alvo das críticas aos postulados da Carta de Atenas centra-se na abstração das formas das edificações modernas.
d. O alvo das críticas aos postulados da Carta de Atenas centra-se na setorização funcional das cidades modernas.
e. O alvo das críticas aos postulados da Carta de Atenas centra-se nos princípios orgânicos das cidades modernas.

O minimalismo explorou materiais industriais para a produção de uma arte fria e inexpressiva. O artista não precisava construir suas obras, pois poderia contratar um operário especializado para concretizar sua ideia. Uma curiosidade é que grande parte das obras não apresentavam títulos.
Marque a alternativa que melhor justifica a não titulação das obras pelos artistas minimalistas.
a. Os artistas produziam suas obras em massa, por isso costumavam utilizar números em série para caracterizar cada objeto. O processo deveria ser rápido e o artista não tinha tempo disponível para elaborar uma titulação para cada obra.
b. A não titulação das obras resultava da falta de autenticidade desse tipo de arte, que não precisava ser construída pelo artista e poderia representar as alterações do mundo produtivo.
c. Todas as obras do minimalismo partiam do mesmo princípio, por isso não precisavam título, afinal, eram apenas a ilustração de uma teoria sobre a forma.
d. A criação de título era uma marca da arte moderna e os artistas do minimalismo rompiam definitivamente com o velho sistema da arte, por isso evitavam a todo custo a criação de títulos para suas obras.
e. Os minimalistas davam atenção especial à materialidade, que não deveria representar objetos ou figuras. Eles queriam manter a verdade do material utilizado, por isso evitavam utilizar títulos que subordinariam a arte à representação ou à figuração.

Os movimentos artísticos de vanguarda negaram os princípios da arte acadêmica. Por exemplo, enquanto a pintura acadêmica seguia as regras de perspectiva para criar ilusão de profundidade em suas pinturas, os artistas cubistas utilizavam a fragmentação e a justaposição de formas para representar o objeto em sua integridade.
Qual é a principal diferença entre a arte acadêmica e a arte moderna com relação à temática da obra de arte?
a. A temática não era importante para os pintores acadêmicos, que poderiam pintar o que quisessem e ser aceitos pela academia, desde que seguissem os princípios estéticos requeridos. A liberdade aumentou na arte moderna, pois os artistas poderiam pintar o que quisessem e do modo que quisessem.
b. A arte moderna dava mais atenção à temática revolucionária e retratava os heróis que tinham sacrificado as suas vidas pelo bem do povo. A arte acadêmica tinha uma temática voltada para o cristianismo e para as mitologias gregas, que deveriam criar as bases para uma sociedade com desenvolvimento.
c. A arte acadêmica utilizava temas com narrativas literárias, ou seja, todas as suas obras buscavam ilustrar a literatura clássica e os mitos gregos ou as passagens bíblicas. A arte moderna dá muita atenção à temática, que era o ponto central da pintura, pois uma arte com tema demasiadamente incoerente era submetida a fortes críticas.
d. Enquanto a arte acadêmica pintava somente quadros históricos, mitológicos e de cunho religioso, a arte moderna focava, principalmente, nos problemas sociais resultantes da Primeira Guerra Mundial, pois os movimentos impressionista, fauvista e cubista estavam em plena efervescência.
e. A arte acadêmica utilizava os princípios literários para produzir as suas pinturas, sempre buscando transmitir uma narrativa, seja ela histórica, mitológica ou cristã. A arte moderna não buscava retratar narrativas, pois ela seguia o lema “arte pela arte” e explorava os elementos constituintes da pintura, escultura, etc.

Mais conteúdos dessa disciplina