Logo Passei Direto
Buscar
As capitanias hereditárias foram a opção encontrada pela monarquia de administração territorial, delegando responsabilidade de exploração e proteção a terceiros. Em termos de governança, o que a divisão facilitava? A) O controle do território pela monarquia. B) A criação de novos países, como aconteceu. C) A navegação entre os continentes. D) A criação de grandes centros urbanos.
User badge image
Edlan Monteiro

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre as capitanias hereditárias e o que a divisão facilitava em termos de governança, vamos analisar cada alternativa: A) O controle do território pela monarquia. - Esta opção faz sentido, pois a divisão em capitanias permitia que a monarquia delegasse a administração e a exploração do território, mantendo, assim, um controle indireto sobre as áreas colonizadas. B) A criação de novos países, como aconteceu. - Embora a divisão tenha contribuído para a colonização, não se pode afirmar que isso levou à criação de novos países na época das capitanias hereditárias. C) A navegação entre os continentes. - A divisão em capitanias não estava diretamente relacionada à navegação entre continentes, mas sim à administração do território. D) A criação de grandes centros urbanos. - Embora algumas capitanias tenham se desenvolvido em áreas urbanas, a divisão em si não tinha como objetivo principal a criação de grandes centros urbanos. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa o que a divisão facilitava em termos de governança é: A) O controle do território pela monarquia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Explicitando as ideias responsáveis pela clivagem presente nas obras de Gilberto Freyre, de Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Jr., Antonio Candido chama a atenção para a particularidade desses autores no tratamento de nossos problemas, inscrita em dicções intelectuais incomuns no passado. A despeito da diversidade que os individualiza, encarnaram a face mais renovadora do pensamento oriundo dos anos de 1930 e que marcará a cultura brasileira em toda a sua trajetória ulterior [...]. Quando Antonio Candido distingue os ensaístas da geração de 1930, atribuindo-lhes o papel de renovadores incontestáveis, o faz no crivo de terem construído um pensamento embebido nos nossos problemas, mas segundo os moldes das mais avançadas teorias experimentadas nos centros intelectuais cosmopolitas" (Arruda, 2004, p. 107-108).
Acerca da influência das teorias científicas europeias nas elaborações de Gilberto Freyre, de Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Jr., assinale a alternativa correta:
A ) Apesar de diferentes, suas análises pautaram-se na ideia de nação moderna dada pelos modelos estrangeiros.
B ) Sergio Buarque de Holanda foi classificado na corrente culturalista porque foi orientado por Franz Boas.
C ) Caio Prado Jr. foi influenciado por Marx, por serem contemporâneos, o que demonstra a circulação de ideias entre diferentes nações.
D ) Oliveira Viana não aparece na citação porque ele foi um intelectual que elaborou suas ideias sem nenhuma influência estrangeira.
E ) Gilberto Freyre é o pai da ideia de democracia racial por aprender com Émile Durkheim a olhar o mestiço no Brasil como um fato social, indicando a constituição da solidariedade orgânica da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina