Logo Passei Direto
Buscar
Empreendedorismo é um tema bastante discutido e abordado em diversas oportunidades, mas que ainda gera dúvidas em diversos profissionais. Muitas destas dúvidas ocorrem em virtude de entendimentos pré-concebidos que, nem sempre, são corroborados da forma correta. Sobre empreendedor ou empreendedorismo, podemos afirmar:
I. O empreendedor é aquele que identifica novas oportunidades, ou, ainda, aquele que cria oportunidades para seu crescimento; II. Entre estes conceitos está o de que apenas algumas pessoas nascem empreendedoras; III. Do francês intrepreneur – significa aquele que assume riscos ou começa algo novo; IV. Pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.
A Somente as proposições I e II estão corretas;
B Somente as proposições I, II, III e IV estão corretas;
C Somente as proposições I, III E IV estão corretas;
D Somente as proposições I, II E III estão corretas;
User badge image
Sig Novidades

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada proposição: I. O empreendedor é aquele que identifica novas oportunidades, ou, ainda, aquele que cria oportunidades para seu crescimento. Verdadeiro, essa definição está correta e abrange a essência do empreendedorismo. II. Entre estes conceitos está o de que apenas algumas pessoas nascem empreendedoras. Falso, essa afirmação é uma crença comum, mas não é verdadeira. O empreendedorismo pode ser desenvolvido e aprendido, não é exclusivo de quem "nasce" com essa habilidade. III. Do francês "intrepreneur" – significa aquele que assume riscos ou começa algo novo. Falso, a palavra correta é "entrepreneur", que se refere ao empreendedor. "Intrepreneur" é um termo que se refere a um empreendedor dentro de uma organização, mas não é a definição padrão de empreendedor. IV. Pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente. Verdadeiro, essa definição está correta e reflete bem o que é um empreendedor. Com base nas análises: - A proposição I é verdadeira. - A proposição II é falsa. - A proposição III é falsa. - A proposição IV é verdadeira. Portanto, a alternativa que contém todas as proposições verdadeiras é: C Somente as proposições I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o livro base da disciplina, Gestão de operações de serviços, o autor Robson Seleme, cita outros autores para definir o termo “serviços”. Mas, podemos observar algumas características comuns na maioria das definições.
Sobre a eficiência dos serviços, podemos identificar como a correta segundo Kon (2004):
A A eficiência pode ser intangível e sem significado;
B A eficiência é passageira, com prazo determinado;
C A eficiência depende exclusivamente da localização para ficar mais próxima do consumidor;
D As medidas de eficiência do serviço são subjetivas, o controle de qualidade envolve o consumidor e está embutido no processo de produção.

Defende Chiavenato (2003, p. 155) que a eficácia e a eficiência deverão estar juntas nas empresas. O importante no estudo desses conceitos é que as empresas muitas vezes se perdem em seus processos e esquecem o objetivo a ser atingido bem como o preço para se chegar ao objetivo proposto.
Com respeito às duas asserções acima pode-se afirmar que:
I. Não adianta apenas trabalhar bem, com mostra de comprometimento legítimo, se a empresa não cumpre seus objetivos principais e propostos.
II. Apenas o atingir seus objetivos sem entender os procedimentos para isso, poderá destruir equipes e o pior: isso não garante que as metas continuem a ser atingidas, pois ocorre o desconhecimento de critérios em que ocorreu a suposta vitória.
A As assertivas I e II são falsas.
B As assertivas I e II são proposições excludentes.
C A assertiva I é uma proposição falsa e a II é a verdadeira.
D A assertiva II não complementa a ideia expressa na assertiva I.
E As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira.

Conforme descrevem Hoffman e Bateson (2008, p. 60), as empresas que empreenderam melhor e com sucesso fizeram avaliação sobre as melhores práticas que ocorrem no cenário mundial, deixando de se limitar a seus próprios cenários de atuação.
Normalmente, qual é a ferramenta que auxilia a prática, cuja aplicação consiste na observação cuidadosa dos exemplos positivos e na criteriosa adaptação das práticas apuradas com a realidade das prestadoras de serviço, a fim de se obterem sucessos, no mínimo, similares?
A Outsourcing
B Benchmarking
C Reengenharia
D Melhoria contínua
E Espionagem industrial

Conforme Hoffman e Bateson (2008, p. 5), “Os bens puros são predominantemente tangíveis, ao passo que os serviços puros são predominantemente intangíveis.” Isso implicará que o cliente poderá avaliar determinado produto, fazendo testes de desempenho, escolha de cores etc. e depois decidirá se fará e em que quantidade fará a sua aquisição.
Analise as alternativas abaixo quanto a sua validade ou não em relação ao texto acima:
( I ) Serviços e produtos devem ser produzidos e consumidos simultaneamente;
( II ) Serviços necessitam da presença do cliente para sua produção e produtos não necessitam dessa presença;
( III ) Serviços são tangíveis e produtos são intangíveis;
( IV ) Devido a sua perecibilidade os serviços podem ser mais facilmente estocáveis.
A Apenas a alternativa I é verdadeira
B Apenas a alternativa II é verdadeira
C As alternativas I e III são verdadeiras
D As alternativas III e IV são verdadeiras
E Todas as alternativas são verdadeiras

No livro base da disciplina, Gestão de operações de serviços, o autor Robson Seleme, fala sobre a classificação de serviços realizada pela Standard Industrial Classification of Enconomic Activities (1968), onde é possível identificar quatro categorias: Serviços distributivos, serviços sem fins lucrativos, serviços às empresas e serviços ao consumidor.
Podemos considerar que serviços distributivos são:
A Comércio varejista e atacadista, transportes e comunicação.
B Administração pública, sindicatos, templos religiosos e clubes.
C Atividades financeiras, contábeis, assessoria legal, informática, corretagem de imóveis, entre outros.
D Serviços de saúde, educação, alimentação, lazer entre outros.

No material disponível na rota de aprendizagem, podemos verificar que o autor Chiavenato (2003, p. 155) que eficácia e a eficiência deverão estar juntas nas empresas.
Sobre a efetividade, podemos afirmar que:
I. Para alcançar a efetividade é necessário somente a eficácia, sendo a eficiência uma consequência da eficácia.
II. É atingir os objetivos da empresa, da melhor forma possível.
III. Deverá ocorrer o equilíbrio entre a eficácia e eficiência, considerando o comportamento econômico da empresa e do mercado em que está inserida.
A Somente a proposição I está correta;
B Somente as proposições I e II estão corretas;
C Somente as proposições II, III estão corretas;
D Somente as proposições I, III estão corretas.

Serviço é uma atividade que trará benefícios aos clientes e que somente poderão ser avaliadas após serem prestados por ter característica abstrata.
Das características abaixo destacadas, assinale qual representa esta abstração dos serviços:
A Capacidade
B Estabilidade
C Estocabilidade
D Intangibilidade
E Simultaneidade

A história da civilização ocidental oferece diversas contribuições dos serviços nas atividades econômicas. A Grécia clássica tinha como atividade econômica a agricultura e nessa sociedade escravocrata, os serviços se faziam presentes na educação dos jovens, mas eram uma atividade econômica marginal. Na Idade Média, a Rota da Seda, que abrangia desde a Europa até a China, forneceu riquezas para cidades-estados como Veneza, além de países como Portugal e Holanda, com serviços de transporte de especiarias e tecidos.
Que fato histórico ocasionou a mudança do quadro acima descrito, que diminuiu a importância dos serviços por muitos anos?

Guimarães e Johnson (2007, p.71) demonstram que as empresas buscam automação eletrônica de suas tarefas, desde as mais simples até as mais complexas, com objetivos de agilidade, flexibilidade e assertividade em suas operações, além do fluxo de informações para melhor tomada de decisão.
Sobre os serviços eletrônicos como opções de apoio, qual refere-se a 'Sistemas de Processamento de Transações – SPT':
A São aqueles que visam aumentar o desempenho dos colaboradores com uso de editores de texto, planilhas eletrônicas, correio eletrônico (e-mail) e outros.
B Geralmente atendem ao nível operacional da empresa, em que as ações são padronizadas, repetitivas e com baixo grau de complexidade.
C São muito parecidos com o Sistema de Processamento de Transações, a diferença é que os clientes são os que alimentam o sistema conforme sua demanda.
D São aqueles que buscam aumentar a disponibilidade de informações relevantes em determinada demanda para que o gestor invista sua energia na busca de melhores alternativas.

Mais conteúdos dessa disciplina