Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Ainda, vista de forma homogênea em uma área de produção, a agricultura alcançou altos índices de produtividade e caminhou para a profissionalização do campo. Nesse limiar, o caminho para a especialização produtiva configurou-se na chamada Agricultura de Precisão (AP), que passou a trabalhar as especificidades dos componentes produtivos e a individualização na busca da precisão e potencialidade produtiva.
Sobre a agricultura de precisão, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A agricultura de precisão considera a variabilidade de atributos fundamentais à produção agrícola para cada talhão da propriedade.
II- Os componentes solos, fertilidade, uso de insumos e gestão deixam de ser analisados por médias e passam a ser analisados de forma individual para cada parte singular da produção. Assim, a relação entre agricultura de precisão e automação de máquinas agrícolas é estreita e codependente, visto que a AP usa a automação em sua operacionalização.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada asserção: I- A agricultura de precisão considera a variabilidade de atributos fundamentais à produção agrícola para cada talhão da propriedade. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a agricultura de precisão realmente leva em conta a variabilidade dos atributos do solo e das culturas em diferentes áreas da propriedade. II- Os componentes solos, fertilidade, uso de insumos e gestão deixam de ser analisados por médias e passam a ser analisados de forma individual para cada parte singular da produção. Assim, a relação entre agricultura de precisão e automação de máquinas agrícolas é estreita e codependente, visto que a AP usa a automação em sua operacionalização. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a agricultura de precisão busca uma análise detalhada e individualizada, e a automação é uma parte importante dessa abordagem. Com base na análise, ambas as asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I. Portanto, a alternativa correta é: B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Há algum tempo, imaginar um trator ou colhedora movimentando-se ou realizando uma operação sem o condutor era impossível. No entanto, a AP já utiliza esse instrumento para garantir eficiência em suas operações. O sistema é eficaz, porém, depende da capacidade do operador de criar uma linha de referência que definirá o espaçamento entre as passadas.
Com relação aos benefícios dos sistemas de piloto automático, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Menor produtividade, ao permitir menores velocidades de operação, inclusive durante a noite.
b) Capacidade de seguir qualquer tipo de trajetória existente no campo (retas, curvas, pivô), com uma margem de erro inferior a cinco centímetros.
c) Maior acurácia no seguimento das trajetórias previamente definidas durante todo o dia, reduzindo custos e melhorando a utilização do solo.
d) Menor estresse para o operador, que pode monitorar de forma mais segura e precisa outros equipamentos utilizados em sua jornada de trabalho.

Tanto as unidades de controle quanto os atuadores são ferramentas desenvolvidas para viabilizar os dados e sinais detectados pelos sensores. Dessa forma, fazem parte dos sistemas de sensoriamento. De maneira geral, a vasta quantidade de sensores disponíveis no mercado pode ser dividida em dois grupos: direto e remoto. Ambos têm por finalidade obter dados eletronicamente para a automatização de processos ou para tomada de decisões.
Sobre as principais aplicações dos sistemas dos sensoriamento da agricultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Levantamento de outras características do solo, como o teor de matéria orgânica, com o uso de técnicas de mapeamento por sensoriamento remoto, importantes para a tomada de decisões técnicas do produtor.
II- Usado para medições das características do solo em escala de campo e em tempo real. Esta aplicação proporciona agilidade e eficiência, com obtenção de dados in situ (nas condições reais de campo).
III- A condutividade elétrica, sem o auxílio de GPS, tem sido utilizada para determinar a textura e outras propriedades do solo. Obtém pouquíssima correlação com o resultado de análises dessas características com os laboratórios, como os efeitos da argila e teores de sal e ainda desconsidera a massa de solo, não representando a condição real.
IV- Utilizados para desenvolver índices de vegetação, como indicadores de crescimento da cultura; do estado nutricional e da produtividade; refletância espectral de culturas; avaliação do estado nutricional; estimação do crescimento e monitoramento das condições da planta; e estimativa de produtividade das culturas.
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B - Somente a afirmativa IV está correta.
C - Somente a afirmativa I está correta.
D - As afirmativas II e III estão corretas.

A eletrônica embarcada em tratores agrícolas, por exemplo, pode ser entendida como um sistema que executa funções que variam conforme o fabricante. No entanto, geralmente são sistemas de monitoramento das atividades realizadas, que através de displays digitais ou analógicos, informam ao operador - durante a operação - sobre o andamento da máquina, o consumo, a velocidade, a produção, o deslocamento etc. Em alguns casos, os sistemas realizam o armazenamento desses dados para a posterior análise.
Sobre os equipamentos e a agricultura de precisão, analise as afirmativas a seguir:
I- A agricultura de precisão compreende o uso e a operacionalização dos sistemas de automação e equipamentos agrícolas na busca da eficiência produtiva, incluindo conceitos de monitoramento, avaliação e gestão de informações.
II- Os equipamentos da agricultura de precisão são desenvolvidos visando à eficiência das operações agrícolas, sendo resultado da junção entre a eletrônica embarcada e o uso dos computadores de campo.
III- A agricultura de precisão é sistema de gerenciamento agrícola baseado na variação espacial e temporal da unidade produtiva que visa à redução do retorno econômico, sem considerar a sustentabilidade e aumentando os efeitos ao ambiente.
IV- Os equipamentos da agricultura de precisão operam como sistemas e possuem um conjunto eletrônico de sensores, antenas e válvulas, que são ligados a um computador para controle por software específico para cada função.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

O termo VANT é utilizado para designar Veículos Aéreos Não Tripulados controlados remotamente. Em consenso mais recente da ANAC, surgem as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), tidas como um subgrupo dos VANT. Internacionalmente, RPAS deriva da sigla Remotely Piloted Aircraft System e é o termo técnico e padronizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para se referir aos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas e utilizadas com propósitos não recreativos.
Sobre o uso das RPAS, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O uso das RPAS na agricultura atende uma das necessidades mais latentes da AP, a disponibilização de informações de forma rápida e precisa, considerando principalmente os estágios críticos das culturas relacionados a ataques de insetos, fungos e/ou outros organismos indesejáveis na produção.
II- O rápido diagnóstico pode indicar o nível de dano e a forma/urgência de reação de manejo. Outro aspecto atribuído as RPAS é a redução do uso e custos com combustível e, indiretamente, de danos físicos à cultura.
A - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D - As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina