Logo Passei Direto
Buscar
Observe os elementos grifados nos enunciados transcritos abaixo e, então, analise as afirmativas subsequentes:
I - Coordenam-se termos nominais cujos núcleos são palavras primariamente substantivas. Por isso, há paralelismo formal, ou seja, uma sequência de termos coordenados com estruturação gramatical similar.
II - Coordenam-se termos nominais cujos núcleos são palavras de natureza categorial distinta: verbos (convertidos em substantivos por atuação do artigo definido) e substantivos. Alternativa à estruturação acima em que se preserve o paralelismo formal é, por exemplo, a substituição de “compartilhar” e “desfrutar”, respectivamente, por “compartilhamento” e “desfrute” ou por substantivos equivalentes.
III - Coordenam-se termos nominais cujos núcleos são formas substantivadas, sob atuação do artigo definido (num processo tradicionalmente rotulado de derivação imprópria ou conversão), e formas substantivas. Daí advém o paralelismo formal que se observa entre os termos coordenados.
(A) apenas a observação I é pertinente;
(B) apenas as observações I e II são pertinentes;
(C) apenas a observação II é pertinente;
(D) apenas as observações II e III são pertinentes;
(E) as observações I, II e III são pertinentes.
User badge image
AdmComigo

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I - Coordenam-se termos nominais cujos núcleos são palavras primariamente substantivas. Por isso, há paralelismo formal, ou seja, uma sequência de termos coordenados com estruturação gramatical similar. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois fala sobre a coordenação de termos substantivos e o paralelismo formal. II - Coordenam-se termos nominais cujos núcleos são palavras de natureza categorial distinta: verbos (convertidos em substantivos por atuação do artigo definido) e substantivos. Alternativa à estruturação acima em que se preserve o paralelismo formal é, por exemplo, a substituição de “compartilhar” e “desfrutar”, respectivamente, por “compartilhamento” e “desfrute” ou por substantivos equivalentes. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois menciona a coordenação de termos de diferentes categorias e a preservação do paralelismo. III - Coordenam-se termos nominais cujos núcleos são formas substantivadas, sob atuação do artigo definido (num processo tradicionalmente rotulado de derivação imprópria ou conversão), e formas substantivas. Daí advém o paralelismo formal que se observa entre os termos coordenados. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois fala sobre a coordenação de substantivos e substantivação. Como todas as afirmativas I, II e III são pertinentes, a alternativa correta é: (E) as observações I, II e III são pertinentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o texto, a reação dos profissionais de saúde frente a situações de dor, doença, impotência clínica ou morte consiste em:
(A) ou uma atitude positiva de aceitação e, assim, de aprimoramento e até de benefício no que diz respeito ao que é positivo na condição humana e no exercício profissional do agente de saúde ou, então, uma destas duas atitudes negativas: a insatisfação declarada entremeada pela idealização do padecimento e do heroísmo profissionais em lidar com a dor ou uma atitude de endurecimento, distanciamento e frieza em relação aos pacientes;
(B) uma atitude positiva de aceitação da situação e, por conseguinte, de aprendizagem e de aproveitamento do que é prazeroso na condição humana e profissional do agente de saúde durante o processo de prestar assistência ao paciente;
(C) uma de duas posturas negativas, ou insatisfação declarada entremeada pela necessidade de idealização do padecimento e heroísmo profissionais envolvidos na escolha de lidar com o sofrimento ou outra de indiferença e distância em relação aos pacientes e à vida;
(D) ou uma atitude positiva de aceitação e, então, de aprimoramento e até de aproveitamento das delícias da condição humana e da prática profissional do agente de saúde ou uma atitude negativa de insatisfação declarada entremeada de arrogância com aparência de humildade profissional;
(E) uma atitude positiva de aceitação e, por conseguinte, de aprimoramento e até de benefício no que diz respeito ao que é positivo nessa condição humana e no exercício profissional do agente de saúde e/ou uma atitude negativa de insatisfação declarada entremeada pela idealização do padecimento e do heroísmo profissionais em lidar com a dor e/ou, ainda, uma atitude negativa de endurecimento, distanciamento e frieza em relação aos pacientes.

Mais conteúdos dessa disciplina