Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Na obra “A Integração do negro na sociedade de classes”, Florestan Fernandes procura investigar as relações raciais em uma sociedade fundada em uma ordem competitiva e estamental, nesse caso, em São Paulo. Assim, investiga o caráter da Abolição, argumentando que instituições como o Estado e a Igreja não acolheram, nem deram garantias ao negro recém-liberto, não garantindo a eles as mesmas oportunidades nessa sociedade altamente competitiva.
Considerando o texto acima e a obra “A integração do negro na sociedade de classes”, de Florestan Fernandes, analise as afirmativas a seguir:
I. A população negra inserida nesse contexto em questão não identificava a condição social na qual vivia como um problema de justiça social, segundo argumenta o autor.
II. A obra “A Integração do negro na sociedade de classes”, de Florestan Fernandes, buscou desmistificar a ideia da escravidão benévola, contrapondo-se à ideia de Gilberto Freyre.
III. A imigração na cidade de São Paulo, segundo Florestan, foi responsável pela exclusão quase que total do “negro” e do “mulato” da integração social e do trabalho nessa sociedade.
IV. O autor apresenta o argumento de que a população negra que vivia no âmbito urbano possuía graves dificuldades de sobrevivência e altos números quando se referia à taxa de mortalidade.
A ) II e III, apenas.
B ) III e IV, apenas.
C ) I, II e III, apenas.
D ) II, III e IV, apenas.
E ) I e IV, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A população negra inserida nesse contexto em questão não identificava a condição social na qual vivia como um problema de justiça social, segundo argumenta o autor. Essa afirmativa é questionável, pois Florestan Fernandes argumenta que a população negra, em muitos casos, sim percebia sua condição como uma questão de injustiça social, embora houvesse nuances na percepção. II. A obra “A Integração do negro na sociedade de classes”, de Florestan Fernandes, buscou desmistificar a ideia da escravidão benévola, contrapondo-se à ideia de Gilberto Freyre. Essa afirmativa é verdadeira, pois Florestan realmente critica a visão de Gilberto Freyre sobre a escravidão como uma relação harmônica. III. A imigração na cidade de São Paulo, segundo Florestan, foi responsável pela exclusão quase que total do “negro” e do “mulato” da integração social e do trabalho nessa sociedade. Essa afirmativa é verdadeira, pois Florestan argumenta que a imigração europeia contribuiu para a marginalização da população negra. IV. O autor apresenta o argumento de que a população negra que vivia no âmbito urbano possuía graves dificuldades de sobrevivência e altos números quando se referia à taxa de mortalidade. Essa afirmativa também é verdadeira, pois Florestan discute as dificuldades enfrentadas pela população negra nas áreas urbanas. Com base na análise, as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: D) II, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Explicitando as ideias responsáveis pela clivagem presente nas obras de Gilberto Freyre, de Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Jr., Antonio Candido chama a atenção para a particularidade desses autores no tratamento de nossos problemas, inscrita em dicções intelectuais incomuns no passado. A despeito da diversidade que os individualiza, encarnaram a face mais renovadora do pensamento oriundo dos anos de 1930 e que marcará a cultura brasileira em toda a sua trajetória ulterior [...]. Quando Antonio Candido distingue os ensaístas da geração de 1930, atribuindo-lhes o papel de renovadores incontestáveis, o faz no crivo de terem construído um pensamento embebido nos nossos problemas, mas segundo os moldes das mais avançadas teorias experimentadas nos centros intelectuais cosmopolitas" (Arruda, 2004, p. 107-108).
Acerca da influência das teorias científicas europeias nas elaborações de Gilberto Freyre, de Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Jr., assinale a alternativa correta:
A ) Apesar de diferentes, suas análises pautaram-se na ideia de nação moderna dada pelos modelos estrangeiros.
B ) Sergio Buarque de Holanda foi classificado na corrente culturalista porque foi orientado por Franz Boas.
C ) Caio Prado Jr. foi influenciado por Marx, por serem contemporâneos, o que demonstra a circulação de ideias entre diferentes nações.
D ) Oliveira Viana não aparece na citação porque ele foi um intelectual que elaborou suas ideias sem nenhuma influência estrangeira.
E ) Gilberto Freyre é o pai da ideia de democracia racial por aprender com Émile Durkheim a olhar o mestiço no Brasil como um fato social, indicando a constituição da solidariedade orgânica da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina