Logo Passei Direto
Buscar
O território brasileiro passou por diversos processos de governança, tipos de governo distintos, divisões de unidades administrativas desde a chegada dos portugueses, desde a colônia portuguesa, com a monarquia e a divisão do país em capitanias, até a república e a delimitação das fronteiras como temos hoje.
Sobre a governança no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A extensão territorial do país é uma das razões para a dificuldade com infraestrutura e controle desde o Brasil colônia.
II- As capitanias hereditárias dividem as terras do Brasil colônia entre responsáveis de confiança do rei.
III- O período imperial é marcado por um governo forte e central, sem revoltas no período.
IV- O Brasil é caracterizado por uma população urbana e industrial desde o império.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença IV está correta.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A extensão territorial do país é uma das razões para a dificuldade com infraestrutura e controle desde o Brasil colônia. Verdadeiro, a grande extensão territorial realmente dificultou a implementação de infraestrutura e controle durante o período colonial. II- As capitanias hereditárias dividem as terras do Brasil colônia entre responsáveis de confiança do rei. Verdadeiro, as capitanias hereditárias foram uma forma de administração territorial onde terras foram concedidas a nobres de confiança do rei. III- O período imperial é marcado por um governo forte e central, sem revoltas no período. Falso, embora houvesse um governo centralizado, o período imperial foi marcado por diversas revoltas e movimentos de contestação, como a Revolta dos Malês e a Revolução Farroupilha. IV- O Brasil é caracterizado por uma população urbana e industrial desde o império. Falso, durante o período imperial, a maior parte da população ainda era rural e a industrialização começou a se intensificar apenas no final do século XIX. Com base nas análises, as sentenças corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: A) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Explicitando as ideias responsáveis pela clivagem presente nas obras de Gilberto Freyre, de Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Jr., Antonio Candido chama a atenção para a particularidade desses autores no tratamento de nossos problemas, inscrita em dicções intelectuais incomuns no passado. A despeito da diversidade que os individualiza, encarnaram a face mais renovadora do pensamento oriundo dos anos de 1930 e que marcará a cultura brasileira em toda a sua trajetória ulterior [...]. Quando Antonio Candido distingue os ensaístas da geração de 1930, atribuindo-lhes o papel de renovadores incontestáveis, o faz no crivo de terem construído um pensamento embebido nos nossos problemas, mas segundo os moldes das mais avançadas teorias experimentadas nos centros intelectuais cosmopolitas" (Arruda, 2004, p. 107-108).
Acerca da influência das teorias científicas europeias nas elaborações de Gilberto Freyre, de Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Jr., assinale a alternativa correta:
A ) Apesar de diferentes, suas análises pautaram-se na ideia de nação moderna dada pelos modelos estrangeiros.
B ) Sergio Buarque de Holanda foi classificado na corrente culturalista porque foi orientado por Franz Boas.
C ) Caio Prado Jr. foi influenciado por Marx, por serem contemporâneos, o que demonstra a circulação de ideias entre diferentes nações.
D ) Oliveira Viana não aparece na citação porque ele foi um intelectual que elaborou suas ideias sem nenhuma influência estrangeira.
E ) Gilberto Freyre é o pai da ideia de democracia racial por aprender com Émile Durkheim a olhar o mestiço no Brasil como um fato social, indicando a constituição da solidariedade orgânica da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina