Logo Passei Direto
Buscar

Metodologia

UNIASSELVI
Os pesquisadores perceberam semelhanças entre o trabalho do professor e do engenheiro. Essa analogia levou-os a criar a engenharia didática. Assinale a alternativa que define o que é a engenharia didática:

A)

Uma estratégia de ensino que faz uso de problemas do dia a dia do aluno com o objetivo de vincular a matemática com seu cotidiano.

B) Um meio de ensino que visa fazer com que os alunos se sintam mais desafiados e curiosos para executar um trabalho.

C) Situações de ensino planejadas pelo professor com a finalidade de fazer o aluno tenha iniciativa própria para o estudo.

D) Uma metodologia estruturada que possibilita a aplicação do conhecimento científico na prática
User badge image
Isane Pires

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender o que é a engenharia didática, é importante considerar que essa abordagem se concentra na elaboração de situações de ensino que são cuidadosamente planejadas para facilitar a aprendizagem dos alunos. O foco está em como o professor pode estruturar o ensino para promover a autonomia e a iniciativa dos alunos. Analisando as alternativas: A) Uma estratégia de ensino que faz uso de problemas do dia a dia do aluno com o objetivo de vincular a matemática com seu cotidiano. - Embora isso seja uma boa prática, não define especificamente a engenharia didática. B) Um meio de ensino que visa fazer com que os alunos se sintam mais desafiados e curiosos para executar um trabalho. - Isso é um aspecto do ensino, mas não é a definição de engenharia didática. C) Situações de ensino planejadas pelo professor com a finalidade de fazer o aluno ter iniciativa própria para o estudo. - Esta alternativa se alinha bem com o conceito de engenharia didática, que envolve o planejamento de situações que incentivam a autonomia do aluno. D) Uma metodologia estruturada que possibilita a aplicação do conhecimento científico na prática. - Embora isso seja relevante, não captura a essência da engenharia didática em relação ao planejamento de situações de ensino. A alternativa que melhor define o que é a engenharia didática é: C) Situações de ensino planejadas pelo professor com a finalidade de fazer o aluno ter iniciativa própria para o estudo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a teoria das situações didáticas, o professor desempenha um papel importante na institucionalização de um conhecimento. Esse é um momento em que o professor:
Qual é o papel do professor?
A) Propõe um novo conteúdo matemático, fazendo com que o aluno busque o conhecimento de forma autônoma.
B) Analisa a estratégia de solução de um problema apresentado por um grupo de alunos e pede que justifiquem a validade dela.
C) Retoma e analisa um conhecimento produzido em uma situação adidática, de modo que os alunos percebam a aplicação deste saber.
D) Propõe ao aluno a resolução de um problema idêntico ao resolvido anteriormente.

O matemático e o professor de matemática possuem papéis distintos, enquanto que o pesquisador elimina variáveis de um contexto, o professor deve considerar o contexto como um todo. Sabe-se que a epistemologia do professor e da ciência estão amarradas, porém possuem conceito distintos o que gera um distanciamento entre o saber científico e o escolar.
Qual é o papel do professor?
A) Fomentar o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico-social dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho.
B) Ensinar as fórmulas, definições e teoremas matemáticos, mostrando suas aplicações de forma subjetiva.
C) Mostrar ao aluno a origem da matemática absoluta de forma subjetiva, utilizando práticas pedagógicas apropriadas.
D) Fomentar o conhecimento sobre a ciência da matemática utilizando metodologias baseadas no saber científico.

O contrato didático nada mais é do que expectativas do aluno em relação ao professor e vice versa, abrangendo o saber e as formas como esse é tratado.
Sobre o contrato didático, analise a seguinte asserção-razão:
Mais importante que compreender as regras do contrato didático, é compreender as possíveis situações rupturas desse contrato.
Os pontos de ruptura demonstram aspectos vulneráveis no processo ensino-aprendizagem e devem ser analisados a fim de aperfeiçoar o processo.
A) As sentenças são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
B) A segunda sentença é verdadeira, porém a primeira é falsa.
C) As sentenças são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
D) A primeira sentença é verdadeira, porém a segunda é falsa.

Para um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, o professor deve fazer uso de diversas estratégias de ensino que permitam que o aluno questione, reflita, pesquise, interprete e construam novos conhecimentos.
Nesse sentido a Engenharia Didática se caracteriza...
A) por trazer situações didáticas da engenharia para o ensino básico.
B) como uma maneira criativa de ensinar matemática, fazendo uso de exemplos do trabalho do engenheiro.
C) como uma maneira peculiar de estruturar situações de aprendizagem, aliando teoria e prática.
D) como um efeito didático que demonstra a dificuldade do ensino da matemática.

O contrato didático nada mais é do que expectativas do aluno em relação ao professor e vice versa, abrangendo o saber e as formas como esse é tratado.
Sobre esses efeitos associe-os aos seus respectivos conceitos:
I-Efeito Topázio
II-Efeito Jourdain
III-Efeito Analogia
IV-Deslize Metacognitivo
V-Efeito Dienes
( ) Na tentativa de sanar a dúvida do aluno, o professor deixa de lado o conhecimento científico e se apoia em seus próprios conceitos.
( ) O professor na tentativa de auxiliar o aluno em sua dificuldade, acaba por apressar o processo de aprendizagem.
( ) O professor se contenta com o aprendizado superficial do aluno por não possuir mais estratégias de ensino.
( ) O professor é deslocado do processo de ensino-aprendizagem, pois ocorre a tentativa de sistematização de alguns modelos de ensino.
( ) O processo ensino-aprendizagem é realizado mediante correlações entre o conteúdo matemático e conteúdos que o aluno já conhece.

Segundo Pais (2015), as práticas educativas seguem as diferentes concepções filosóficas, sendo possível pensar em diferentes abordagens pedagógicas. A matemática fundamenta-se em três tendências: o platonismo, o formalismo e o construtivismo.
Sobre essas concepções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para o formalismo, a matemática representa a verdade plena não sendo possível validá-las através de métodos experimentais.
( ) No platonismo, a matemática é discutida em sala de aula, sendo julgada como um desenvolvimento social e humano.
( ) Para o construtivismo, a matemática se sobressai em relação as outras ciências, valorizando o trabalho manual.
( ) O construtivismo é a tendência menos influente se comparada com as outras tendências devido as concepções restritas.
A) F – F – V – V.
B) V – F – F – V.
C) F – V – F – V.
D) V – V – V – F.

A didática da matemática busca desenvolver habilidades e competências através de problemas que envolvam questões do dia a dia nas quais o aluno aplica conceitos estudados em situações reais.
Com relação aos termos abaixo, relacione as colunas:
I – Transposição didática
II – Situações didáticas
III – Contrato didático
IV – Obstáculos didáticos
( ) Trata-se das responsabilidade e comportamentos que são esperados de ambas as partes na interação entre professor e alunos numa sala de aula.
( ) Estuda a seleção de saberes matemáticos que devem ser ensinados na escola que sofreram adaptações do campo científico para o campo escolar.
( ) É uma interação na qual o professor propõe uma situação por meio da qual deseja que o aluno construa ou aplique um conhecimento.
( ) São fatos que podem ocorrer em uma sala de aula que afetem o processo de ensino-aprendizagem.

A engenharia didática está dividida em 4 fases: Das análises preliminares; Da concepção e da análise a priori; Da experimentação; e Da análise a posteriore e validação.
Sobre as fases da engenharia didática, associe-as a seus conceitos:
I - Análises preliminares
II - Concepção e análise a priori
III – Experimentação
IV - Análise a posteriori e validação
( ) É a etapa em que o pesquisador procede à análise dos dados e à validação ou refutação das hipóteses levantadas no início da pesquisa.
( ) É referendado um quadro teórico que dê sustentação à pesquisa. Nesta etapa também são determinadas as condições (epistemológica, cognitiva, pedagógica, entre outras) do objeto de estudo.
( ) São aplicadas as situações didáticas a um grupo de alunos. Essa fase pode ser realizada em uma ou mais sessões.
( ) Nesta fase o aluno possui o papel principal e possui caráter descritivo e preditivo. O professor define as variáveis que definirão o comportamento do aluno a ser analisado.

O professor propõe à classe a solução de um problema. Determinado aluno apresenta dificuldade em relação à compreensão das informações e sua relação com a questão proposta para solução.
Essa atitude do professor é característica do efeito didático denominado:
A) Efeito Topázio.
B) Efeito da analogia.
C) Deslize metacognitivo.
D) Efeito Dienes.

A teoria do campo conceitual evidencia o saber escolar colocando-o entre o saber científico e o saber cotidiano. Com isso, a didática da matemática assume importante papel na formação de conceitos, visto que o aluno utiliza de uma série de adaptações vinculando outras noções até compreender os conceitos e resolver um problema.
Sobre o campo conceitual é correto afirmar que:
A) Vigotsky propôs o estudo dos campos conceituais como forma de promover uma zona de desenvolvimento proximal.
B) A teoria dos campos conceituais é específica da Matemática, uma vez que ao pesquisar essa ciência, inúmeros obstáculos são enfrentados tendo que optar por um campo conceitual para direcionar a pesquisa.
C) A noção de campo conceitual é um dos alicerces da teoria piagetiana, que diz que o conceito da matemática se deu através das validações de teorias.
D) Vergnaud propôs o estudo de um campo conceitual, pois em qualquer problema que nos é apresentado, utilizamos uma combinação de diversos conceitos, esquemas e teorias interligados entre si.

Atualmente muitos didatas se dedicam a investigar questões relativas à Didática da Matemática, na qual a metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem deve envolver o conhecimento técnico-científico-social.
Sobre a didática da matemática, analise as sentenças que seguem:
I – A especificidade do conhecimento matemático, que tem como consequência o estudo dos processos cognitivos dos alunos.
II – O estudo da evolução das ideias matemáticas segundo a História da Matemática.
III – A dimensão social da aprendizagem da Matemática dentro de um contexto específico, ou seja, como os alunos aprendem Matemática na escola.
IV – Como a família do aluno pode contribuir na aprendizagem da Matemática escolar.
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.

Segundo Pais (2015), as práticas educativas seguem as diferentes concepções filosóficas, sendo possível pensar em diferentes abordagens pedagógicas.
Sobre essas concepções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para o formalismo, a matemática representa a verdade plena não sendo possível validá-las através de métodos experimentais.
( ) No platonismo, a matemática é discutida em sala de aula, sendo julgada como um desenvolvimento social e humano.
( ) Para o construtivismo, a matemática se sobressai em relação as outras ciências, valorizando o trabalho manual.
( ) O construtivismo é a tendência menos influente se comparada com as outras tendências devido as concepções restritas.
A) F – F – V – V.
B) V – F – F – V.
C) F – V – F – V.
D) V – V – V – F.

A matemática, assim como outras ciências, evoluiu historicamente e enfrenta diversos obstáculos até a validação de um conceito.
Sobre os obstáculos encontrados na matemática, analise a seguinte asserção-razão:
Os obstáculos enfrentados no processo de ensino-aprendizagem da matemática servem como um elo entre o professor e o aluno.
É por meio dos obstáculos que o professor assume um papel de facilitador do conhecimento.
A) As sentenças são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
B) As sentenças são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
C) A primeira sentença é verdadeira, porém a segunda é falsa.
D) A segunda sentença é verdadeira, porém a primeira é falsa.

Da experimentação; e Da análise a posteriore e validação. A segunda fase, a análise a priori, busca compreender as variáveis que podem afetar consideravelmente o objeto de estudos.
Sobre essa segunda fase, analise as sentenças a seguir: I – Considera situações a-didáticas na análise. II – Nesta fase, o aluno tem o papel principal. III – Faz-se a análise histórico-epistemológico da situação. IV – A situação didática é uma ferramenta importante. Assinale a alternativa CORRETA:
I – Considera situações a-didáticas na análise.
II – Nesta fase, o aluno tem o papel principal.
III – Faz-se a análise histórico-epistemológico da situação.
IV – A situação didática é uma ferramenta importante.
A) As sentenças I, II e IV referem-se a elementos da concepção e da análise a priori.
B) As sentenças I, II e III referem-se a elementos da concepção e da análise a priori.
C) As sentenças II, III e IV referem-se a elementos da concepção e da análise a priori.
D) As sentenças I, III e IV referem-se a elementos da concepção e da análise a priori.

Mais conteúdos dessa disciplina