Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
As ondas em um oceano possuem 6,0 metros de distância entre cristas sucessivas. Se as cristas se deslocam 12 m a cada 4,0 s, qual seria a frequência, em Hz, de uma boia colocada nesse oceano?
A: 1,80
B: 1,50
C: 1,00
D: 1,20
E: 0,50
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para calcular a frequência da boia, precisamos primeiro determinar a velocidade das ondas e, em seguida, usar a relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. 1. Calcular a velocidade das ondas (v): A velocidade é dada pela distância percorrida dividida pelo tempo. Aqui, a crista se desloca 12 m em 4,0 s: \[ v = \frac{12 \, \text{m}}{4,0 \, \text{s}} = 3 \, \text{m/s} \] 2. Calcular a frequência (f): A relação entre velocidade (v), frequência (f) e comprimento de onda (λ) é dada por: \[ v = f \cdot \lambda \] Onde o comprimento de onda (λ) é 6,0 m. Substituindo os valores: \[ 3 \, \text{m/s} = f \cdot 6,0 \, \text{m} \] Resolvendo para f: \[ f = \frac{3 \, \text{m/s}}{6,0 \, \text{m}} = 0,50 \, \text{Hz} \] Portanto, a frequência da boia é 0,50 Hz. A resposta correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O famoso herói dos quadrinhos Homem Aranha utiliza como mecanismo de locomoção suas teias, para se balançar entre os prédios da cidade de Nova York. Nessas condições, vamos supor ainda que o Homem Aranha queira se deslocar entre dois prédios de 90 m de altura lançando sua teia em um guindaste que esteja acima desses prédios e horizontalmente à meia distância das duas construções. O tempo gasto pelo herói para chegar de um prédio a outro será de:
a) 6 s.
b) 12 s.
c) 24 s.
d) 36 s.
e) 48 s.

Um bloco de massa igual a 500,0 g é preso a uma mola horizontal e executa um movimento harmônico simples de período igual a 200 ms. Considerando-se a energia total do sistema igual a 40 mJ, é correto afirmar que a amplitude do movimento, em cm, é igual a
a) 4,0
b) 5,2
c) 6,8
d) 7,9
e) 8,0

Considere um pêndulo simples ideal composto de uma massa m presa a uma extremidade de um fio inextensível de comprimento L. A outra extremidade é presa ao teto. Assinale o que for correto.
01) A energia potencial em A é maior que a energia potencial em C.
02) A energia cinética é menor na posição C.
04) A energia mecânica total do pêndulo na posição A é maior que na posição C.
08) Para qualquer massa m, o período de oscilação do pêndulo pode ser de 1 segundo se a razão g/L = (2p)², onde g é a aceleração da gravidade.
16) A posição horizontal da massa em diferentes tempos pode ser descrita por uma função do tipo cosseno.

Um pequeno objeto de massa m = 5,0 × 10–2 kg está preso a uma mola e oscila em torno da posição de equilíbrio com movimento harmônico simples (MHS). Sobre este sistema, assinale o que for correto.
01) Se a fase α do movimento é p rad, então no instante t = 0 s o objeto está na posição extrema à esquerda, em que a compressão da mola é máxima.
02) O valor máximo do módulo da aceleração do objeto, que ocorre nos pontos mais distantes de sua posição de equilíbrio, vale 7,7 × 10–1 m/s².
04) O valor máximo do módulo do momento linear do objeto, que ocorre na posição de equilíbrio, vale 1,9 × 10–2 kg·m/s.
08) A amplitude da oscilação, que depende da energia mecânica, vale 2,1 × 10–1 m.
16) O objeto demora 2p s para percorrer uma oscilação completa.

Uma oscilação harmônica é conhecida por ter força de restauração proporcional ao deslocamento. Para esse tipo de oscilação é possível dizer que:
a) A frequência de oscilação independe do valor da força restauradora.
b) A frequência da energia total do oscilador independe do valor da força restauradora.
c) O período é o mesmo para qualquer valor da força restauradora.
d) O período depende do valor da energia mecânica do sistema.
e) A energia mecânica do sistema é constante.

Considere um pêndulo, construído com um fio inextensível e uma massa puntiforme, que oscila em um plano vertical sob a ação da gravidade ao longo de um arco de círculo. Assim, após o desprendimento, a massa descreverá uma trajetória
a) vertical.
b) horizontal.
c) parabólica.
d) reta e tangente à trajetória.

Se fossem desprezados todos os atritos e retirados os amortecedores, um automóvel parado em uma via horizontal poderia ser tratado como um sistema massa mola. Suponha que a massa suspensa seja de 1000 kg e que a mola equivalente ao conjunto que o sustenta tenha coeficiente elástico k. É correto afirmar que, se o carro oscilar verticalmente, a frequência de oscilação
a) não depende da gravidade e é função apenas do coeficiente elástico k.
b) é função do produto da massa do carro pela gravidade.
c) não depende da gravidade e é função da razão entre k e a massa do carro.
d) depende somente do coeficiente elástico k.

Considere um sistema massa mola oscilando sem atrito em uma trajetória vertical próxima à superfície da Terra. O trabalho total realizado pela força peso durante um período de oscilação é, em Joules,
a) 2.
b) 0.
c) 200.
d) 20.

Mais conteúdos dessa disciplina