Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
No que tange as características dos Direitos Humanos, qual das opções abaixo refere-se especificamente a universalidade dos Direitos Humanos.
Escolha uma opção:
A. Os direitos humanos fundamentais não se perdem por decurso de prazo. São permanentes.
B. Os direitos humanos fundamentais não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta para sua plena realização.
C. Os direitos fundamentais aplicam-se a todos os indivíduos, independentemente de nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica.
D. As várias previsões constitucionais e infraconstitucionais não podem se chocar com os direitos fundamentais. Antes, devem estar relacionados e harmonizados para atingirem suas finalidades.
E. Não se pode exigir de ninguém que renuncie à vida (não se pode pedir a um doente terminal que aceite a eutanásia, por exemplo) ou à liberdade (não se pode pedir a alguém que vá para a prisão no lugar de outro).
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a opção que se refere especificamente à universalidade dos Direitos Humanos, precisamos entender o que significa essa característica. A universalidade implica que os direitos humanos são aplicáveis a todas as pessoas, sem exceção, independentemente de suas características pessoais ou sociais. Analisando as opções: A. Os direitos humanos fundamentais não se perdem por decurso de prazo. São permanentes. - Isso fala sobre a permanência dos direitos, mas não aborda a universalidade. B. Os direitos humanos fundamentais não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta para sua plena realização. - Essa opção trata da interpretação dos direitos, não da sua universalidade. C. Os direitos fundamentais aplicam-se a todos os indivíduos, independentemente de nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica. - Esta opção fala diretamente sobre a aplicação dos direitos a todos, o que é a essência da universalidade. D. As várias previsões constitucionais e infraconstitucionais não podem se chocar com os direitos fundamentais. Antes, devem estar relacionados e harmonizados para atingirem suas finalidades. - Essa opção trata da relação entre normas, não da universalidade. E. Não se pode exigir de ninguém que renuncie à vida (não se pode pedir a um doente terminal que aceite a eutanásia, por exemplo) ou à liberdade (não se pode pedir a alguém que vá para a prisão no lugar de outro). - Essa opção fala sobre direitos individuais, mas não aborda a universalidade. Portanto, a opção que se refere especificamente à universalidade dos Direitos Humanos é: C. Os direitos fundamentais aplicam-se a todos os indivíduos, independentemente de nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nem sempre os conceitos de direitos humanos e cidadania caminharam juntos. Somente no nal da Idade Média, com a superação do absolutismo e advento do Estado de Direito, a partir de lutas estabelecidas para esse m, o conceito de cidadania passa a ser atrelado ao desenvolvimento dos direitos humanos.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ A partir do Estado moderno a cidadania adquiriu viés político, identificada num contexto de participação do indivíduo na formação da vontade da sociedade e do seu governo.
II___ Os direitos humanos tiveram sua origem e fundamento no pensamento jusnaturalista, com ênfase na dignidade humana, a qual ensejou um rol de direitos imanentes ao ser humano e que devem ser preservados contra violações de toda ordem pelo simples fato de o indivíduo existir como pessoa humana.
III___ Os conceitos de cidadania e direitos humanos apareceram com conotações próprias, cabendo enfatizar que originalmente os direitos humanos inerentes ao ser humano independem da vontade política da sociedade.
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas os itens I e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas o item II está correto.
E. Apenas o item I está correto.

Ao proclamar sua independência de Portugal em 1822, o Brasil herdou uma tradição cívica pouco encorajadora. Em três séculos de colonização (1500-1822), os portugueses tinham construído um enorme país dotado de unidade territorial, linguística, cultural e religiosa.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ Portugal deixou uma população analfabeta, uma sociedade escravocrata, uma economia monocultora e latifundiária, um Estado absolutista. À época da independência, não havia cidadãos brasileiros, nem pátria brasileira.
II___ O efeito imediato da conquista de Portugal foi a dominação e o extermínio, pela guerra, pela escravização e pela doença, de milhões de indígenas.
III___ Portugal garantiu ao Brasil uma grande cultura colonial que fez do país uma grande sociedade econômica e industrial, diante de uma população altamente desenvolvida cultural, intelectual e economicamente.
A. Apenas o item I está correto.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e III estão corretos.
D. Apenas os itens I e II estão corretos.
E. Apenas o item II está correto.

Em congruência com as explicações de Vladmir Silveira é importante assinalar que a evolução histórica dos direitos humanos se dá por intermédio o que denomina dinamogênesis - ou o processo pelo qual a comunidade social em dado momento reconhece como valioso algo que fundamenta o direito humano.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ Este valor concebe uma nova gradação à dignidade da pessoa humana, que supõe uma nova orientação e um novo conteúdo, como consequência da conexão deste com o parâmetro atual.
II___ A dignidade da pessoa humana será concretizada pelo valor preponderante em dado momento histórico - por exemplo, liberdade, igualdade e solidariedade.
III___ A dignidade da pessoa humana não nasce com ela, pois esta deve ser conquistada através da convivência harmoniosa e social entre as pessoas.
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item II está correto.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas o item I está correto.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

Com a força das revoluções burguesas - a Inglesa, no final do século XVII; a Americana e a Francesa, já no século XVIII -, presenciamos uma profunda modificação na concepção de cidadania, haja vista o próprio contexto histórico da transição do capitalismo comercial para o industrial e que ensejou a dominação econômica da classe burguesa.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1798, atribuiu uma conotação jurídico-política à 'cidadania liberal' ao afirmar que os indivíduos nascem livres e iguais em direitos e assim permanecem no que tange à liberdade, à propriedade, à segurança e à resistência à opressão.
II___ A Revolução Francesa foi um movimento muito importante porque influiu para que grande parte do mundo adotasse o novo modelo de sociedade, quando nasceu a moderna concepção de cidadania, que surgiu para afirmar a eliminação de privilégios, mas que, pouco depois, foi utilizada exatamente para garantir a superioridade de novos privilegiados.
III___ Nesse período o cidadão estava numa esfera jurídica própria e na qual detinha direitos em relação a seu soberano, ou seja, era um súdito livre, pois possuía direitos em face da soberania do outro.
A. Apenas o item II está correto.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas os itens I e III estão corretos.
E. Apenas o item I está correto.

O desenvolvimento da doutrina jusnaturalista contribuiu efetivamente para o tema da dignidade. O movimento teve como expoente Immanuel Kant, que se sobressaiu por identificar duas categorias dentro da sociedade: preço e dignidade.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ O preço seria um valor externo, de interesse particular em vista do mercado, enquanto a dignidade seria um valor moral, interno, de interesse geral.
II___ Como valor moral, a dignidade não encontra equivalente, não podendo ser substituída à feição de uma mercadoria.
III___ O homem, e em geral todo ser racional, existe como fim em si mesmo, não só como meio para qualquer uso desta ou daquela vontade.
A. Apenas o item II está correto.
B. Apenas o item I está correto.
C. Apenas o item III está correto.
D. Os itens I, II e III estão corretos.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

No Brasil, a dignidade encontra-se no epicentro da ordem jurídica, pois o constituinte de 1988 a elevou à categoria de princípio fundamental da República, pilar estrutural da organização do Estado, conforme previsto no Artigo 1º, inciso III, da CRFB/88. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ A dignidade enquanto critério de integração da ordem constitucional presta-se à fundamentação dos direitos humanos, na medida em que foram incorporados ao sistema constitucional interno, formando o rol de direitos fundamentais vigentes no Brasil.
II___ A conquista dos direitos humanos apenas é alcançada através da busca pela dignidade humana, tendo em vista que estes só foram incorporados constitucionalmente quando os pobres foram considerados cidadãos.
III___ Não há dúvida de que a natureza da dignidade como fundamento dos direitos humanos, faz com que ela irradie seus efeitos por todo o ordenamento jurídico, interno e/ou internacional, implicando o reconhecimento e a proteção dos direitos em todas as suas dimensões.
A. Apenas os itens I e II estão corretos.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas o item II está correto.
D. Apenas o item I está correto.
E. Apenas os itens I e III estão corretos.

O período do Estado Absoluto, no século XVI, evidenciou uma ideia de cidadania que se manifestava na relação entre o soberano e o súdito. Sobre esse período histórico, analise as assertivas abaixo:
I___ A cidadania fazia parte do Estado Absoluto na medida em que o cidadão estava numa esfera jurídica própria e na qual detinha direitos em relação a seu soberano.
II___ Escravos e estrangeiros eram considerados cidadãos, bem como mulheres e crianças, subordinadas ao chefe da família.
III___ O cidadão daquela época era um súdito livre, pois possuía direitos em face da soberania do outro.
IV___ O critério para a caracterização do cidadão natural era o ius sanguinis (nacionalidade) - o cidadão era o filho de cidadão livre.
A. I, II, III e IV.
B. I, III e IV.
C. II, III e IV.
D. I, II e III.
E. I, II e IV.

A discussão entre filósofos sobre o tema da dignidade é bastante antiga no Ocidente, fruto da tradição e da crença judaico-cristã do homem como imagem de Deus.
Nesse sentido e na perspectiva de São Tomás de Aquino, podemos afirmar que:
A. A dignidade é inerente ao homem, como espécie.
B. A dignidade precede a existência humana.
C. A dignidade nada tem a ver com a condição humana.
D. A dignidade é exterior ao homem.
E. Nem todos os homens têm dignidade.

Mais conteúdos dessa disciplina