Logo Passei Direto
Buscar
Em “a construção de um tipo de profissional arrogantemente humilde” (no 2o parágrafo), “arrogantemente humilde” corresponde:
(A) à expressão de uma caracterização que é o contrário do que se quer dar a entender;
(B) ao enlace intencional de ideias contrastantes na composição de uma caracterização;
(C) à expressão, com entoação irônica, de um pensamento pela ideia oposta à que a expressão linguística usada denota;
(D) simplesmente a uma alternativa utilizada para expressar, com eufemismo, uma caracterização hostil;
(E) à simples oposição de uma ideia ou palavra a outra de significado contrário.
User badge image
AdmComigo

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas para entender o que "arrogantemente humilde" significa no contexto apresentado. (A) à expressão de uma caracterização que é o contrário do que se quer dar a entender - Essa opção sugere que a expressão é uma contradição, mas não necessariamente reflete a intenção de contrastar. (B) ao enlace intencional de ideias contrastantes na composição de uma caracterização - Essa opção parece adequada, pois "arrogantemente humilde" combina duas ideias opostas, sugerindo uma intenção de contrastar. (C) à expressão, com entoação irônica, de um pensamento pela ideia oposta à que a expressão linguística usada denota - Embora possa haver ironia, a opção não é a mais precisa, pois não se trata apenas de ironia, mas de uma construção que combina opostos. (D) simplesmente a uma alternativa utilizada para expressar, com eufemismo, uma caracterização hostil - Essa opção não se encaixa bem, pois "arrogantemente humilde" não é uma caracterização hostil. (E) à simples oposição de uma ideia ou palavra a outra de significado contrário - Essa opção é muito simplista e não captura a complexidade da expressão. A alternativa que melhor representa a ideia de "arrogantemente humilde" como uma combinação intencional de ideias contrastantes é: (B) ao enlace intencional de ideias contrastantes na composição de uma caracterização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o texto, a reação dos profissionais de saúde frente a situações de dor, doença, impotência clínica ou morte consiste em:
03 – De acordo com o texto, a reação dos profissionais de saúde frente a situações de dor, doença, impotência clínica ou morte consiste em:
(A) ou uma atitude positiva de aceitação e, assim, de aprimoramento e até de benefício no que diz respeito ao que é positivo na condição humana e no exercício profissional do agente de saúde ou, então, uma destas duas atitudes negativas: a insatisfação declarada entremeada pela idealização do padecimento e do heroísmo profissionais em lidar com a dor ou uma atitude de endurecimento, distanciamento e frieza em relação aos pacientes;
(B) uma atitude positiva de aceitação da situação e, por conseguinte, de aprendizagem e de aproveitamento do que é prazeroso na condição humana e profissional do agente de saúde durante o processo de prestar assistência ao paciente;
(C) uma de duas posturas negativas, ou insatisfação declarada entremeada pela necessidade de idealização do padecimento e heroísmo profissionais envolvidos na escolha de lidar com o sofrimento ou outra de indiferença e distância em relação aos pacientes e à vida;
(D) ou uma atitude positiva de aceitação e, então, de aprimoramento e até de aproveitamento das delícias da condição humana e da prática profissional do agente de saúde ou uma atitude negativa de insatisfação declarada entremeada de arrogância com aparência de humildade.

Entre as alternativas abaixo, a que NÃO apresenta impropriedade em relação às regras de regência da norma culta padrão é:
(A) Cada grupo trabalhou seu percurso em termos das experiências positivas e negativas a que se referiram durante as reuniões, o que implicou em propostas específicas de conduta profissional e novos compromissos referentes à tarefa de atender aos pacientes.
(B) Tratou-se, por exemplo, da sobrecarga emocional que os residentes estavam expostos, especialmente os do 1o ano, por serem sistematicamente encarregados de transmitir más notícias aos familiares, frequentemente comunicações de óbito, sem preparo anterior para tal tarefa ou suporte de seus preceptores.
(C) A dificuldade com que os profissionais de saúde lidam com a morte pode também repercutir em sua saúde: em decorrência da ansiedade gerada pelo enorme esforço psíquico de negar algo que está prestes a ocorrer, os que prestam assistência a enfermos com que mantêm maior envolvimento podem adoecer no processo de destes cuidar.
(D) A dimensão relacional que muitos profissionais não gostam é um espaço fundamental de intervenção. Devemos esforçar-nos em aprimorar o complexo processo de produção de saúde de cujos procedimentos faz parte, também, buscarmos aproximar-nos do paciente, informá-lo de suas reais condições, acolher suas reações e ajudar-lhe a viver da melhor maneira possível.
(E) A obra propicia um conteúdo significativo sobre comunicações de más notícias, metodologias de capacitação profissional, considerações específicas a respeito da atenção dispensada à criança e o adolescente e até da experiência do luto que os profissionais da área estão sujeitos.

Mais conteúdos dessa disciplina