Buscar

Por que os superóxidos são paramagnéricos?

Teoria dos Orbitais Moléculares

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos

Paramagnéticos*
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

São materiais paramagnéticos os que possuem elétrons desemparelhados e que quando na presença de um campo magnético os mesmos se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs.

Para explicar o paramagnetismo em termos simples, podemos visualizar o elétron como uma partícula girando em torno de seu eixo e gerando um momento magnético, assim como é feito por uma corrente elétrica circulando em um fio. Esse momento magnético permanente resulta em uma atração para a parte forte do campo. Quando os elétrons têm seus spins emparelhados, os momentos magnéticos se cancelam mutualmente. Como resultado, os elétrons emparelhados são repelidos fracamente pelas linhas de força do campo magnético. Nos materiais paramagnéticos, a aplicação de um campo magnético alinha alguns dos spins eletrônicos e é esse alinhamento que resulta na atração do material para o campo magnético.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais