Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de alfabetização vem sendo tema de inúmeras discussões na contemporaneidade. Nesta arena, a alfabetização da criança surda não pode ficar à margem. Este é um processo complexo, que não se dá mecanicamente.
Sobre a alfabetização, assinale a alternativa CORRETA:
A A alfabetização de ouvintes ocorre de forma destacável por meio do som, enquanto na criança surda esse processo acontece pelo visual.
B Nas discussões abordando a temática alfabetização, as habilidades que as crianças devem dominar, quanto às questões envolvendo a alfabetização do surdo, vão surgindo naturalmente.
C O processo de alfabetização do surdo não se estabelece de forma automática, descontextualizada, ele abrange especificidades que precisam ser estudadas. Por isso, o desenvolvimento de um trabalho de alfabetização igualitário às demais crianças é suficiente.
D Na alfabetização da criança surda, é suficiente a aprendizagem de um número mínimo de palavras e expressões.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a alfabetização da criança surda: A) A alfabetização de ouvintes ocorre de forma destacável por meio do som, enquanto na criança surda esse processo acontece pelo visual. - Esta afirmação é verdadeira, pois a criança surda utiliza a visão como principal canal de aprendizagem, mas não aborda a complexidade do processo de alfabetização. B) Nas discussões abordando a temática alfabetização, as habilidades que as crianças devem dominar, quanto às questões envolvendo a alfabetização do surdo, vão surgindo naturalmente. - Esta afirmação é incorreta, pois a alfabetização da criança surda requer um planejamento e estratégias específicas, não surgindo naturalmente. C) O processo de alfabetização do surdo não se estabelece de forma automática, descontextualizada, ele abrange especificidades que precisam ser estudadas. Por isso, o desenvolvimento de um trabalho de alfabetização igualitário às demais crianças é suficiente. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas a parte final é errada, pois a alfabetização da criança surda não pode ser igual à das crianças ouvintes, devido às suas especificidades. D) Na alfabetização da criança surda, é suficiente a aprendizagem de um número mínimo de palavras e expressões. - Esta afirmação é incorreta, pois a alfabetização envolve um processo mais amplo e não se limita a um número mínimo de palavras. A alternativa correta, que reflete a complexidade e as especificidades do processo de alfabetização da criança surda, é a) A alfabetização de ouvintes ocorre de forma destacável por meio do som, enquanto na criança surda esse processo acontece pelo visual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a Língua Portuguesa (L2) como aquisição da segunda língua para os surdos, podemos dizer que ela está diretamente relacionada com a capacidade de a criança organizar suas ideias e pensamentos, fundamental para o seu desenvolvimento escolar e social.
Assim, a riqueza de informações sobre a (L1) Língua Brasileira de Sinais e sua qualidade se torna uma interação importante nesse processo rico e complexo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Explorar a produção de vídeos literários e formas artísticas em Língua de Sinais e Língua Portuguesa garantem um processo de descoberta por parte do aluno, o que resulta em se fazer seus próprios registros.
( ) Quando há uma metodologia de alfabetização na (L1) e (L2), as crianças surdas criam habilidades para transpôr o conhecimento para a escrita, expressando melhor suas ideias.
( ) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa para surdos brasileiros é de grande importância, uma vez que esta é a língua natural do país. Assim, não existe um desafio que implique o seu aprendizado.
( ) A criança surda é colocada em contato com a escrita no português para ser alfabetizada seguindo as mesmas estruturas e recursos baseados no ensino para crianças ouvintes.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Para buscarmos respostas a questões relacionadas à surdez e diante da concepção social que na maioria vem acompanhada de preconceitos ou esteriótipos, em que as pessoas, muitas vezes, consideram os surdos incapazes, é preciso entender de fato o que é ser surdo.
Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira.
III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

No documento "Nomenclatura na área da surdez", do professor e escritor Romeu Kazumi Sassaki, que se encontra na trilha de aprendizagem, nos deparamos com as palavras "portar" e "portador de" para deficiência. Ele explica de forma clara as diferenças que há entre elas.
Sobre essas nomenclaturas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma pessoa só porta algo que ela não possui. Por exemplo, uma pessoa pode portar um objeto e depois por algum motivo, deixar de portar.
b) Uma pessoa só pode portar algo que ela possa não portar casualmente, isso se dá também com a deficiência no futuro poderá deixar de portá- la.
c) A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência, pois as palavras "portar" e "portador de" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que está presente na pessoa.
d) É natural em outros países mais desenvolvidos usarem palavras equivalentes a "portadores" ou (carregadoras) para se referir à pessoa com surdez ou deficiência auditiva.

O autor Skliar (2001) descreve sobre o modelo da perspectiva clínica-terapêutica criando uma relação direta entre a deficiência e outros problemas do indivíduo com surdez. Esta perspectiva de surdez foi e, em muitos casos, ainda é dominante e trouxe a prevalência de um modelo de educação que visa à cura ou à reabilitação do surdo.
Sobre esta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Modelo que relaciona com a patologia da surdez, tendo o currículo escolar como objetivo.
b) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência visual.
c) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva.
d) Modelo clínico-terapêutico reflete somente uma filosofia oralista com perspectiva para o indivíduo ouvinte.

Embora exista a marca distintiva da surdez em comum em todos os surdos, por outro lado, existem várias diferenças e marcas decorrentes de trajetórias de vida de cada indivíduo. Isto se dá devido às diferentes experiências pessoais e regionais. Assim, quando falamos sobre a perspectiva da cultura identidade e comunidade surda não existe um consenso entre os autores.
Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alguns contestam a interpretação homogeneizadora da surdez como fenômeno social na medida em que mostra que esses sujeitos constituem agrupamentos sociais.
( ) São caracterizados pela marca distintiva da surdez e por diferentes marcas decorrentes de trajetórias sociais singulares, ou seja, além da marca da deficiência.
( ) As comunidades surdas estão espalhadas pelo Brasil e as variações regionais têm determinado o desenvolvimento da cultura e identidade, não distinguindo a surdez.
( ) Existem outros fatores (origem social, relações sociais, espaço geográfico, entre outros) que foram determinantes na trajetória destes indivíduos.
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Existem na história dos surdos alguns acontecimentos importantes, que se tornaram apontadores para a realização de futuros estudos com perspectivas diferentes no que diz respeito à educação e à capacitação dos sujeitos surdos. Entre eles estão os Congressos de Milão.
Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esses congressos aconteceram entre os anos 1872 e 1885, em que a comunidade surda teve grande participação, provocando uma grande transformação na história dos surdos.
( ) Os congressos não discutiram diretamente métodos de linguagem, pois o interesse era reafirmar a necessidade de substituição da língua de sinais pela língua oral.
( ) Foi colocada a vantagem da fala e abolidos completamente os sinais. A Língua de Sinais foi, então, proibida e estigmatizada em todas as suas formas.
( ) Após estes congressos, os educadores começaram a valorização do surdo enquanto elemento capaz de educar e decidir.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) F - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina